Sinop

Festeja: Centro de Especialidades Médicas de Sinop será inaugurado amanhã (05)

Publicado

A Prefeitura de Sinop inaugura amanhã, sexta-feira (05), o novo prédio do Centro de Especialidades Médicas (CEM). A cerimônia que integra a programação institucional do Festeja Sinop 2025 – festividade de aniversário dos 51 anos da cidade -, terá início às 17h, na unidade que fica localizada na rua das Seringueiras, entre a rua dos Cambucis e avenida das Acácias, no bairro Jardim Botânico.
 
O novo prédio é um investimento de recurso próprio municipal e emenda parlamentar do deputado federal Juarez Costa, na ordem de R$ 5,2 milhões. A unidade contém cerca de 1 mil metros quadrados de construção em um terreno de pouco mais de 4,4 mil metros quadrados. A nova sede é composta por 14 consultórios com banheiro, salas de administração, sala de ultrassom, sala de sutura, esterilização, vestiários, cozinha, lavanderia, estacionamento interno e demais instalações internas.
 
O novo CEM foi estruturado para centralizar em um único espaço físico os atendimentos de média complexidade, promovendo a integração das especialidades médicas e multiprofissionais. O órgão oferece atendimentos nas áreas de pediatria, ortopedia, nefrologia, cirurgia geral (consultas e pequenos procedimentos), dermatologia (consultas e pequenos procedimentos), otorrinolaringologia, urologia, psiquiatria (adulto e infantil), neurologia, mastologia e ginecologia, além dos serviços de pré-natal de alto risco, ultrassonografia, nutrição, psicologia (adulto e infantil) e assistência social.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop promove mutirão do Cadastro Único neste sábado (30) no Centro de Convivência Dona Zezé

A Secretaria de Saúde de Sinop destaca que a adequação da infraestrutura física, a disponibilidade de consultórios específicos por especialidade e a implantação de uma sala de pequenos procedimentos em conformidade com as normativas vigentes, assegura melhor qualidade na prestação dos serviços. “Essa reestruturação proporciona maior resolutividade clínica, segurança assistencial e melhores condições de trabalho às equipes de saúde”, complementa o secretário de Saúde, Érico Stevan.
 
Do ponto de vista da rede, a implantação do CEM representa um avanço na organização da atenção especializada, qualificando o fluxo de encaminhamentos oriundos da atenção primária, reduzindo a fragmentação do cuidado e favorecendo a continuidade do acompanhamento dos usuários. A centralização das especialidades em um único ambiente otimiza recursos, amplia a integração entre equipes multiprofissionais e garante maior efetividade na linha de cuidado em saúde.
 
Outra novidade apresentada pela pasta é que a nova unidade abrigará, também, os atendimentos do CRASM (Centro de Referência à Saúde da Mulher), que hoje funciona na avenida André Maggi, bairro Residencial Nossa Senhora Aparecida.
 
O CEM funcionou, até o momento, em um prédio alugado, localizado na avenida das Sibipirunas, Centro de Sinop, com horário de atendimento de segunda à sexta-feira, das 6h às 18h e, em horários extras no sábado (por meio de mutirão). Em 2024 foram realizados 24.952 atendimentos e em 2025, já foram realizados 18.027 atendimentos.
Novas Obras
 
No mesmo evento, o prefeito Roberto Dorner assinará, de forma simbólica, a ordem de serviço para construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Nico Baracat e a sede própria da Secretaria de Segurança e Trânsito, que hoje funciona em um prédio alugado na rotatória das avenidas Jacarandás, com Pinheiros, no Parque das Araras.

Leia mais:  Em SP, prefeito apresenta potencial de Sinop para empresários e investidores

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sinop

Prefeitura de Sinop promove Dia D de saúde com vacinação e atendimentos nas UBSs neste sábado (18)

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, realizará neste sábado (18), o Dia D de imunização contra a Influenza e demais doenças preveníveis e da campanha Julho Amarelo, voltada à conscientização e combate às hepatites virais. A mobilização ocorrerá das 7h30 às 16h30, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, com exceção da UBS Gleba Mercedes.

A iniciativa tem como objetivo ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, fortalecer a cobertura vacinal e intensificar as ações de prevenção e promoção da saúde. Durante todo o dia, as equipes estarão mobilizadas para oferecer diversos atendimentos, facilitando o acesso da comunidade aos serviços da Atenção Primária.

Entre os serviços disponibilizados estão a aplicação de vacinas, consultas de enfermagem, consultas de pré-natal do parceiro, consultas de planejamento familiar, coleta e captação de exames preventivos, atendimentos odontológicos, além da solicitação de mamografias e outros exames, conforme a necessidade de cada paciente.

Lucas Salvador, médico e diretor da Atenção Primária, destaca que a mobilização foi planejada para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde e ampliar a cobertura vacinal no município. “Esse sábado é um dia muito importante para a saúde da nossa população. Vamos abrir as UBS’s, das 7h30 às 16h30, para vacinar contra a gripe, atualizar a caderneta de vacinação e reforçar o combate às hepatites virais, dentro da campanha Julho Amarelo. Além da vacinação, também vamos oferecer coleta de preventivos e testes rápidos. É uma oportunidade para que a comunidade cuide da saúde em um só dia. Estamos de portas abertas para atender bem e proteger quem mais precisa.”

Leia mais:  Prefeitura de Sinop intensifica arborização e realiza plantio de árvores na Avenida dos Pinheiros

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da participação da população na ação, especialmente daqueles que ainda não atualizaram a caderneta de vacinação ou precisam realizar algum acompanhamento preventivo. A orientação é que os usuários levem um documento oficial com foto, Cartão SUS e a caderneta de vacinação, quando houver.

Além de contribuir para o aumento da cobertura vacinal contra a influenza e outras doenças imunopreveníveis, a mobilização também integra as ações do Julho Amarelo, campanha nacional dedicada à prevenção, diagnóstico precoce e conscientização sobre as hepatites virais, reforçando a importância do cuidado contínuo com a saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana