Mato Grosso

Estudantes selecionados para intercâmbio compartilham expectativas para viagem a Inglaterra

Publicado

Com o embarque se aproximando, os estudantes da rede estadual de ensino selecionados para a 3ª edição do Programa MT no Mundo compartilham suas expectativas para a experiência de intercâmbio em um país de língua inglesa.

O programa criado pela Secretaria de Educação (Seduc), contempla 100 alunos com todas as despesas pagas pelo Governo do Estado. Entre os selecionados está Aquiles França do Nascimento, de 16 anos, estudante do 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dione Augusta, em Cuiabá.

“Estou super feliz por essa conquista. Viajar para outro país é um sonho de muita gente. Sem dúvida, será uma experiência incrível e algo muito importante para o meu currículo”, afirma Aquiles.

Também entusiasmado, está Pedro Guilherme de Paula Gambetta, de 18 anos, aluno do 3º ano da Escola Estadual Júlio Strübing Muller, em Várzea Grande. “Já viajei de avião, mas nunca para fora do país. Estou com aquele friozinho na barriga, mas muito animado”, disse.

Leia mais:  Empresário destaca ações do Governo de MT que impulsionam setor imobiliário no Estado

Para Pedro, praticar o inglês, conhecer uma nova cultura e aproveitar cada segundo será uma experiência incrível. “Quero mostrar o lado acolhedor do povo mato-grossense e apresentar nossas comidas típicas e belezas naturais como o Pantanal e a Chapada dos Guimarães”, conta, animado.

Em Guarantã do Norte, o estudante indígena Perakopri Panará, de 15 anos, que cursa o 1º Ano na Escola Estadual Albert Einstein, também vê o intercâmbio como uma grande oportunidade de troca cultural.

“Será minha primeira vez em um avião e fora do Brasil. Quero viver essa experiência e entender como as pessoas se comunicam e vivem na Inglaterra. Também quero levar um pouco da cultura do meu povo e trazer novos aprendizados para minha comunidade e colegas de escola”, diz, com orgulho.

A terceira edição do programa MT no Mundo soma mais de R$ 16 milhões em investimentos. Os estudantes vão participar de um curso com 30 aulas semanais, com material didático incluso, teste de nivelamento e certificado de conclusão.

Além disso, o programa cobre todos os custos com passagens, hospedagem, alimentação, chip de internet, cartão de transporte, emissão de documentos e seguro.

Leia mais:  Polícia Civil prende condenado por tentar matar homem e jogá-lo em cisterna acreditando estar morto

A iniciativa faz parte da Política Educacional de Línguas Estrangeiras, integrada ao Plano Educação 10 Anos, que visa posicionar Mato Grosso entre os cinco melhores sistemas educacionais do país até 2026.

De acordo com o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o programa é uma ferramenta de transformação de vida. “O intercâmbio proporciona aos nossos estudantes não apenas o aprendizado da língua, mas a vivência de novas culturas, o desenvolvimento pessoal e a ampliação de horizontes. Estamos formando cidadãos globais a partir da escola pública mato-grossense”.

A data de embarque dos estudantes deve ser anunciada nos próximos dias pela Seduc.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Sema embarga área por saneamento clandestino despejado em córrego de Mirassol D´Oeste

Publicado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) embargou uma área do município de Mirassol D´Oeste, por operação de sistema de saneamento clandestino, até que seja promovida a regularização ambiental. Durante a autuação, ocorrida na sexta-feira (17.4), os fiscais identificaram o local da escavação que permitiu a entrada de resíduos sólidos e líquidos brutos no sistema de drenagem pluvial, que deságua no Córrego André. Nesta quarta-feira (22), equipes da Sema voltam ao local para fazer a coleta em vários pontos no córrego para análise em laboratório.

Foi verificado também o descarte de resíduos no local oriundos do serviço de limpa fossa. A ação imediata, requerida pela Promotoria de Justiça da Comarca do município, contou com o auxílio da Polícia Militar Ambiental, por meio da 1ª Companhia Independente de Proteção Ambiental, e Polícia Militar de Mirassol D´Oeste.

De acordo com a Sema, a área já havia sido interditada. “A continuidade das atividades em uma área formalmente interditada configura crime de desobediência à ordem administrativa ambiental e reincidência específica, agravando a responsabilidade penal dos envolvidos”, destacou o diretor da Unidade da Sema em Cáceres, Luiz Sergio Garcia.

Leia mais:  Empresário destaca ações do Governo de MT que impulsionam setor imobiliário no Estado

Segundo ele, o documento e as provas colhidas serão encaminhados ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso e à Delegacia Especializada do Meio Ambiente para apuração no âmbito cível e criminal.

Além da coleta em vários pontos no córrego, será requerido ao município a elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), exigido pelo Sema e pelo Ministério Público para reparar danos ambientais, focando na reabilitação do meio físico e biótico (solo, fauna, flora), na qual envolve diagnóstico, ações de revegetação e monitoramento, visando a estabilidade ambiental da área.

A introdução de carga orgânica in natura em sistema clandestino provoca a degradação sistêmica do corpo hídrico, com reflexos diretos no Rio Jauru e na bacia do Rio Paraguai, comprometendo a biodiversidade e a saúde pública regional.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana