Sinop

Terceira edição do Sinop Sustentável debate produção orgânica, agroecologia e futuro saudável

Publicado

O município de Sinop sedia, hoje (26) e amanhã (27), a terceira edição do Sinop Sustentável, um evento que busca a conexão entre a produção orgânica, agroecologia e iniciativas para um futuro mais saudável e justo para população. O evento acontece no estacionamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), localizado na rotatória das avenidas Bruno Martini e  José Teobaldo Anschau, no Jardim Nossa Senhora Aparecida.
 
O evento que reúne entidades representativas, autoridades políticas, órgãos públicos e empresários do setor, contou com a presença do vice-prefeito, Paulinho Abreu, que participou da abertura do evento e destacou que o Sinop Sustentabilidade é para todas as classes, inclusive para crianças e que a cidade é referência no setor da sustentabilidade, para o estado de Mato Grosso.
 
“Sinop é um modelo já para o Mato Grosso, de cidade sustentável, dentro da agricultura familiar. O município adquire os produtos para merenda escolar, artesanato, turismo, nossos parques são preservados. As empresas do agronegócio também investem em sustentabilidade, nossos produtores preservam a sua mata na amazônia legal, então, hoje, dentro do estado, é o local que mais se produz de forma sustentável. Então, nada melhor do que promover esse evento aqui em Sinop, para mostrar isso para as pessoas e tratar desse tema para sempre buscar melhorias, e buscar ações que visam deixar Sinop nesse rumo, cada vez maior”, explicou.
 
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Klayton Gonçalves, lembrou dos avanços que a Prefeitura de Sinop teve com a prática da sustentabilidade, e como é a principal incentivadora desse setor.
 
“Como no Plano de Arborização Urbana, Sinop está entre as cidades mais arborizadas do país e, aqui vão acontecer eventos, palestras, reuniões e discussões que ajudam a gente a compor as ações de sustentabilidade. Sinop hoje é referência no verde, mas também é referência na economia azul, com o desenvolvimento e a sustentabilidade que a gente está tendo também nas águas. Então aqui é um evento que fala do orgânico. Sinop vai ser, e aqui vai ser falado sobre isso, uma cidade que vai ter mais de 30 hortas orgânicas aprovadas e reconhecidas. Então é uma cidade que cresce, mas que se preocupa, também, com o verde”, falou ele.
 
Rogério Leschewitz, engenheiro agrônomo da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extenção Rural (Empaer) explica que o evento surgiu com interesse de se colocar em pauta o desenvolvimento com sustentabilidade e que hoje conta com a ajuda e apoio de 65 instituições que também se preocupam com o tema. Ele destaca que a primeira edição do evento contou com apoio apenas de sete entidades e hoje, terceira edição, já somam 65 iniciativas.
 
“Esses projetos são projetos sociais, projetos envolvendo sustentabilidade, envolvendo arborização urbana, envolvendo agricultores, envolvendo a sociedade civil organizada. Então, são entidades, são projetos que visam uma ideia de futuro mais sustentável para o município de Sinop. Nada melhor do que compilar todas as iniciativas num evento, para mostrar isso para a sociedade. A sociedade sinopense precisa saber que o município de Sinop se destaca nesse meio sustentável. Um exemplo disso é sairmos de sete entidades ou sete iniciativas e ir para mais de 65 iniciativas na terceira edição do evento. A gente vê que muita gente veio para cá em busca, também, de conhecimento, as escolas serão envolvidas também”, esclareceu ele.
 
Leschewitz lembra que o evento se preocupa, principalmente, com a educação sustentável, compartilhando conhecimento que agregue à vida dos alunos, para um futuro mais saudável de toda uma geração.
 
“Nós teremos um espaço à tarde, nesses dois dias, voltado, especialmente, para as crianças. Terá atividades, gincanas, brincadeiras voltadas à sustentabilidade para esse público. Além do público jovem, onde nós temos atividades também para universitários, para pessoas da sociedade civil em geral, que são as palestras, os seminários e todas as atividades. Teremos oficinas práticas, teremos palestras técnicas, rodas de conversa, discussões e também a elaboração da Carta para a Sustentabilidade de Sinop, em que essa carta será elaborada através de toda a comunidade, proposições positivas para melhorar a sustentabilidade do nosso município”, contou.
 
A coordenadora Administrativa do Agroligadas, uma das iniciativas que apoia o evento, explica que o movimento busca compartilhar a experiência de interligar o campo à sociedade. “A gente conecta o campo com a cidade e traz essas informações corretas do campo para a cidade. A gente atua no ensinamento das crianças através dos nossos projetos do quebra-cabeça do boi, soja, milho, os subprodutos que são feitos. No Sinop Sustentável passarão muitas crianças das escolas e a gente tem o dever de interagir com eles, trazendo esse conhecimento”, comentou. 
 
A Associação dos Artesãos de Sinop é outra entidade que apoia e está presente no evento. A presidente, Salete Carrer, explica que a principal atuação da Casa dos Artesãos e do Instituto das Mulheres de Fibra é transformar a sustentabilidade em geração de renda familiar. “Estamos aqui pelo terceiro ano consecutivo no Sinop Sustentável. Fazemos parte da organização e a Casa do Artesão sempre deu todo o apoio porque nós procuramos e desenvolvemos produtos com sustentabilidade”, disse ela, referindo ao fato de ser um exemplo vivo de conexão, da coexistência, do campo e a cidade.
 
O evento começa às 7h e encerra às 21h30, também no sábado (27).

Leia mais:  Prefeito articula com Governo do Estado pavimentação de estradas vicinais de Sinop

Veja as fotos do evento: Sinop Sustentável | Flickr

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sinop

Parque Florestal de Sinop recebe programação especial neste sábado (19) em comemoração ao Dia da Árvore

Publicado

O Parque Natural Municipal Florestal (PNMF) de Sinop recebe neste sábado (19) uma programação especial em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro. O evento “Imersão Dia da Árvore” será realizado das 8h às 10h30, com diversas atividades gratuitas. A programação é promovida pela Inpasa e parceiros, com apoio da Prefeitura de Sinop, e contará com trilha ecológica, ginástica funcional, oficinas, concurso de melhor foto e apresentação de dança da terceira idade. Haverá o sorteio de uma bicicleta e os 400 primeiros participantes receberão brindes.

A ação busca ampliar a conscientização sobre a importância das árvores, da preservação ambiental e da biodiversidade. A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rúbia Naves, falou sobre a importância da preservação ambiental no município. “Dia 21 de setembro é o Dia da Árvore e nós vamos falar sobre arborização, sobre o cuidado ambiental e a importância de termos uma reserva da qualidade do Parque Florestal no coração de Sinop. A ideia partiu da Inpasa e nós somos parceiros. Estaremos com o Meio Ambiente Itinerante, que é o nosso trabalho de educação ambiental juntamente com os parceiros. O evento acontece pela manhã com distribuição de brindes para as primeiras pessoas que chegarem, além de trilha ecológica. A ideia central é trabalhar a questão da consciência ambiental e do quanto é importante preservarmos hoje para termos um futuro melhor e com mais qualidade”, afirmou.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop supera em 32,74% o número de emissões de Habite-se em fevereiro

O especialista em Sustentabilidade da Inpasa, Amarildo Canali, explicou que a programação reúne diferentes instituições e entidades para apresentar ações relacionadas à preservação, à biodiversidade e à educação ambiental. “A Imersão Dia da Árvore é um projeto do Meio Ambiente Itinerante, realizado em parceria com vários atores do município, público e privado, incluindo a Prefeitura de Sinop, Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Marinha, onde vamos fazer uma atividade em conjunto em comemoração ao Dia da Árvore. Nós vamos fazer essa imersão no parque lembrando sobre a importância da floresta e da biodiversidade”, explicou.

Amarildo Canali também detalhou as atividades previstas nas trilhas e as ações preparadas para os visitantes que optarem por outras atividades durante o evento. “Nós teremos o pessoal da universidade fazendo trilhas guiadas para explicar sobre as espécies e a importância de cada uma delas no nosso bioma. Teremos uma manhã interativa com os parceiros, onde cada um vai poder fazer a apresentação dos seus projetos e vai ser bem bacana. Para as pessoas que não quiserem fazer as trilhas do parque, nós teremos também algumas atividades recreativas, como ginástica funcional dentro do parque. Teremos atividades para todo mundo”, disse.

Leia mais:  Prefeito de Sinop anuncia troca nas secretarias de Planejamento Urbano, Governo e Meio Ambiente

A Imersão Dia da Árvore é gratuita e ocorre neste sábado (19), das 8h às 10h30. O Parque Natural Municipal Florestal fica localizado na Rua das Orquídeas, s/nº, no Jardim Primaveras.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana