Cuiabá

Câmara de Cuiabá cria honraria em homenagem a vítima de feminicídio

Publicado

Da Assessoria – Vereador Rafael Yonekubo
A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou a criação do título honorífico Ordem do Mérito Legislativo Raquel Cattani. A iniciativa é do vereador Rafael Yonekubo (PL), suplente que ocupou uma cadeira na Casa em junho, e presta homenagem à jovem cuiabana brutalmente assassinada em um caso de feminicídio.
A honraria será concedida a pessoas e instituições que atuam em defesa da vida, da dignidade e no enfrentamento à violência contra a mulher. Para Yonekubo, o projeto transforma a dor em propósito. “Raquel não está mais entre nós, mas sua voz ecoa”, declarou o parlamentar.
A proposta busca manter viva a memória de Raquel Cattani e dar visibilidade à luta contra o feminicídio, representando também as muitas vítimas que tiveram suas vidas interrompidas de forma violenta. “Que sua lembrança nunca seja esquecida”, completou Yonekubo.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Show no Parque das Águas adiado devido temporal em Cuiabá
publicidade

Cuiabá

Prefeito visita projeto Siminino e anuncia melhorias para unidade do Pedra 90

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, visitou nesta quarta-feira (3) a unidade do projeto Siminino, no bairro Pedra 90, e anunciou melhorias para o espaço que atende cerca de 80 crianças e adolescentes no contraturno escolar. A agenda contou com a presença da vereadora Samantha Íris e da secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela.

Durante a visita, o prefeito percorreu as instalações do projeto, interagiu com alunos e profissionais e determinou intervenções para aprimorar a estrutura utilizada pelos participantes, incluindo melhorias no campo esportivo. O Siminino é uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão e regulamentada pela Câmara Municipal.

Um dos temas tratados durante a agenda foi a possibilidade de ampliação dos espaços esportivos utilizados pelos alunos. Em conversa por videochamada com o governador Otaviano Pivetta, Abilio iniciou um diálogo sobre uma futura cooperação entre Município e Estado envolvendo as estruturas das escolas estaduais Mário de Castro e Malik Didier Namer Zahafi, localizadas ao lado da unidade do projeto.

Leia mais:  Lotes com matagal, risco estrutural e focos de dengue terão multas somatórias em Cuiabá

A proposta ainda está em fase inicial de discussão, mas prevê a possibilidade de uso compartilhado de quadras e piscinas pelos participantes do Siminino. Também foi mencionada, de forma preliminar, a ampliação do acesso a esses espaços pela comunidade, em modelo semelhante ao já adotado pela gestão municipal.

Abilio destacou que os resultados alcançados pelo Siminina serviram de inspiração para a criação e o fortalecimento do atendimento voltado aos meninos. “O Siminina mostrou o quanto vale a pena investir nas nossas crianças. Agora estamos fortalecendo o Siminino para oferecer as mesmas oportunidades aos garotos, com esporte, educação, acompanhamento social e um ambiente seguro para o desenvolvimento deles. Nossa intenção é seguir melhorando essa unidade e ampliando as oportunidades para quem participa do projeto”, afirmou.

A primeira unidade do Siminino atende aproximadamente 80 alunos nos períodos matutino e vespertino. Os participantes têm acesso a aulas de futebol, modalidades de luta, oficinas pedagógicas, atividades de desenvolvimento social e alimentação durante a permanência no projeto.

Mantido pela Prefeitura de Cuiabá, o Siminino integra a política municipal de inclusão e proteção social voltada à infância e à adolescência, oferecendo atividades que contribuem para a formação cidadã, o fortalecimento dos vínculos familiares e a ampliação de oportunidades para crianças e adolescentes da capital.

Leia mais:  Limpurb dá continuidade à instalação de lâmpadas de LED no Pedra 90

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana