Política Nacional

Plenário pode votar projetos sobre milhagem aérea, Estatuto do Aprendiz e PEC de acúmulo de cargos de professor

Publicado

O Plenário da Câmara dos Deputados reúne-se nesta quarta-feira (13), às 13h55, com cinco projetos de lei na pauta e uma proposta de emenda à Constituição. As propostas que podem ser votadas tratam de temas diversos, como regulamentação de programas de milhagem aérea, eleições em entidades esportivas e Estatuto do Aprendiz.

Veja a pauta

Entre as propostas em pauta, está a regulamentação de programas de milhagem das companhias aéreas, prevista no PL 2767/23, que tem como relator o deputado Jorge Braz (Republicanos-RJ)

Os deputados podem ainda analisar o PL 3163/23, que determina que processos eleitorais de organizações esportivas devem ter um sistema de recolhimento de votos imunes a fraude e possibilitar a votação não presencial. O relator é o deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG)

Também na pauta, o PL 6461/19, que institui o Estatuto do Aprendiz. A relatora é a deputada Flávia Morais (PDT-GO). Entre outros pontos, o projeto estabelece condições sobre os contratos de trabalho, cotas para contratação, formação profissional e direitos dos aprendizes.

Leia mais:  Comissão aprova isenção de ITR para propriedade com brigada particular contra incêndio

Já o PL 6868/10, do Senado, autoriza a realização de exames anuais de saúde nos estudantes dos ensinos fundamental e médio e institui a Semana Nacional da Saúde na Escola.

Outro item em pauta é PL 582/15, que altera o Código Penal Militar para tipificar o assédio sexual. A relatora é deputada Coronel Fernanda (PL-MT)

Acúmulo de cargos
Por fim, a PEC 169/19 altera Constituição Federal para permitir a acumulação remunerada de um cargo de professor com outro de qualquer natureza.

Da Redação – RL

Fonte: Câmara dos Deputados

publicidade

Política Nacional

Comparecimento às urnas é usado como prova de vida do INSS

Publicado

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que comparecerem às urnas nas eleições de outubro terão o registro da votação utilizado como uma das formas de comprovação de vida. Segundo o Ministério da Previdência Social, as informações sobre o comparecimento serão repassadas pela Justiça Eleitoral ao INSS e serão utilizadas no processo de prova de vida dos beneficiários.

A informação foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na terça-feira (22). O registro do comparecimento poderá ser usado sem a necessidade de o beneficiário procurar uma agência bancária ou do INSS especificamente para realizar a prova de vida. O comparecimento às urnas é uma das movimentações que podem ser utilizadas pelo instituto para confirmar que o beneficiário está vivo.

A possibilidade existe desde a publicação de uma portaria de 2022, que estabeleceu o uso de diferentes registros em bases de dados públicas e privadas para a comprovação de vida. O cruzamento de informações da Justiça Eleitoral com o INSS começou a ser realizado em 2024. Segundo o instituto, naquele ano foram considerados os registros de comparecimento às urnas de aproximadamente 21 milhões de beneficiários, resultando em cerca de 5 milhões de provas de vida atualizadas.

Leia mais:  Projeto cria pacote de benefícios para mães de gêmeos e trigêmeos

O não comparecimento às urnas não provoca, por si só, a suspensão do benefício. O voto é facultativo para pessoas com mais de 70 anos, e o INSS continuará utilizando outras informações disponíveis nas bases de dados do governo para comprovar a vida do beneficiário, como atendimentos realizados e emissão de documentos. Segundo o TSE, o sistema biométrico estará disponível nas seções eleitorais nas eleições de 2026, mas a prova de vida do INSS não depende exclusivamente do comparecimento às urnas.

Senado Verifica

O Senado integra o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral por meio de protocolo firmado com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A parceria busca ampliar a divulgação de informações verificadas sobre as eleições, o funcionamento das urnas eletrônicas, a fiscalização do processo eleitoral, a apuração dos votos e as normas que orientam as campanhas.

O Senado Verifica recebe dúvidas dos cidadãos e verifica informações com base em fontes oficiais e consultas às áreas técnicas. No dia 4 de outubro, primeiro turno das eleições, o serviço terá atendimento especial das 9h às 17h pelo WhatsApp (61) 98190-0601.

Leia mais:  Comissão aprova isenção de ITR para propriedade com brigada particular contra incêndio

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado

Continue lendo

Mais Lidas da Semana