Mato Grosso

Seduc abre prazo para recursos do seletivo das escolas militares; gabarito oficial sai dia 14

Publicado

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) abriu, nesta terça-feira (7.10), o período para interposição de recursos contra as questões e o gabarito preliminar do processo seletivo das escolas estaduais militares. O prazo segue até esta quarta-feira (8), por meio de formulário eletrônico disponível no link.

Os gabaritos preliminares já podem ser consultados no site oficial da Seduc. Conforme o cronograma divulgado, o gabarito oficial será publicado no dia 14 de outubro, e o resultado final do seletivo será divulgado no dia 24 do mesmo mês.

O processo seletivo, realizado no domingo (5), reuniu mais de 15 mil estudantes interessados em ingressar nas 24 escolas estaduais militares Tiradentes e nas cinco unidades Dom Pedro II. Ao todo, serão disponibilizadas 5.422 vagas para o ano letivo de 2026.

De acordo com a Lei nº 11.273/2020, as vagas serão distribuídas por cotas da seguinte forma: 20% para filhos e dependentes legais de Policiais Militares e Bombeiros de Mato Grosso; 20% para estudantes de famílias comprovadamente hipossuficientes; 5% para o público-alvo da Educação Especial (Paede) e 55% para ampla concorrência.

Leia mais:  "Este Governo é um exemplo para o Brasil e mostra que, com boa gestão, as coisas acontecem", afirma vice-presidente da Famato

O período de matrícula dos candidatos aprovados será de 19 a 23 de dezembro de 2025, diretamente na unidade escolar informada no ato da inscrição, com a presença dos pais ou responsáveis legais.

As escolas estaduais militares estão distribuídas em diversas regiões do estado, abrangendo os municípios de Água Boa, Barra do Garças, Canarana, Nova Xavantina, Querência, Cáceres, Confresa, Vila Rica, Diamantino, Nova Mutum, Colniza, Juara, Juína, Peixoto de Azevedo, Cuiabá, Várzea Grande, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Jaciara, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sinop, Sorriso e Tangará da Serra.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Forças de segurança apreendem 250 quilos de cocaína e causam prejuízo de R$ 15 milhões às facções criminosas

Publicado

Uma ação integrada de policiais do 4º Comando Regional, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Polícia Federal resultou na apreensão de 250 quilos de cocaína, na tarde deste domingo (3.5), em Pedra Preta. O prejuízo causado às facções criminosas com a apreensão é avaliado em cerca de R$ 15 milhões. Um homem foi preso em flagrante por tráfico ilícito de drogas.

A apreensão ocorreu durante a Operação Hórus-Território Livre, que intensifica o combate aos crimes de tráfico de entorpecentes na região de fronteira. As equipes receberam informações de que um veículo suspeito, um caminhão baú, estaria transportando material ilícito pela BR-364.

Diante da denúncia, foi montada uma barreira policial no km 169 da rodovia, nas proximidades de Pedra Preta. Durante as abordagens, os policiais interceptaram um caminhão do tipo baú de mudanças. Ao ser questionado, o motorista apresentou nota fiscal informando o transporte de colchões, porém não possuía o manifesto de transporte de carga, o que levantou suspeitas.

Leia mais:  Sema inicia cadastro de voluntários para resgate e manejo de animais silvestres em unidades de conservação

Na verificação da carga, os policiais identificaram indícios de adulteração nas embalagens plásticas dos colchões, que estavam violadas e reembaladas com fita adesiva. Além disso, foram constatadas diferenças de peso entre os volumes, reforçando a suspeita de ocultação de ilícitos.

Ao realizarem a abertura de um dos colchões, os militares localizaram tabletes de substância análoga ao cloridrato de cocaína. Diante da confirmação, o caminhão e o motorista foram encaminhados à sede da Polícia Federal em Rondonópolis para a inspeção completa da carga.

Durante a checagem detalhada, foram encontrados 226 tabletes da droga, totalizando aproximadamente 250 quilos de cocaína, distribuídos em 14 volumes. Todo o material apreendido, junto com o suspeito, foi entregue à Polícia Federal.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana