Cuiabá

Museu da Caixa D’Água recebe pinturas com paisagens do Japão, Canadá e Pantanal

Publicado

Pinturas e paisagens do Japão, Canadá e Pantanal Mato-grossense, retratadas pelo artista japonês Masanobu Kazurayama, estarão em exposição no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha, administrado pela Prefeitura de Cuiabá. A mostra ficará aberta ao público até 30 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Aos 86 anos, o artista plástico apresenta obras próprias e de seus alunos. Kazurayama é mestre do curso de pintura do Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde já formou diversas turmas e teve suas telas expostas em importantes galerias da capital.

Segundo o artista, o público poderá apreciar pinturas no estilo oriental, produzidas por ele e por cerca de 40 alunos.

“A maioria das exposições atualmente é composta por pinturas feitas pelos alunos. São obras que retratam paisagens naturais, com um estilo mais tradicional, típico da arte oriental. Esse tipo de pintura exige afinidade. Se a pessoa não gosta, não adianta insistir. Mas quem gosta, se dedica, busca entender e acaba se aprofundando cada vez mais”, destaca Kazurayama.

Leia mais:  Prefeitura de Cuiabá paga aposentados e pensionistas nesta quarta

Reconhecido nacionalmente, o mestre também conquistou reconhecimento internacional com suas telas que retratam o icônico Monte Fuji, símbolo da natureza japonesa. Sobrevivente da bomba atômica de Nagasaki, Kazurayama chegou ao Brasil em 1961, aos 22 anos, assim como muitos imigrantes japoneses, para trabalhar no município de Castro, no Paraná.

Em Mato Grosso, iniciou sua trajetória antes mesmo da fundação de Sinop, onde atuou em diversas atividades, como o cultivo de seringueiras. Retornou ao Japão em duas ocasiões e, entre idas e vindas ao Brasil, investiu em diferentes atividades. Após a aposentadoria, em 2014, decidiu se estabelecer de vez em Cuiabá e retomar seu trabalho com a pintura, ministrando aulas na Associação Cultural Nipo-Brasileira de Cuiabá e na UFMT.

#PraCegoVer

A imagem mostra artista japonês Masanobu Kazurayama no Museu do Morro da Caixa D’Água Velha.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeitura articula ampliação e Governo levará asfalto às ruas que ficaram fora do projeto

Publicado

As obras de pavimentação asfáltica no bairro Jardim Mossoró avançam para uma nova etapa, com a previsão de inclusão das vias que não foram contempladas no projeto inicial. O anúncio foi feito durante visita do governador Otaviano Pivetta e do secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Reginaldo Teixeira, na segunda-feira, 27.

Na ocasião, as autoridades acompanharam o andamento dos serviços executados pelo Governo do Estado nas avenidas A e B e nas ruas F1, H, I, J, K, L e M. O investimento é superior a R$ 4 milhões, com recursos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística.

“O governador confirmou a ampliação do projeto para atender os trechos que ficaram de fora, o que representa um avanço para a comunidade e atende a uma necessidade da região. Parte dos projetos de engenharia e do processo de licenciamento foi elaborada pela Prefeitura de Cuiabá, mas algumas ruas ficaram pendentes. Já nos comprometemos a fazer o projeto das vias restantes e entregá lo ainda nesta semana para que o Governo do Estado faça um termo aditivo ou uma nova licitação, garantindo que todas as ruas do Jardim Mossoró sejam contempladas. Foi um compromisso firmado pelo governador com os moradores”, destacou o secretário Reginaldo.

Leia mais:  Câmara aprova projeto de notificação eletrônica para donos de terrenos baldios

Além da ampliação da pavimentação no Jardim Mossoró, o governador também assumiu o compromisso de asfaltar a principal via de acesso ao Jardim Canaã do Coxipó, na divisa com o bairro. A rua enfrenta problemas históricos de esgoto e alagamentos, e a intervenção deve proporcionar mais segurança, mobilidade e qualidade de vida aos moradores.

Também há expectativa de que outros bairros da região sejam contemplados. A pedido do governador, será organizada uma reunião com os respectivos presidentes de bairro para mapear as localidades que ainda não possuem pavimentação.

Segundo Reginaldo, o objetivo é elaborar um planejamento conjunto que contemple os bairros do entorno do Parque Cuiabá, ampliando os investimentos em infraestrutura e garantindo mais desenvolvimento para toda a região.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana