Mato Grosso

“Integração entre Corpo de Bombeiros e Samu agiliza atendimento e aumenta chance de sobrevida”, afirma comandante-geral

Publicado

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel Flávio Glêdson Vieira Bezerra, afirma que a integração entre a corporação e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por meio do Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar, garante respostas mais rápidas nas emergências, com regulação médica unificada e atuação coordenada entre as equipes. Ele destaca que esses fatores garantem mais eficiência e aumentam a chance de sobrevida de quem precisa do atendimento.

“Ao oferecer o serviço de forma mais capilarizada na Capital, passamos a atender com mais rapidez, reduzindo o tempo de resposta. Isso faz muita diferença na sobrevida das vítimas. Além disso, o maior ganho dessa integração é o fato de que o médico que regulava as viaturas do Samu agora também regula as do Corpo de Bombeiros Militar. Passamos a ser um dos poucos estados com atendimento pré-hospitalar totalmente regulado. Ou seja, todo com supervisão médica, como a lei manda”, explica o comandante, em sua participação no podcast MT Conectado, produzido pelo Governo de Mato Grosso.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros inaugura nova unidade em Sapezal nesta quinta-feira (26)

O 65º episódio do programa traz uma entrevista exclusiva com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros , que aborda, ainda, outros temas estratégicos para a segurança pública, como os investimentos para fortalecer a corporação e as ações preventivas contra incêndios florestais, com destaque para a redução significativa nos registros de focos em 2024.

O comandante ressaltou o planejamento antecipado, a mobilização das equipes e o papel fundamental da sociedade na preservação ambiental. Para 2025, está previsto um investimento recorde de R$ 125 milhões nas ações de combate a incêndios florestais e ao desmatamento ilegal.

Confira o podcast completo:

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Polícia Civil prende homem suspeito de matar outro em bar em Lucas do Rio Verde

Publicado

A Polícia Civil realizou a prisão de um homem, de 28 anos, suspeito de homicídio ocorrido nessa sexta-feira (17.4), em Lucas do Rio Verde. A vítima foi identificada como João Paulo Ramos Alves Batista, de 21 anos.

Conforme a delegada de Roubos e Furtos (Derf) de Lucas do Rio Verde, responsável pela condução das investigações, Paula Moreira, o homicídio teria sido praticado por motivo fútil. “Nas diligências, nossa equipe verificou que o suspeito teria sido advertido pela vítima, o que não teria sido aceito. Em seguida, ele sacou uma arma e efetuou disparos contra a vítima”, explicou a delegada.

O suspeito foi detido no bairro Bandeirantes, após diligências ininterruptas realizadas pelas equipes policiais da Derf de Lucas do Rio Verde.

Por meio de técnicas investigativas, os policiais chegaram até a residência onde o suspeito se encontrava. No local, foi apreendida uma pistola, além de uma quantidade de substância entorpecente análoga à maconha.

Diante dos fatos, o suspeito foi conduzido, em flagrante, até a delegacia, onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis. O material apreendido foi submetido à cadeia de custódia e, posteriormente, vinculado ao inquérito policial que apura o caso.

Leia mais:  FIT Pantanal movimenta R$ 37 milhões em quatro dias e vira modelo para cinco estados

De acordo com a delegada, o suspeito deverá responder por homicídio qualificado, em razão de motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, conforme previsto no art. 121, § 2º, incisos II e IV, do Código Penal.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana