Lucas do Rio Verde

Saúde orienta a população sobre cuidados pra evitar o contato com o ácaro de pássaros

Publicado

A partir de agora, as famílias que frequentam as praças e parques de Lucas do Rio Verde terão que tomar alguns cuidados a fim de evitar o contato com o ácaro (Ornithonyssus sylviarum).

O parasita foi identificado pela Vigilância em Saúde do Estado de Mato Grosso como o agente causador das lesões de pele (dermatite), que surgiram em pessoas de várias idades, que frequentaram espaços com grama.

A secretária municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde, dra. Fernanda Heldt Ventura, explica que os cuidados estão relacionados a higiene e limpeza dos espaços e a alimentação inadequada dos animais.

O laudo definitivo ainda não foi entregue ao município, mas diante das informações, a Saúde optou em orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar a contaminação.

“Precisamos de medidas que afastem um pouco as aves dos espaços públicos. A gente vai para as praças e acaba deixando restos de comida e isso atrai. Outra orientação é utilizar roupas cubram o corpo, pra evitar o contato com a grama”, explica a secretária.

Leia mais:  Espaço Vidas promove encontros com servidores municipais em alusão ao Setembro Amarelo

Esta é a primeira vez que o município enfrenta essa situação. Também não há registros de algo parecido em Mato Grosso. A tendência é que o problema se resolva com a chegada do período chuvoso.

A secretária explica ainda que nem todas as pessoas que tiverem contato com o ácaro desenvolverão a dermatite. As lesões não são transmitidas de pessoa para pessoa e também não há uma evolução nos sintomas.

“Neste momento, precisamos nos cuidar e evitar o contato, porque o ácaro fica nas penas das aves. Apesar de bastante incomodativo, as lesões são facilmente controladas com o uso de anti-histamínicos”.

Além da praça do Bandeirantes, a Vigilância também encontrou o parasita em outros espaços públicos, como a Praça Maria de Lourdes Delmoro (Cerrado), Praça Irilde Massucatto Binotti (Florais dos Buritis), Lago Ernani Machado, rotatória do Paço Municipal e canteiro da Av. Universitária.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde, Felipe Palis, ressalta que a presença do ácaro não é motivo para que a população extermine os pássaros, uma vez que é crime ambiental.

Leia mais:  Prestação de contas do 2º quadrimestre de 2025 será apresentada pela Prefeitura hoje (25)

Segundo ele, a maneira mais eficiente e ecologicamente correta de evitar o aumento e a proximidade das aves em relação aos espaços públicos e aos seres humanos é não alimentar as espécies.

“Não há nada que eu ofereça a um animal silvestre, que seja mais nutritivo pra ele, do que os alimentos disponíveis na natureza. Quando eu dou comida pra um animal, ele vai entender que próximo aos seres humanos, ele vai se alimentar com mais facilidade e isso gera vários problemas, como o que estamos vivendo hoje”.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
publicidade

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde é destaque na 19ª edição da Copa André Maggi

Publicado

O município de Lucas do Rio Verde teve participação de destaque na 19ª edição da Copa André Maggi, realizada entre os dias 24 e 26 de abril, em Sapezal. As equipes luverdenses mostraram força nas modalidades de quadra e chegaram à maioria das finais da competição, consolidando o município como uma das potências esportivas da região.

Entre os principais resultados, o futsal feminino e o handebol feminino garantiram o lugar mais alto do pódio, conquistando o título da competição em suas categorias. Já o handebol masculino, o basquetebol masculino e o futsal masculino também tiveram campanhas expressivas, alcançando as finais e assegurando o vice-campeonato. O voleibol masculino e feminino também representaram o município, ficando na fase classificatória.

O desempenho das equipes reflete o trabalho contínuo desenvolvido por meio do Programa Viva Lucas, que tem fortalecido as escolinhas esportivas e ampliado o acesso ao esporte no município. A iniciativa vai além do rendimento esportivo, promovendo inclusão social, formação cidadã e melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes.

O secretário de Esporte e Lazer, André Matto, esteve presente na solenidade de abertura do evento, compondo a mesa de honra e acompanhando de perto o desempenho das equipes. Segundo ele, os resultados positivos evidenciam a importância dos investimentos realizados nas categorias de base.

Leia mais:  Prefeitura de Lucas do Rio Verde inicia chamamento dos classificados do Condomínio Águas do Cerrado

“Hoje nossas modalidades contam com profissionais atuando tanto no social quanto no alto rendimento. Ver esses resultados é motivo de muito orgulho e reforça que estamos no caminho certo”, destacou o secretário.

O Programa Viva Lucas, por meio da secretaria de Esporte e Lazer de Lucas do Rio Verde, também agradeceu à Secretaria Municipal de Esportes de Sapezal pelo convite e pela recepção, ressaltando a importância da participação de Lucas do Rio Verde como município convidado de honra, mesmo não pertencendo à região organizadora da competição.

Com resultados expressivos e um trabalho sólido nas categorias de base, Lucas do Rio Verde segue se consolidando como referência no esporte estadual, mostrando que investir no esporte é investir em oportunidades, cidadania e futuro.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana