Cuiabá

Prefeito e governador discutem instalação de usina de asfalto própria para Cuiabá

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, anunciou nesta terça-feira (1º) que está em tratativas com o governador em exercício de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, para viabilizar a instalação de uma usina própria de asfalto no município. A proposta tem como objetivo reduzir custos e ampliar a autonomia da capital na execução de obras de infraestrutura.

A discussão ocorreu durante uma visita institucional realizada na segunda-feira (30), no gabinete do prefeito, no Palácio Alencastro. O encontro teve como foco principal o fortalecimento da parceria entre Estado e Município para a realização de obras estruturantes em Cuiabá. A reunião reforçou o compromisso das gestões estadual e municipal em atuar de forma integrada para melhorar a qualidade de vida da população cuiabana.

Durante o diálogo, foram debatidas ações conjuntas para ampliar a pavimentação de vias públicas em bairros que ainda enfrentam problemas estruturais, além de iniciativas voltadas à modernização da iluminação pública e à execução de obras de drenagem urbana. Um dos principais temas abordados foi justamente a viabilidade da instalação da usina de asfalto.

Leia mais:  CPI das Fraudes Fiscais ouve secretário de Economia e controlador-geral de Cuiabá

Segundo o prefeito Abilio Brunini, a proposta surgiu diante dos altos custos praticados em contratos via licitação. “Quando contratamos uma empresa, há um acréscimo médio de 29% referente ao BDI (Benefícios e Despesas Indiretas), além do lucro e de outros custos operacionais. Com uma usina própria, poderíamos reduzir significativamente esses valores”, explicou.

A ideia é firmar uma parceria com o Governo do Estado, utilizando a estrutura já existente da usina estadual de pavimentação. Pelo modelo em estudo, o município ficaria responsável pelo fornecimento dos insumos, enquanto a operação técnica seria conduzida pelo Estado. O vice-governador Otaviano Pivetta se comprometeu a apresentar a proposta ao governador Mauro Mendes e à equipe técnica do Executivo estadual para avaliação e encaminhamentos.

“O objetivo é permitir que a prefeitura execute um programa contínuo de pavimentação ao longo de todo o ano, com mais autonomia e eficiência”, ressaltou Abilio.

Nos primeiros seis meses de 2025, a Prefeitura de Cuiabá já executou a operação tapa-buracos em mais de 1.100 ruas e avenidas, utilizando cerca de 15 mil toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). A ação contemplou mais de 60 bairros e resultou no fechamento de aproximadamente 50 mil buracos, com um investimento de R$ 13 milhões.

Leia mais:  Jogos Estudantis Cuiabanos consagra campeões e atletas se preparam para desafio estadual

#PraCegoVer

A imagem mostra as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras realizando a operação tapa-buraco no bairro Santa Amália.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Boletim aponta queda nos casos de dengue e chikungunya em Cuiabá em 2026

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou o Boletim Epidemiológico nº 24/2026, com dados atualizados sobre a situação das arboviroses no município. O levantamento, elaborado pela Diretoria de Vigilância em Saúde, mostra uma redução nas médias semanais de casos de dengue e chikungunya ao longo de 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado.

Na 25ª Semana Epidemiológica, Cuiabá registrou nove casos notificados de dengue e três de chikungunya. No acumulado do ano, a média semanal de notificações de dengue caiu de 75,6 casos em 2025 para 51,8 em 2026. Já a chikungunya apresentou uma redução ainda mais significativa, passando de 434,9 notificações semanais no ano anterior para apenas 4,8 neste ano.

Até 2 de julho de 2026, o município contabilizou 1.295 notificações de dengue, das quais 568 foram confirmadas. Houve um óbito confirmado pela doença e outro permanece em investigação. A incidência é de 70,5 casos por 100 mil habitantes, considerando apenas os casos autóctones.

Em relação à chikungunya, foram registradas 121 notificações e 115 confirmações, sem óbitos. A incidência da doença é de 7,8 casos por 100 mil habitantes. Já a zika contabilizou oito notificações, com três casos confirmados e incidência de 0,4 por 100 mil habitantes.

Leia mais:  CPI das Fraudes Fiscais ouve secretário de Economia e controlador-geral de Cuiabá

Além do monitoramento epidemiológico, a Secretaria Municipal de Saúde mantém ações permanentes de combate ao mosquito Aedes aegypti. Desde o início do ano, as equipes de vigilância realizaram vistoria em 574.889 imóveis em toda a capital.

Durante as inspeções, foram realizados tratamentos em 60.826 imóveis, 68.063 depósitos com água receberam tratamento adequado e 17.104 depósitos considerados de risco foram eliminados de forma definitiva.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, destaca que os indicadores demonstram o impacto das ações de vigilância, mas reforça que a prevenção continua sendo responsabilidade compartilhada entre o poder público e a população.

“A redução dos casos é um resultado importante, fruto do trabalho contínuo das equipes de vigilância e da atenção básica. No entanto, o combate ao mosquito precisa ser diário. A maior parte dos criadouros ainda está dentro das residências, por isso contamos com o apoio da população para eliminar qualquer recipiente que possa acumular água”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a principal forma de prevenção continua sendo a eliminação dos criadouros do mosquito. A orientação é manter quintais limpos, eliminar recipientes que possam acumular água, tampar caixas d’água e realizar inspeções frequentes em calhas, vasos de plantas, pneus e outros objetos.

Leia mais:  Cobertura vacinal contra a gripe atinge apenas 7% do público-alvo em Cuiabá

Outra medida importante é a vacinação contra a dengue. A vacina Qdenga está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme o calendário do Ministério da Saúde, sendo aplicada em duas doses.

Em caso de sintomas como febre, dores no corpo, dor de cabeça, manchas na pele ou dor intensa nas articulações, a recomendação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação médica, evitando a automedicação. A identificação precoce da doença contribui para o tratamento adequado e reduz o risco de complicações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana