Ministério Público MT

Hospital de Vila Rica recebe novos equipamentos com recursos do MPMT

Publicado

O Hospital Municipal de Vila Rica (a 1.300 km de Cuiabá) recebeu um importante reforço para a melhoria do atendimento à população. Por meio do Banco de Projetos, Fundos e Entidades (Bapre) — programa do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) que destina recursos provenientes de acordos judiciais a projetos sociais e hospitais, a unidade foi beneficiada com repasse superior a R$ 214 mil para a compra de novos equipamentos hospitalares.
De acordo com o promotor de Justiça de Vila Rica, Raphael Henrique de Sena Oliveira, os recursos viabilizaram a compra de 35 camas hospitalares com colchão, uma mesa cirúrgica elétrica, um bisturi elétrico para uso em cirurgias eletivas e de urgência, além de oito aparelhos de ar-condicionado destinados ao Hospital Municipal e ao Pronto-Socorro.
“A destinação destes recursos tem por objetivo ajudar cada vez mais ajudar o poder público na melhoria do atendimento da população carente de Vila Rica. Também considerando a peculiaridade que da cidade está no extremo norte do Estado próximo à divisa com o estado do Pará, onde é uma região muito carente de qualidade do atendimento médico. Por isso, o Bapre é um instrumento muito importante que dá transparência a destinação dos recursos, qualquer pessoa pode entrar no site e conferir para onde estão indo os recursos dos acordos celebrados”, disse o promotor de Justiça.
A diretora administrativa do hospital, Fernanda Richard da Silva Gomes, explicou que os novos equipamentos são essenciais para a realização de procedimentos no centro cirúrgico. “O bisturi elétrico atenderá tanto a demanda de urgência e emergência quanto as cirurgias agendadas, como cesariana, histerectomia, laqueadura, retirada de vesícula e apendicectomia. Outro equipamento de grande importância instalado no centro cirúrgico é a mesa cirúrgica elétrica”, afirmou.
Conforme Fernanda os recursos do Bapre chegaram em um momento de alta demanda no atendimento. “Estávamos sem equipamentos para realizar cirurgias e precisávamos encaminhar pacientes para outros municípios”, disse a diretora.
As novas camas hospitalares serão distribuídas nas salas de observação do Pronto-Socorro e nas enfermarias feminina, masculina e pediátrica.
Com as novas aquisições, o hospital que realiza cerca de 45 atendimentos eletivos por mês, além de urgências e emergências poderá ampliar a demanda de atendimento à população. “Somos a última cidade do Estado de Mato Grosso e nossa demanda é grande. A destinação desses recursos atende a um antigo anseio da população. Agradeço ao doutor Raphael e à Promotoria de Justiça pelo compromisso com a saúde de Vila Rica”, concluiu a diretora.Foto: Prefeitura de Vila Rica.

Fonte: Ministério Público MT – MT

Leia mais:  MPMT participa de debate nacional sobre política de cuidados no CNJ

Comentários Facebook
publicidade

Ministério Público MT

MPMT apresenta sistema e compartilha ferramentas com MPMS

Publicado

Uma comitiva do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) realizou visita técnica ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), na quarta-feira (24), para conhecer em detalhes o Sistema Integrado do Ministério Público (Simp), desenvolvido pela instituição mato-grossense. A iniciativa integra um estudo conduzido pelo MPMS para avaliar a substituição do sistema atualmente utilizado, sendo o Simp uma das soluções analisadas.A comitiva foi composta pela promotora de Justiça e presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (Ceti), Cristiane Mourão Leal Santos; pela diretora da Secretaria de Tecnologia da Informação, Myrian Raquel Rodrigues da Silva; e pelos servidores Frederick Werner Castellani Viacek, do Departamento de Sistema da Informação; Gustavo Rocha Lobato, do Departamento de Produtos e Serviços; Jorge Antonio Arantes Vilela, do Departamento de Cibersegurança; Daniel Rodrigues Duarte, chefe da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas; e Anderson Miranda, chefe do Setor de Atendimento ao Processo Eletrônico.Os representantes do MPMS foram recebidos na Procuradoria-Geral de Justiça, em Cuiabá, pelo promotor de Justiça coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), José Mariano de Almeida Neto; pelo chefe do DTI, Édipo Avelino dos Santos Palha; pelos assessores de Tecnologia da Informação Sênior Rodrigo Fonseca de Moraes e Daniel Ribeiro Soares; e pelo gerente de Sistemas, Jeferson Lamartine Boldrin.Durante a visita, a equipe do MPMT apresentou a arquitetura, as funcionalidades e as regras de funcionamento do Simp, sistema responsável pela gestão dos procedimentos e das atividades finalísticas da instituição. A programação incluiu ainda a demonstração de outras soluções desenvolvidas pelo Ministério Público de Mato Grosso, como o Plenário Virtual, os painéis de Business Intelligence (BI) integrados ao Simp, o sistema Zeus e o Gestão de Auxílio Saúde.“O Simp é um sistema maduro, desenvolvido integralmente pelo MPMT para atender às necessidades da atividade finalística do Ministério Público e que hoje se consolidou como referência nacional. A tecnologia já foi exportada para seis estados brasileiros, demonstrando sua eficiência, robustez e capacidade de adaptação a diferentes realidades institucionais. Receber o MPMS para apresentar a evolução contínua dessa ferramenta é uma oportunidade de compartilhar conhecimento e contribuir para o fortalecimento dos Ministérios Públicos em todo o país”, destacou o promotor de Justiça José Mariano de Almeida Neto.O chefe do DTI ressaltou a importância da integração entre as instituições. “Foi uma visita muito produtiva, que permitiu uma valiosa troca de experiências entre as equipes técnicas. Esse intercâmbio fortalece a colaboração entre os Ministérios Públicos e contribui para o desenvolvimento de soluções cada vez mais eficientes”, afirmou Édipo Avelino dos Santos Palha.

Leia mais:  Projeto sobre policiamento sensível é tema de reunião entre MPMT e PMMT

Fonte: Ministério Público MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana