Várzea Grande
Ações da Gestão Fazendária geram arrecadação histórica em julho de 2025
Publicado
18 de agosto de 2025, 20:59
Segundo a Secretaria de Gestão Fazendária (Segefaz), Município registrou, em julho, alta de 12% quando comparada ao mesmo período do ano passado
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Coordenadoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária (Segefaz), tem reforçado as ações de fiscalização voltadas às empresas optantes pelo regime do Simples Nacional. Como resultado direto desse trabalho, o Município arrecadou, em julho de 2025, R$ 2.610.565,70 (dois milhões, seiscentos e dez mil, quinhentos e sessenta e cinco reais e setenta centavos), sendo que no mesmo mês no ano de 2024 arrecadou R$ 2.339,390, 61 (dois milhões, trezentos e trinta e nove mil, trezentos e noventa reais e sessenta e um centavos), ou seja, na comparação anual há aumento de receita de 12% em comparação ao mesmo mês do ano passado.
O crescimento é reflexo do esforço contínuo da administração municipal em combater irregularidades e promover a conformidade fiscal entre os contribuintes. Segundo a Secretaria de Gestão Fazendária, a intensificação das ações fiscalizatórias, aliada ao uso de ferramentas tecnológicas de cruzamento de dados, tem sido fundamental para identificar inconsistências nas declarações e garantir o recolhimento correto dos tributos, colocando em prática a justiça fiscal.
“O trabalho de fiscalização não tem caráter punitivo, mas educativo, e de justiça fiscal. Queremos garantir que todos cumpram suas obrigações e contribuam de forma justa com o desenvolvimento da cidade. Os recursos provenientes da arrecadação são fundamentais para que a prefeita Flávia Moretti possa custear os serviços essenciais, como saúde, educação e infraestrutura”, pontua o secretário da pasta, Marcos José da Silva.
O subsecretário de Gestão Fazendária, Rafael Odílio Ramos dos Santos, destaca que o Município tem compromisso com a responsabilidade fiscal. “Com os resultados obtidos, Várzea Grande se consolida como referência na gestão eficiente das receitas do Simples Nacional, reforçando o compromisso com a responsabilidade fiscal e a sustentabilidade das contas públicas”, conta.
FISCALIZAÇÃO INTENSA – A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária (Segefaz), notificou 1.175 empresas optantes do Simples Nacional. Estas empresas foram notificadas devido às inconsistências encontradas nas declarações de receita bruta referentes aos últimos cinco anos.
De acordo com a Secretaria, as divergências foram identificadas entre os valores informados mensalmente no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional – Declaratório (PGDAS-D) – e os dados apurados pelas Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas (NFS-e) emitidas pelas próprias empresas.
DÉBITOS EM ABERTO – Além das inconsistências nas declarações, a Prefeitura também notificou 1.721 empresas com débitos ativos junto ao Município. Os valores em aberto envolvem tributos como Taxa de Alvará, Imposto Predial Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre Transição de Bens e Imóveis (ITBI) e Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).
Várzea Grande
Gastronomia, cultura e brindes lotam estande de Várzea Grande no quarto dia da FIT Pantanal
Publicado
7 de junho de 2026, 12:31
O quarto dia da Feira Internacional de Turismo do Pantanal (FIT Pantanal), realizado neste sábado (6), foi marcado por intensa movimentação no estande de Várzea Grande. Entre degustações, apresentações culturais, distribuição de brindes e encontros institucionais, o espaço consolidou-se como uma das principais vitrines do município no maior evento de turismo de Mato Grosso.
Ao longo da tarde e da noite, visitantes passaram pelo estande para conhecer um pouco mais das potencialidades várzea-grandenses, que vão da gastronomia à cultura popular, passando pelo setor industrial e pelas empresas que ajudam a movimentar a economia local.
Um dos destaques foi a degustação do tradicional caldinho de peixe preparado pelo restaurante Mirante das Águas. A iguaria atraiu dezenas de visitantes e despertou a curiosidade de quem desejava experimentar um dos sabores mais característicos da culinária mato-grossense.
A artesã Kátia Lisen, natural do Paraná e moradora de Cuiabá há muitos anos, aprovou a experiência. Segundo ela, iniciativas como a degustação ajudam a divulgar a cultura local.
“É muito legal porque é uma coisa típica. Quem não conhece acaba conhecendo. Eu tinha preconceito com peixe quando cheguei a Mato Grosso, mas, depois que experimentei o peixe daqui, me apaixonei. O caldinho está muito bom”, comentou.
O expositor Marcos Almada também fez questão de provar a receita. Mesmo sem ser um grande apreciador de peixe, saiu satisfeito.
“Está 100% aprovado. Não sou muito fã de peixe, mas superou minhas expectativas”, afirmou.
Já Alexsandro Gomes, expositor do município de Sorriso, não economizou elogios.
“Esse caldo é surreal de bom. Nunca tinha tomado e agora já quero a receita”, brincou.
Além do caldinho, os visitantes puderam experimentar produtos de empresas que representam a força econômica do município, como bebidas artesanais, chope, refrigerantes regionais, salgadinhos e pipocas produzidos em Várzea Grande.
Mas o que mais chamou a atenção do público foi a roleta de brindes. Durante a noite, filas se formaram em frente ao estande, reunindo crianças, jovens e adultos em busca dos prêmios distribuídos pela organização.
Cultura emociona público e autoridades
A programação cultural também teve papel de destaque. O grupo de dança Arara Azul, do bairro Cabo Michel, integrante do projeto Acamis, encantou o público com apresentações de siriri, enquanto os professores interpretaram músicas tradicionais do cururu.
A apresentação emocionou os visitantes e recebeu aplausos especiais da prefeita Flávia Moretti, que acompanhou as apresentações, conversou com os integrantes do grupo, tirou fotos com as crianças e destacou a importância da preservação das tradições culturais do município.
Empresários reconhecem valorização do setor produtivo
O estande também recebeu a visita do gerente-geral da Mikitus Indústria e Comércio, Rafael Mello. Durante sua passagem pelo espaço, ele destacou a importância da presença das empresas locais na feira e reconheceu os esforços da administração municipal para fortalecer o diálogo com o setor produtivo.
Segundo Rafael, iniciativas como a participação na FIT Pantanal contribuem para dar visibilidade às empresas instaladas em Várzea Grande e reforçam o potencial econômico do município, além de aproximar empresários e poder público na construção de novas oportunidades de desenvolvimento.
Convite internacional
Durante a visita à feira, a prefeita também passou pelo estande do município de Campo Novo do Parecis, onde conheceu de perto manifestações culturais indígenas, conversou com o cacique Rony Pareci e com representantes do município, além de receber o convite para participar da FIT Etno Brasil, feira internacional de etnias e turismo que será realizada entre os dias 4 e 6 de setembro.
Na ocasião, Flávia Moretti conversou com o secretário municipal de Turismo, conheceu projetos voltados ao turismo étnico e confirmou presença no evento. O momento foi marcado ainda por uma demonstração cultural indígena, quando recebeu uma pintura simbólica no braço, representando elementos da tradição dos povos originários.
Para a prefeita Flávia Moretti, a FIT Pantanal tem sido uma oportunidade importante para mostrar a verdadeira essência de Várzea Grande.
“Estamos apresentando nossa cultura, nossa gastronomia, nossas empresas, nossos artistas e tudo aquilo que faz parte da identidade do nosso povo. É muito gratificante ver o estande cheio, as pessoas experimentando nossos sabores, conhecendo nossas potencialidades e saindo daqui com uma imagem ainda mais positiva da nossa cidade. Várzea Grande tem muito a oferecer e estamos trabalhando para fortalecer cada vez mais o turismo, a cultura e o desenvolvimento econômico do nosso município”, celebrou.
E tem mais: hoje, domingo (7), é o último dia da feira e a programação continua com degustações, sorteios de brindes e atrações culturais. A FIT Pantanal acontece no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, com entrada gratuita. Venha conferir.
Galeria de Fotos (62 fotos)
FICCO/RO apreende drogas e prende três pessoas em flagrante por tráfico em Rolim de Moura/RO
FICCO/RO desarticula ponto de tráfico e prende quatro pessoas em flagrante
FICCO/RO e Polícia Militar apreendem mais de 276 quilos de drogas e prendem quatro pessoas em Ji-Paraná/RO
Com apoio da Fapemat, pesquisadores desenvolvem fertilizante sustentável a partir de cinza vegetal em Rondonópolis
Playground da Orla do Porto funciona junto ao Museu do Rio e Aquário Municipal
Mais Lidas da Semana
-
Agro News1 de junho de 2026, 08:00Safra de maçã 2026 expõe desafios fitossanitários e preocupa setor com possível El Niño no próximo ciclo
-
Esportes1 de junho de 2026, 00:00São Paulo perde para o Remo e chega a cinco jogos sem vitória no Brasileirão
-
Sinop2 de junho de 2026, 14:30Prefeitura de Sinop registra 197 alvarás e mais de 39 mil m² construídos em maio
-
Saúde4 de junho de 2026, 10:00SUS registra aumento de 138% na distribuição de medicamentos para parar de fumar

