Turismo

Afroturismo é destaque no 9º Salão do Turismo

Publicado

Neste segundo dia (22) de Salão do Turismo abriu espaço no Núcleo do Conhecimento para apresentar o painel “Rotas Negras: Afroturismo e Igualdade Racial como caminhos para o Brasil do Futuro”.

O ponto de partida do debate foi o Programa Rotas Negras, uma iniciativa do governo que tem como diretrizes promover a história, a memória e a cultura afro-brasileira, além de gerar emprego e renda por meio de roteiros turísticos criados e pensados por lideranças quilombolas, negras e de matriz africana.

Sob a mediação da coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tânia Neres, o encontro reuniu a diretora de Articulação Interfederativa do Ministério da Igualdade Racial, Isadora Bispo; o fundador da plataforma Guia Negro, Guilherme Soares Dias; e a diretora da Feira Preta, Karla Danitza.

Tânia pontuou que o Brasil – país com 56,1% da população formada por pessoas negras – é referência mundial em Afroturismo, e que representa um potencial extraordinário para a geração de emprego e renda. “A construção de políticas públicas, os investimentos no segmento e a visibilidade são essenciais para a geração de renda de ponta a ponta no turismo. As pessoas pretas viajam, mas não aparecem nas revistas, nas divulgações. O investimento em afroturismo é rentável para todos”.

Leia mais:  Do campo à experiência do viajante: Ministério do Turismo fortalece o turismo rural com novo cadastro para produtores

Karla Danitza reforçou que não se faz turismo sem empreendedores, e destacou a importância de investir em capacitações e estudos. “Precisamos investir nas histórias, nos imaginários, na economia criativa, na produção de dados e na gestão do dinheiro. Isso tudo só funciona se fizermos juntos. O acesso ao crédito deve ser garantido, pois é uma realidade ainda distante para os empreendedores”.

Isadora Bispo sublinhou que a criação de políticas públicas são fundamentais para desenvolver o afroturismo como instrumento de igualdade para a população brasileira. “Estamos falando sobre mudar realidades, gerar distribuição de riquezas e protagonismo. E as políticas públicas são fundamentais para que isso aconteça na prática. Precisamos promover justiça social, reparações históricas e olhar para as pessoas invisibilizadas e negligenciadas. Não temos como falar do Brasil sem falar das pessoas negras e o acesso a recursos econômicos”.

Guilherme Soares, que também é autor da obra Afroturismo: Afeto, Afronta e Futuro, sente também a urgência de o afroturismo e as narrativas negras terem mais patrocínios e investimentos de todas as esferas. “A gente só viaja para destinos quando sabemos que ele existe, quando conhecemos a história. Precisamos de novos conteúdos sob a perspectiva negra para além da oralidade, com imagens e produções mostrando as pessoas negras viajando, ocupando todos os lugares”.

Leia mais:  Porto Alegre: Parque da Redenção é programa incontornável na capital

O 9º Salão do Turismo – a maior vitrine do turismo brasileiro – evidencia o poder do turismo como matriz de desenvolvimento econômico, social e cultural do Brasil. Até este sábado (23), no Distrito Anhembi, em São Paulo, uma rica programação de palestras e painéis iluminam os temas e estratégias que fundamentam e direcionam o desenvolvimento do mercado.

PARCERIA  O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior vitrine do turismo brasileiro, é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta com o apoio do SESC, SENAC e Sebrae Nacional, além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Por Zaqueu Rodrigues

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
publicidade

Turismo

Ministro do Turismo prestigia a 63ª Equipotel e a 9ª edição do Congresso Nacional de Hotéis

Publicado

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, prestigia nesta terça-feira (15) a partir das 17h30 a 63ª edição da Equipotel, uma das principais feiras de hospitalidade da América Latina.

O evento será realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, e reúne profissionais, empresas e especialistas para apresentar lançamentos, produtos, tendências e serviços voltados ao setor.

O ministro Gustavo Feliciano poderá atender a imprensa no local após a participação na programação do evento.

Com mais de 500 marcas nacionais e internacionais, a Equipotel é referência para os segmentos de hotelaria, turismo, alimentação, bem-estar, bares, restaurantes e fitness, promovendo um ambiente de geração de negócios, networking e troca de conhecimento.

Paralelamente à programação da feira, será realizado o Congresso Nacional de Hotéis (Conotel), que vai reunir empresários, executivos, especialistas e lideranças da hotelaria brasileira.

O Conotel é promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) e chega à 9ª edição em parceria com a Equipotel, com uma programação concentrada em temas como investimentos, gestão, hotelaria de luxo, tecnologia, segurança digital e cenário econômico.

Leia mais:  Turismo cria 77 mil postos de trabalho em um ano e atinge o maior número de empregos da história

Serviço

– Eventos: 63ª Equipotel e Congresso Nacional de Hotéis (Conotel) 2026
– Data: 15 de setembro de 2026
– Horário: O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, estará no evento e poderá atender a imprensa a partir das 17h30
– Local: Expo Center Norte
– Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo

Por Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana