Cuiabá

Nova diretoria do Conselho Municipal de Educação toma posse em Cuiabá

Publicado

A sede da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá foi palco, na manhã desta terça-feira (29), da cerimônia de posse dos novos conselheiros e suplentes do Conselho Municipal de Educação (CME). Além da posse, o evento foi marcado pela eleição da nova diretoria da entidade, que será presidida pela professora Regina Lúcia Borges Araújo pelos próximos três anos.

Durante a solenidade, também foram definidos os demais cargos da diretoria: André Luis Augusto Martins assumirá como vice-presidente; Renato de Figueiredo será o presidente da Câmara de Educação Infantil (CEI); e a presidência da Câmara de Ensino Fundamental e Normas (CEFLN) ficará sob responsabilidade de Adriana do Carmo Ribeiro de Souza Cruz.

Presente no ato, o secretário municipal de Educação, Amauri Monge, destacou a importância do processo democrático que compôs o novo colegiado. “A oxigenação do Conselho é fundamental para mantermos a educação de Cuiabá viva e em constante evolução. Agradecemos à professora Andréa Santos e a toda a diretoria que encerra seu ciclo por sua dedicação e compromisso com a qualidade da nossa educação”, afirmou.

Leia mais:  Prefeito e primeira-dama lamentam morte da jovem Emilly Azevedo Sena

A nova presidente do CME, Regina Lúcia, ressaltou o papel estratégico do Conselho para o município. “Esse é um momento de transição muito importante. O Conselho é o órgão que orienta, fiscaliza e também normatiza o sistema municipal de ensino. Ele garante que haja diálogo entre a gestão pública e a sociedade civil, assegurando que as políticas educacionais sejam construídas de forma democrática”, explicou.

Ela ainda pontuou que, ao ser escolhida pelos pares, assume um compromisso com a pluralidade e o fortalecimento das instituições de ensino. “Nós não somos indicados, somos eleitos pelos nossos colegas. Isso mostra a legitimidade e a confiança depositada em nosso trabalho”, concluiu Regina.

Estiveram presentes o presidente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, conselheiro Gelson Menegatti Filho, e o secretário de Esportes do município, Jefferson Neves.

Conselheiros titulares e suplentes empossados:

  1. Regina Lúcia Borges Araújo

  2. Fábia Elaine Ferreira de Melo

  3. Luiz Celso Costa Novaes

  4. Cecília Batista Duarte Campos

  5. Adriana Vicente

  6. Anna Flávia de Jorge dos Santos

  7. Carla da Silva Ferreira

  8. Silva Rosa Oliveira

  9. Daiana Ibanez da Silva

  10. Isabella Maria Curvo Bezerra Santiago

  11. Annyê de Moraes Gonçalves César

  12. Hellon Diego Lima Barbosa

  13. Danilo Gaiva Magalhães dos Santos

  14. Adriana do Carmo Ribeiro de Souza Cruz

  15. André Luis Augusto Martins

  16. Jequesonvan Manoel Gomes

  17. Jesuel Ferreira da Silva

  18. Edemilson Ervando da Silva

  19. Sérgio Henrique Lacerda Gabriel

  20. Denis de Moraes Dias dos Santos

  21. Cristiane Almeida da Silva

  22. Edilaine Maria Mendes Ferreira

  23. José Pereira Filho

  24. Francisco Janderson Pereira Cavalcante

  25. Edineia Clara Corrêa Marim Marques

  26. Daiene Raíssa Santos Cavalcanti

Leia mais:  A importância da representatividade feminina no Dia Internacional da Mulher

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Estudantes indígenas conhecem história de Cuiabá em visita ao Complexo Biocultural do Porto

Publicado

Quarenta e dois estudantes da Escola Indígena Umutina, de Barra do Bugres, visitaram nesta sexta-feira (29) o Complexo Biocultural do Porto, em Cuiabá, conhecendo o Museu do Rio Cuiabá, o Aquário Municipal e a Orla do Porto. A atividade integrou uma programação educativa voltada à valorização do patrimônio cultural mato-grossense e ao fortalecimento da identidade dos povos originários.

Com idades entre 11 e 17 anos, os alunos participaram da visita acompanhados pelas professoras Eliane Boroponepa Monzilar, da Aldeia Boropó, e Ana Lúcia Calomezoré, da Aldeia Balotipone. O objetivo pedagógico foi conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação do patrimônio cultural do Estado e promover reflexões sobre a história e as culturas indígenas.

A visita foi viabilizada pelo projeto Caminhos da Cultura, iniciativa criada em 2019 pelo artista plástico e produtor cultural Vicente Paulo. O projeto tem como proposta ampliar o acesso de estudantes da rede pública, além de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, a museus, galerias e outros espaços de formação cultural. Desde sua criação, a iniciativa já aproximou mais de 11 mil alunos de equipamentos culturais em Mato Grosso.

“O projeto nasceu para proporcionar esse acesso aos estudantes da rede pública e também às comunidades tradicionais. Hoje estamos contemplando os Umutina, vindos de diferentes comunidades dessa grande nação indígena”, explicou Vicente Paulo.

Leia mais:  Feira Viva Mulher é lançada com mais de 50 expositoras no Museu do Rio

No Complexo Biocultural do Porto, os estudantes participaram de um roteiro guiado que apresentou aspectos históricos de Cuiabá por meio do acervo do Museu do Rio e das atrações do Aquário Municipal. A coordenadora pedagógica do Museu do Rio, Luana da Cruz Borema, explicou que o complexo está implantando um novo formato de recepção aos visitantes, com uma apresentação guiada que contextualiza a história da cidade antes da visita aos espaços expositivos.

Segundo ela, a proposta busca tornar a experiência mais educativa e aproximar os visitantes do patrimônio histórico e cultural de Cuiabá.

Para a professora Eliane Boroponepa Monzilar, a atividade representa uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos e de ampliação do repertório cultural dos estudantes.

“Esse projeto proporciona às crianças e aos jovens indígenas a oportunidade de conhecer outros saberes. Muitos deles nunca haviam visitado um museu. É uma troca importante entre o conhecimento do nosso povo e outros conhecimentos culturais, permitindo que compreendam melhor esses espaços e sua importância”, afirmou.

A fala da educadora reforça uma realidade observada em outras ações do Caminhos da Cultura. Em atividades recentes promovidas pelo projeto, estudantes da zona rural e de comunidades tradicionais também tiveram contato pela primeira vez com museus e espaços históricos da capital, vivenciando experiências que ampliam o aprendizado para além da sala de aula.

Leia mais:  A importância da representatividade feminina no Dia Internacional da Mulher

A turismóloga Silvana Maria de Morais Abdala destacou o interesse demonstrado pelo grupo durante toda a visita. Segundo ela, as fotografias históricas e a maquete expostas no museu despertaram grande curiosidade entre as crianças e os adolescentes.

“Foi gratificante perceber o interesse deles em conhecer a história de Cuiabá e compreender melhor o espaço. As crianças, principalmente, demonstraram muita atenção e curiosidade durante toda a visita”, relatou a servidora, que atua há 18 anos na área do turismo.

Além do Complexo Biocultural do Porto, o roteiro dos estudantes incluiu visitas ao Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC), à Galeria Lava Pés e ao Museu de História Natural de Mato Grosso, consolidando um dia de atividades voltadas ao conhecimento, à cultura e à formação cidadã.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana