Mato Grosso

Forças de segurança participam do “Dia D” de combate à violência contra a mulher no Parque das Águas

Publicado

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) realizou nesta quinta-feira (7.8), a cerimônia de lançamento da Operação Integrada Shamar 2025, no Parque das Águas, em Cuiabá. O evento marcou o “Dia D” da mobilização nacional de combate a violência contra mulher e contou com participação da Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

O secretário-adjunto de Integração Operacional, coronel Fernando Augustinho, explicou o objetivo da Operação Shamar. “A Operação tem como principal missão atuar de forma conjunta e integrada com todas as forças de segurança pública no enfrentamento à violência contra a mulher. Mais do que ações ostensivas e operacionais, ela foca também na prevenção, por meio de orientações e palestras que buscam conscientizar e encorajar as mulheres a romperem o ciclo de violência. Sabemos que, na maioria dos casos de feminicídio, infelizmente, não há registro prévio de boletim de ocorrência nem a existência de medida protetiva. Isso evidencia a urgência de fortalecer o diálogo e o acolhimento, para que essas vítimas sintam-se seguras e amparadas ao denunciar. O Governo do Estado de Mato Grosso tem investido fortemente em políticas públicas voltadas ao combate da violência contra as mulheres, para que tenham a coragem de buscar ajuda e levar essas informações aos órgãos de segurança pública. Só assim poderemos, de fato, quebrar o ciclo da violência e salvar vidas”.

Leia mais:  Operação conjunta apreende 422,5 quilos de pasta base de cocaína em MT

A capitã PM Narjara, comandante da Patrulha Maria da Penha de Cuiabá, enfatizou a importância do atendimento humanizado das vítimas de violência e da presença do Estado para proteger as mulheres. “Atendemos casos reais, complexos, de mulheres que vivenciam muitas vezes o medo dentro do próprio lar. Nossa missão não se resume no policiamento ostensivo. Nós acolhemos, orientamos, fiscalizamos, acompanhamos. Agimos com firmeza, mas também com empatia. Com técnica, mas também com humanidade. Porque sabemos que a violência doméstica deixa marcas que vão além das visíveis. E sabemos, sobretudo, que a presença do Estado pode ser a diferença entre a vida e a morte. Entendemos que essa não é uma batalha de curto prazo, que há desafios estruturais, culturais e institucionais, mas sabemos também que cada mulher salva é uma vitória imensurável”.

Durante o período da operação, 1º de agosto a 4 de setembro, as forças de segurança estaduais atuam de forma integrada com o objetivo de combater a violência de gênero e contribuir para o fortalecimento da sensação de segurança em todo o estado de Mato Grosso.

Leia mais:  Saúde Digital já realizou mais de 245 mil telediagnósticos em Mato Grosso

Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação Shamar ocorre em todo o território nacional tradicionalmente no mês de agosto. A iniciativa faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, que completa 19 anos de promulgação neste dia 7 e integra a campanha Agosto Lilás.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Polícia Militar evita feminicídio e apreende seis armas de fogo em Alta Floresta

Publicado

Policiais militares do 8º Batalhão evitaram um crime de feminicídio e prenderam um homem, de 44 anos, na noite desta segunda-feira (25.5), em Alta Floresta. O suspeito foi flagrado e detido com um revólver enquanto estava em direção à residência da ex-esposa. Na ação, a PM também apreendeu uma pistola e quatro espingardas, que pertencem ao criminoso.

Conforme o boletim de ocorrência, a equipe do 8º BPM recebeu denúncias da vítima, de 45 anos, que informou que seu ex-marido teria lhe mandado mensagens afirmando que estava indo em direção à Alta Floresta para lhe matar e em seguida tirar a própria vida.

Ainda segundo a vítima, desde o fim do relacionamento, no mês de janeiro, ela estava sofrendo diversas ameaças do suspeito, por meio de ligações telefônicas e mensagens de aplicativos e redes sociais. Ela ainda denunciou que o suspeito possuía diversas armas de fogo.

Diante das informações recebidas, as equipes policiais montaram uma barreira na MT-208, entre Alta Floresta e Carlinda, município de onde estava vindo o suspeito. Após alguns minutos, os militares pararam o veículo do homem, uma motocicleta Honda Bros vermelha.

Leia mais:  Secel abre processo para solicitações de apoio com foco na modernização de bibliotecas públicas municipais

Na abordagem, foi encontrado um revólver de calibre .357 carregado com oito munições. Os policiais fizeram checagem do armamento e identificaram que ele não possuía documentação para porte da arma.

Em seguida, o suspeito foi informado da denúncia de que era dono de mais armas de fogo e encaminhou os militares até sua residência e local de trabalho, na cidade de Carlinda. Nos endereços, os militares apreenderam mais três espingardas e uma pistola de calibre .40, além de munições e cartuchos para todo o armamento.

O homem recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido para a delegacia de Alta Floresta e entregue à Polícia Judiciária Civil para registro da ocorrência e demais procedimentos que o caso requer.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana