Agro News

CNI lança e-book para micro e pequenas empresas sobre registro de marcas

Publicado

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou o e-book “Registro de Marcas para MPMEs”, em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e o escritório Di Blasi, Parente e Advogados Associados. A publicação traz um passo a passo para registrar e proteger marcas, explicando etapas, documentos necessários, custos e normas aplicáveis.

O objetivo é auxiliar micro, pequenas e médias empresas a proteger seus ativos de propriedade intelectual, fortalecendo a identidade e competitividade no mercado.

Propriedade intelectual como ferramenta de inovação

Segundo Jefferson Gomes, diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, a propriedade intelectual é essencial para a inovação e a competitividade industrial. Ele reforça que a iniciativa contribui para tornar o INPI mais ágil e eficiente, e destaca que micro e pequenas indústrias enfrentam mais dificuldades para acessar o sistema de registros.

“Registrar uma marca protege a propriedade intelectual e é fundamental para atrair investimentos em inovação, essenciais para o desenvolvimento sustentável do país”, afirma Gomes.

Crescimento no número de registros de marcas

Os registros de marcas no Brasil são concedidos pelo INPI com base na Lei de Propriedade Industrial (Lei nº 9.279/1996). Dados oficiais mostram que, de janeiro a agosto de 2025, os pedidos de registros aumentaram 18% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado de 12 meses (ago/2024 a ago/2025), foram registrados 171.133 marcas no país, que possui cerca de três milhões de marcas registradas.

Leia mais:  Dólar inicia o dia em queda com investidores atentos ao cenário internacional
Marcas como ativos estratégicos

Gomes ressalta que uma marca não é apenas um símbolo: “Ela diferencia produtos e serviços da concorrência, transmite qualidade, gera confiança e fortalece o valor da empresa.” O lançamento do e-book visa aumentar o número de ativos de propriedade intelectual da indústria brasileira e apoiar a implementação da Nova Indústria Brasil (NIB).

Setores intensivos em propriedade intelectual e a economia

Segundo o estudo “A Contribuição econômica das indústrias intensivas em Direitos de Propriedade Intelectual no Brasil” (2025), realizado pelo MDIC e INPI:

  • Setores intensivos em DPI representaram 39,7% do emprego formal no triênio 2020-2022;
  • Responderam por 50,2% do PIB, 64% das exportações e 84% das importações;
  • O salário médio nesses setores foi 4,9% superior ao de setores não intensivos em DPI.

O e-book da CNI é uma das iniciativas do Plano de Ação 2023-2025 da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (ENPI), em compromisso com o Grupo Interministerial de Propriedade Intelectual (GIPI), presidido pelo MDIC.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Leia mais:  Hereford e Braford brilham na 83ª Expofeira de Alegrete com genética de alta qualidade e funcionalidade

Comentários Facebook
publicidade

Agro News

Conheça a letra da música da Semana do Pescado

Publicado

Eu quero ver a Semana do Pescado, eu quero ver o peixe no seu prato
Eu quero ver a Semana do Pescado, eu quero ver o Brasil alimentado
De Norte a Sul, tem tainha e tambaqui
E no Nordeste o camarão reina aqui
O Sudeste também não fica pra trás, é a tilápia fazendo o que ninguém faz
O Centro-Oeste, o nosso amor é o pintado com seu sabor
Do pescador ao consumidor, é a pesca e a aquicultura mostrando o seu valor
Eu quero ver a Semana do Pescado, eu quero ver o peixe no seu prato
Eu quero ver a Semana do Pescado, eu quero ver o Brasil alimentado
E com receitas e dedicação, a Semana do Pescado ganhou seu coração
Pra encerrar a poesia, das nossas redes vem a maestria
E quem cultiva com muito carinho, vale lembrar que não está sozinho
Nas águas doces ou salgadas, é a Semana do Pescado chegando na sua casa.

 

Composição: Rafaela Alves e Lucas Urcino

De 1º a 15 de setembro será realizada a Semana do Pescado 2026. Criada em 2003 pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a iniciativa se firma como uma forma de incentivar o consumo de peixes, crustáceos e moluscos em todo o Brasil. Também tem o objetivo de valorizar o empreendedorismo pesqueiro. 
Saiba mais sobre esta iniciativa no site.

Leia mais:  Dólar inicia o dia em queda com investidores atentos ao cenário internacional

 

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana