Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá realiza Dia D da Campanha Julho Amarelo neste sábado

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove o Dia D da Campanha Julho Amarelo, com uma série de ações voltadas à prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais, neste sábado (12). A mobilização acontece em 21 Unidades de Saúde da capital, das 7h às 17h, com atendimentos gratuitos abertos à população.

Durante o dia, serão oferecidos diversos serviços de saúde, entre eles, vacinação, consultas médicas e de enfermagem (agendadas), atualização do Cartão SUS, coleta de exame preventivo (CCO), testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), atendimento odontológico e pediátrico. Também dispensação de medicamentos e palestras educativas sobre hepatites virais.

A secretária municipal de Saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio, destaca a importância da iniciativa. “O Julho Amarelo é um momento de mobilização para chamar a atenção da sociedade para a gravidade das hepatites virais. Muitas vezes essas doenças não apresentam sintomas e só são diagnosticadas em estágios avançados. Por isso, incentivamos a população a aproveitar esse Dia D para se cuidar, se informar e realizar os testes preventivos”.

Leia mais:  Prefeitura cria comissão intersetorial para acompanhar obras da CSMobi

A secretária adjunta de Atenção Básica, Catarina Célia, também reforça a relevância da ação. “Iniciativas como o Dia D são fundamentais para fortalecer a saúde pública, pois aproximam os serviços da população e ajudam a evitar doenças que poderiam ser prevenidas ou tratadas precocemente. A nossa missão é justamente promover o cuidado contínuo e acessível, garantindo mais qualidade de vida para todos.”

Unidades participantes do Dia D:
USF Renascer

USF Bela Vista

USF Dr. Fábio

USF Santa Amália

USF CPA IV

USF Novo Paraíso I

USF Santa Terezinha

USF Terra Nova / Canjica

USF Nova Esperança

USF Ilza Picolli

USF João Bosco Pinheiro

USF Coxipó III

USF O’Hara

USF Industriário

USF Santa Isabel

USF Pedra 90 V e VI

USF Parque Cuiabá

USF Clínica da Família

USF Novo Colorado I e II

USF Jardim Imperial I, II e III

USF Despraiado

USF Ribeirão Ponte

USF Sucuri

USF Novo Terceiro

USF Altos da Serra 1 e 2

A campanha Julho Amarelo ocorre em todo o país e está alinhada ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho. O objetivo é reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado das hepatites A, B, C, D e E, infecções que afetam o fígado e que, geralmente, evoluem de forma silenciosa.

Leia mais:  Baixinha participa de evento sobre práticas inclusivas para alunos com TEA

Os sintomas, quando aparecem, podem incluir cansaço, febre, dor abdominal, icterícia (pele e olhos amarelados), entre outros. Muitas dessas infecções podem ser evitadas com vacinação, medidas de higiene e práticas sexuais seguras.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça o convite para que a população compareça às unidades participantes, cuide da sua saúde e leve familiares e amigos para participar da ação.

#PraCegoVer

A imagem mostra as mãos de uma pessoa segurando uma faixa amarela, em alusão à campanha Julho Amarelo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Crianças de escola rural de Poconé visitam museu pela primeira vez e se reconhecem nas obras

Publicado

Pela primeira vez, 30 crianças da Escola Antônio Maria de Almeida, localizada no assentamento Santa Filomena, a cerca de 120 quilômetros de Poconé, visitaram o Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, em Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (28). A experiência marcou o início de um dia de descobertas culturais proporcionado pelo projeto Caminhos da Cultura, voltado ao acesso de estudantes da zona rural aos espaços históricos da capital mato-grossense.

Os estudantes chegaram ao museu com olhares atentos e curiosos diante das exposições. Muitos nunca haviam entrado em um espaço cultural desse tipo. Entre fotografias antigas, pinturas e obras de temática livre, algumas imagens despertaram identificação imediata com a realidade vivida pelas crianças no Pantanal e na zona rural.

O quadro que retrata o Pantanal foi um dos destaques para o estudante Nathan Kelvin Ferreira do Prado, de 9 anos. Em sua primeira visita a um museu, ele contou que a pintura chamou sua atenção por lembrar a região onde vive, despertando um sentimento de alegria ao reconhecer elementos familiares na obra.

A estudante Jennifer Victória Rodrigues Almeida, de 10 anos, também relatou surpresa com o acervo. Segundo ela, a pintura de um cavalo e o quadro de uma igreja foram as obras que mais lhe chamaram a atenção. “Não imaginava como Cuiabá era antigamente. Pretendo voltar ao museu futuramente com minha família.”

A diretora da escola, Benedita Rosa da Costa, quilombola da comunidade Campo Alegre de Pinhão, destacou que a ação integra um trabalho pedagógico voltado ao fortalecimento da identidade cultural e da ancestralidade dos estudantes. A Escola Antônio Maria de Almeida atende atualmente 167 alunos de comunidades quilombolas, fazendas e sítios da região de Poconé. Parte dos estudantes percorre longas distâncias diariamente, e algumas crianças chegam a morar a cerca de 50 quilômetros da unidade escolar.

Leia mais:  Prefeitura cria comissão intersetorial para acompanhar obras da CSMobi

Segundo Benedita, a proposta da viagem é aproximar os alunos da história e do patrimônio cultural de Mato Grosso, levando para além da sala de aula conteúdos ligados ao desenvolvimento político, social e econômico do estado. O roteiro incluiu ainda visitas à Praça do Candeeiro, ao Museu do Rio e ao Aquário Municipal, no Complexo Biocultural do Porto.

A professora Edinalva da Silva Oliveira Arruda afirmou que o projeto abriu uma oportunidade importante para estudantes que vivem em regiões mais afastadas terem contato com a cultura e a história da capital. Ela explicou que a visita foi viabilizada em parceria com a Coordenação de Cultura, responsável pelo projeto Caminhos da Cultura, que disponibilizou o transporte para o grupo.

“Essa visita possibilitará aprofundar os estudos, por meio da realização de pesquisas com os alunos e de atividades práticas em sala de aula”, afirmou a professora.

A turismóloga do Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, Thaís Nishimura, destacou a importância de aproximar crianças e jovens dos museus, especialmente estudantes do interior que ainda não tiveram acesso a esses espaços culturais.

Leia mais:  Prefeitura intensifica tapa-buracos na Região Sul e avança na Isaac Póvoas

“As exposições de tema livre são ótimas oportunidades para os visitantes visualizarem temas familiares sob uma nova perspectiva. Ao visitar o espaço, as crianças conseguem ver retratado o próprio Pantanal, que é o ambiente onde vivem, projetado dentro de uma obra de arte”, afirmou.

Thaís ressaltou ainda que o museu vem recebendo frequentemente escolas por meio do projeto Caminhos da Cultura. Somente na última semana, cerca de 300 estudantes passaram pelo espaço, além dos visitantes espontâneos. O museu funciona diariamente, das 8h às 17h, sem fechar para o almoço, e recebe agendamentos de instituições de ensino de Cuiabá e do interior.

A visita ocorre poucos dias após a realização da Semana Nacional de Museus, celebrada entre 18 e 24 de maio em todo o país, com o tema “Museus Unindo um Mundo Dividido”. Em Cuiabá, os espaços culturais administrados pela Prefeitura vêm ampliando as ações de acesso à cultura, educação patrimonial e valorização da memória regional. O Museu do Morro da Caixa D’Água Velha recebeu mais de 6,7 mil visitantes desde o ano passado, consolidando-se como um importante espaço de aprendizado e preservação histórica na capital.

Criado em 2019, o projeto Caminhos da Cultura já aproximou mais de 11 mil alunos da rede pública de espaços como museus e galerias, ampliando o acesso aos equipamentos culturais de Mato Grosso.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana