Agro News

SIA Destaca Sustentabilidade e Integração Lavoura-Pecuária na 48ª Expointer

Publicado

A SIA (Serviço de Inteligência em Agronegócios) apresentará uma programação ampla durante a 48ª Expointer, que ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Os debates abordarão manejos sustentáveis no campo e a integração lavoura-pecuária, destacando práticas inovadoras para a produção agropecuária.

Na segunda-feira, 1º de setembro, o auditório da Federacite receberá o evento Agro Debates, com o painelista Armindo Barth, que falará sobre Integração Lavoura-Pecuária, promovendo discussões sobre a combinação de sistemas agrícolas e pecuários.

Fórum Pecuária Sustentável reunirá especialistas do setor

Na quarta-feira, 3 de setembro, será realizado o Fórum Pecuária Sustentável, promovido pela Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável (MBPS) e organizado pela SIA, no auditório do Senar. Pela manhã, o painel Pecuária Sustentável no Sul do Brasil terá mediação do diretor da consultoria, Davi Teixeira, e contará com os especialistas Vinícius Lampert (Embrapa Pecuária Sul), Ana Doralina Menezes (presidente da MBPS), Matheus Sá (médico veterinário especialista em Medicina de Rebanho) e Domingos Velho Lopes (diretor vice-presidente da Farsul).

Leia mais:  MMA apresenta impacto de PLs que ameaçam embargo remoto e campos nativos, enfraquecem proteção a espécies de interesse econômico e reduzem Flona no PA

À tarde, ocorrerá o HUB de Soluções da MBPS, com participação do gerente de sustentabilidade da SIA, Gustavo Heissler. O evento ainda contará com apresentações curtas e vídeos de associados sobre práticas sustentáveis.

Comemoração dos 15 anos da SIA

À noite, a SIA celebrará seus 15 anos de atuação em evento para parceiros e convidados na Casa da Associação de Criadores Herd-Book Collares (ANC), localizada no Boulevard do Parque.

Na quinta-feira, 4 de setembro, a programação do Agro Debates continuará no auditório da Federacite, com o diretor da SIA, Davi Teixeira, representando o projeto Universo Pecuária no painel Movimentos da Pecuária Gaúcha.

Pecuária gaúcha como solução econômica e ambiental

Davi Teixeira ressalta as expectativas da SIA para a feira. “É o momento de promover a pecuária gaúcha e resgatar seu protagonismo como uma das soluções para a retomada do desenvolvimento econômico do Rio Grande do Sul. A pecuária pode ser uma resposta tanto econômica quanto ambiental às crises agrícola e climática enfrentadas pelo Estado”, afirmou.

O diretor também destacou a vocação histórica do Rio Grande do Sul na produção de carne e a necessidade de retomar rapidamente esse protagonismo, que tem sido negligenciado.

Leia mais:  Exportação de carne bovina desacelera em dezembro, mas acumula crescimento

Sobre os 15 anos da SIA, Teixeira reforçou a importância da trajetória da consultoria. “A jornada de uma empresa de consultoria no agronegócio, especialmente voltada à produção animal, não é fácil. Estamos firmes e fortes em um novo ciclo, gratos pelo apoio de produtores rurais, entidades, empresas parceiras e amigos”, concluiu.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

Como gestores públicos podem acompanhar a ocorrência de fenômenos severos envolvendo o El Niño

Publicado

O acompanhamento dos dados do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos, do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), é uma das formas de preparação dos municípios em relação aos impactos do El Niño no setor pesqueiro e aquícola. O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) recomenda que gestores municipais e trabalhadores do setor também acompanhem os alertas.

Chuvas intensas, tempestades, ventos fortes, queda de temperatura, ondas de calor e baixa umidade do ar são alguns dos fenômenos que podem ser citados nos avisos emitidos pelo INMET. Gestores públicos podem acompanhar frequentemente as atualizações da previsão do tempo e dos avisos meteorológicos.

Monitoramento meteorológico

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro têm sequência de episódios de tempo severo, segundo o aviso desta terça-feira (15) do INMET. São chuvas intensas em curtos intervalos, alta incidência de raios, vendavais, microexplosões, tornados e ocorrências de granizo.

Leia mais:  Açúcar sobe em Nova York e Londres com menor oferta global, enquanto mercado interno registra queda nos preços

O que é o El Niño?

É um fenômeno meteorológico que tem como característica o aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial. A consequência é uma série de eventos atmosféricos capazes de alterar o clima em todo o mundo.

Acesse aqui as orientações do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), visando à preparação dos municípios em relação aos impactos do El Niño no setor.

Ana Célia Costa
Ministério da Pesca e Aquicultura
[email protected]

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana