Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá participa de audiência para debater ataques violentos em escolas

Publicado

O secretário municipal de Cultura, Johnny Everson, representando o município de Cuiabá, participou nesta semana de uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para debater medidas de prevenção e combate à violência escolar. A iniciativa foi requerida pela deputada estadual Sheila Klener e reuniu representantes de diversas áreas estratégicas, como segurança pública, Tribunal de Justiça, Ministério Público, educação, cultura e esporte.

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin), parceira da iniciativa, esteve representada pelo superintendente em Mato Grosso, Felipe Midon. Também houve a participação de profissionais por meio de videoconferência, que explanaram sobre diversos conteúdos considerados “perigosos” oferecidos pela internet e acessíveis a crianças e adolescentes.

Para a parlamentar, a violência escolar tem múltiplas causas, que vão desde o bullying e problemas familiares até o envolvimento com facções criminosas.

A presença da Secretaria de Cultura no debate representa o entendimento de que o enfrentamento à violência no ambiente escolar exige ações intersetoriais, que ultrapassem as barreiras tradicionais da segurança e da educação formal. Johnny Everson destacou a importância de uma abordagem inteligente e estratégica, com a união de diferentes saberes e áreas de atuação.

“A própria nomenclatura do encontro já revela a busca por um nível de inteligência superior para encontrar soluções para esse problema. A Abin é uma agência de inteligência brasileira que, ao lado dos especialistas da educação – que convivem diariamente com nossas crianças – pode auxiliar na construção de uma resposta efetiva. E, estrategicamente, é agora que a educação se soma à cultura e ao esporte para agir de forma transversal e formalmente articulada”, afirmou o secretário.

Leia mais:  Investimentos em turismo e valorização do centro histórico marcam a gestão Emanuel Pinheiro

Johnny também ressaltou que, embora ainda não exista uma solução única ou ferramenta definitiva para lidar com a violência nas escolas, o momento é propício para construir estratégias conjuntas, que aliem conhecimento técnico, sensibilidade social e políticas públicas bem estruturadas.

“Todos esses conhecimentos, todas essas expertises distintas, fundidos com a orientação da inteligência nacional, têm tudo para trazer um resultado. Agora, qual estratégia, qual mecanismo, qual ferramenta? Eu ainda não consigo imaginar algo que seja de fato efetivo. Mas estou torcendo para que dê certo”, completou.

Ao final, o secretário reiterou o compromisso da pasta com a pauta e colocou a Secretaria Municipal de Cultura à disposição para colaborar com ações e projetos que promovam a cultura da paz, do respeito e da valorização do indivíduo, fortalecendo o convívio social nas escolas e comunidades.

“Mais uma vez, eu convido: a Secretaria de Cultura está de portas abertas para contribuir com soluções criativas, humanas e eficazes”, finalizou.

A audiência pública representou um passo importante na busca por soluções integradas para um problema que atinge diretamente o ambiente escolar, exigindo não apenas vigilância, mas também prevenção, acolhimento e construção de cidadania por meio da cultura e do diálogo.

Entre as propostas para mudar esse cenário de violência nas escolas, os participantes defenderam que só a educação pode reverter o quadro.

Apontamentos

Para evitar a violência nas escolas, foi destacada a importância dos agentes de pátio no ambiente escolar. Os convidados do dispositivo de honra também afirmaram não ser utopia sonhar com uma escola pública que tenha qualidade e estrutura semelhantes às particulares.

Leia mais:  Primeira-dama Márcia Pinheiro entrega brinquedos pedagógicos e parquinhos para unidades da Educação Infantil

Por outro lado, verificou-se que muitos pais da atualidade estão ausentes da vida dos filhos, não apenas da escolar.

“A violência nas escolas aumentou muito. E nos leva a uma reflexão: o que estamos passando para os jovens? Precisamos, sim, de mais investimentos na segurança e na educação. Somos um Estado campeão no agronegócio, temos que ser campeões em tudo, inclusive na educação”, destacou a vereadora Maria Avalone, participante do evento.

Outro apontamento foi o de que as secretarias precisam do apoio da família. “Mas as famílias estão deixando a educação por conta das escolas. A atribuição da escola é ensinar.”

Um professor revelou que “somos a geração de pais que mais errou na educação dos filhos”, por diversos fatores, entre eles o desejo de “evitar que passem pelo que passamos” e a tentativa de ser amigo dos filhos. “Os filhos estão conectados com o mundo pela internet, mas completamente desconectados da família”, pontuou.

#PraCegoVer

A foto mostra as autoridades no dispositivo de honra, entre elas o secretário de Cultura, Johnny Everson. Ao centro, está a parlamentar Sheila Klener, autora da audiência pública. Um banner com informações sobre o tema da audiência está fixado em local visível ao público.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

publicidade

Cuiabá

Alegria Sem Idade: Baile Celebra 26 Anos do CCI Padre Firmo e Coroa Realeza da Primavera

Publicado

Idosos, vereadores, servidores e a comunidade celebraram o aniversário de 26 anos do Centro de Convivência para Idosos (CCI) Padre Firmo Pinto Duarte Filho, com o tradicional Baile da Primavera, realizado nesta quarta-feira (23). A programação incluiu apresentações de dança, declamação de poesia, um momento de oração, homenagens aos servidores e o habitual “parabéns” ao redor do bolo comemorativo.

A festa contou com um dos momentos mais aguardados da celebração: o desfile para a escolha do Rei e da Rainha da Primavera 2026. Com base em critérios como desenvoltura na passarela, simpatia, criatividade, elegância, estilo pessoal, carisma e presença de palco, a comissão elegeu Dona Beny Souza, de 68 anos, e José Domingos, de 89 anos, como Rainha e Rei do evento.

O corpo de jurados foi composto pela delegada da Delegacia da Pessoa Idosa, Jozirlethe Magalhães Criveletto; a secretária adjunta de Formação dos Servidores, Solange Dias; a secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela; a presidente da Casa das Pretas, Antonieta Luísa Costa (Nieta); além dos vereadores Dilemário Alencar e Coronel Dias.

Para Dona Beny, nova Rainha da Primavera 2026, seu jeito alegre contribuiu para o resultado. Ela contou que já havia participado de outra edição, mas sem vencer. Desta vez, a conquista veio acompanhada de muita emoção: “Para mim foi espetacular, eu nem esperava, mas amei. Para as que concorreram e não conseguiram, continuem tentando, porque comigo foi assim: concorri, não ganhei da primeira vez e agora estou aqui. Amei”.

Leia mais:  Investimentos em turismo e valorização do centro histórico marcam a gestão Emanuel Pinheiro

A delegada Jozirlethe Criveletto destacou que a avaliação levou em consideração diferentes aspectos das apresentações, entre eles o carisma e a simpatia dos candidatos. “Por mais que pareça apenas uma brincadeira, todos os quesitos foram avaliados com rigor. Observamos a desenvoltura, o carisma, a simpatia, a postura e a criatividade. Foi uma grande surpresa perceber o quanto eles se dedicaram. Só de estarem aqui já é uma vitória”, comentou.

A Rainha da Primavera 2025, Regina Lúcia, de 78 anos, também esteve presente e ressaltou o carinho recebido durante sua gestão. Ela abrilhantou o evento ao desfilar ao lado de vencedoras de edições anteriores, que surgiram com belos looks e relembraram suas coroações. “É gratificante vivenciar esse dia a dia. Todos devem participar. Só tenho a agradecer a Deus, a Nossa Senhora, e desejar saúde e alegria a todos”.

Hélida Vilela enfatizou o papel da instituição na convivência, no acolhimento e no bem-estar dos frequentadores: “Estamos celebrando a chegada da primavera e também os 26 anos do espaço, que é referência em apoio, alegria e esperança para a terceira idade”.

O vereador Dilemário Alencar reforçou seu compromisso com as atividades da unidade: “Tenho um carinho especial pelos centros de convivência, em particular pelo CCI Padre Firmo, construído na gestão do ex-prefeito Roberto França como o pioneiro no acolhimento do município. Aqui, nossos idosos são respeitados e encontram diversas ações de lazer e integração”.

Leia mais:  Ilde Taques viabiliza melhorias na infraestrutura do Jardim Leblon

Prometendo participar da próxima edição, o vereador Coronel Dias demonstrou entusiasmo com a animação dos idosos. Ele destacou a experiência da terceira idade e ressaltou a importância de celebrar a vida. “Nossos idosos estão animados celebrando os 26 anos do Centro de Convivência, com um desfile lindo da melhor idade. A energia está lá em cima! É sensacional ver toda essa alegria”.

Fundado em 15 de setembro de 2000, o local conta atualmente com 272 pessoas cadastradas, que participam de ginástica, hidroginástica, trabalhos manuais, grupos de convivência, palestras e oficinas. Atualmente, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, atende 1.114 idosos nos quatro Centros de Convivência da rede municipal, garantindo atividades regulares voltadas ao fortalecimento de vínculos e à participação social.

Baile da Primavera do CCI Maria Ignês

Nesta sexta-feira (25), será a vez de o CCI Maria Ignês promover sua edição do baile, também com desfile. A unidade oferece hidroginástica, ginástica de salão, academia, rodas de conversa, dança sênior e oficinas de fuxico e crochê.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana