Sem categoria

Pacientes dos CAPS participam de congresso internacional sobre saúde mental e economia solidária

Publicado

A comitiva de Várzea Grande irá participar das atividades presenciais do congresso, acompanhada por profissionais das equipes multiprofissionais

Usuários dos Centros de Atenção Psicossocial de Várzea Grande — CAPS III, CAPS AD e CAPSi, estão participando do 1º Congresso Internacional sobre Economia Solidária e Reinserção Social em Saúde Mental, aberto ontem, 30 de junho e que vai até o dia 2 de julho, em Cuiabá, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento será transmitido online e também contará com polos de apoio regionais em diversos pontos do Brasil.

A participação dos pacientes visa promover o protagonismo das pessoas em sofrimento psíquico, fortalecendo políticas públicas de inclusão, cuidado em liberdade e valorização das práticas coletivas.

A comitiva de Várzea Grande irá participar das atividades presenciais do congresso, acompanhada por profissionais das equipes multiprofissionais dos CAPS. Além de assistir às mesas temáticas e conferências, os participantes também terão contato com experiências de cooperativas sociais que deram certo, centros de convivência e projetos de arte e cultura desenvolvidos como forma de cuidado e inclusão social.

Leia mais:  NOTA DE PESAR

Para o superintendente da atenção secundária, Vitor José, a presença dos usuários nesse espaço representa um avanço importante na construção de políticas públicas mais humanas, democráticas e antimanicomiais. “A iniciativa reforça a importância de envolver os próprios usuários na construção de saberes e práticas que visam ampliar a cidadania e o direito à saúde mental”, reforça.

O congresso é um dos seis projetos selecionados pela Chamada Pública CNPq nº 12/2024, e tem como tema central a união entre trabalho, saúde, cultura e cidadania como caminhos para a reinserção social e o fortalecimento da economia solidária.

Entre os temas que estarão em pauta estão a economia solidária como caminho de inclusão social, o trabalho como direito e instrumento de autonomia, a reinvenção dos cuidados em saúde mental, a importância dos Centros de Convivência e Lazer, além das práticas coletivas, da arte e da cultura como formas de cuidado e pertencimento.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sem categoria

TROCA DE TITULARIDADE DE LICENÇAS AMBIENTAIS DE USINA SOLAR

Publicado

A PANTANAL GD S.A. (CNPJ nº 48.449.101/0001-70) por meio do seu representante legal, Alan Carvalho Pousa, portador do CPF nº 055.261.476-90, INFORMA QUE REQUEREU a titularidade da Usina Solar Fotovoltaica (UFV) Poxoréu 2, usina de geração de energia por fonte solar, na modalidade de minigeração distribuída com potência instalada de 1 MW até 5 MW, incluindo a TROCA DE TITULARIDADE de licenças e autorizações ambientais emitidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente de Poxoréu-MT, no âmbito do Processo nº 003/2025. Assim, a PANTANAL GD S.A. passa a ser responsável pela operação e manutenção da usina solar, e de todas as demais obrigações legais que possam existir no âmbito do processo de licenciamento ambiental.

Comentários Facebook
Leia mais:  Alunos vivenciam educação ambiental na APA Berneck
Continue lendo

Mais Lidas da Semana