Várzea Grande

Educação reforça parceria com Estado para fortalecimento e gestão do ensino

Publicado

Entre as ações de cooperação estão os programas Muxirum da Alfabetização e o Prêmio Alfabetiza MT, que neste ano premiou 12 escolas da rede municipal de Várzea Grande

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Igor Cunha, recebeu nesta manhã de quarta-feira, 15, em seu gabinete a Diretora Metropolitana de Educação (DME) da Seduc/MT, Christina Barbosa Guimarães Ferreira, e sua equipe para uma reunião de apresentação das ações do Regime de Colaboração desenvolvido pela Educação de Mato Grosso.

O Regime de Colaboração é uma estratégia de cooperação e gestão integrada entre o Estado e os municípios de Mato Grosso para aprimorar a educação, visando fortalecer as políticas educacionais por meio do trabalho conjunto. Esta parceria fortalece a gestão, capacita professores, otimiza recursos e melhora o atendimento aos estudantes, sendo institucionalizada pela criação da Secretaria Adjunta do Regime de Colaboração.

Entre as ações de cooperação estão os programas Muxirum da Alfabetização que oferece alfabetização gratuita para jovens, adultos e idosos com 15 anos ou mais, com o objetivo de reduzir o analfabetismo no estado e o Prêmio Alfabetiza MT, que oferta material e formação para o 1°e 2° ano e este ano premiou 12 escolas da rede municipal de Várzea Grande.

Leia mais:  Várzea Grande contabiliza mais de 67 obras estruturantes em apenas 1 ano e 5 meses

De acordo com a diretora Christina Barbosa, Várzea Grande já é parceiro com vários programas do Regime de Colaboração e a ideia é ampliar essa parceria, colocando à disposição da Secretaria de Educação outros programas para serem desenvolvidos, beneficiando cada vez mais a comunidade escolar. “O diálogo constante entre gestores estaduais e municipais têm proporcionado planejamento em conjunto, formação de professores, melhoria na distribuição de recursos e ações integradas para elevar os índices educacionais” declarou.

O secretário Igor Cunha reafirmou o compromisso de fortalecer e ampliar as parcerias que contribuam para as políticas voltadas à melhoria da educação em Várzea Grande. Para o secretário, o Regime de Colaboração é mais que uma política pública, é a materialização de um pacto pela Educação, que reconhece o avanço quando não se caminha isolado. “Esse movimento de integração fortalece as estratégias de ensino, potencializa recursos e valoriza a atuação conjunta em benefício dos estudantes” pontuou.

Participaram da reunião, a subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, profª Eva de Paulo, o superintendente de Gestão Escolar, profº Gilmar Mussa, a superintendente Pedagógica, profª Wilcimara Carnelos e a coordenadora do setor de Legislação e Normas, Silmara Feitosa.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

UBS do Água Limpa atualiza carteiras de vacinação e aplica 450 doses em estudantes da EMEB Emanuel Benedito de Arruda

Publicado

A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Água Limpa, em Várzea Grande, realizou mais uma etapa do programa municipal Saúde na Escola, desta vez com foco na atualização dos cartões de vacinação dos estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Emanuel Benedito de Arruda, localizada no bairro Costa Verde.

A ação, realizada na manhã de ontem (15), contabilizou a aplicação de 450 doses de imunizantes contra a influenza e outras vacinas que estavam em atraso. Em relação à influenza, receberam as doses crianças menores de 6 anos — todas com autorização expressa dos pais ou responsáveis — e professores, públicos que integram o grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde.

Como explica a responsável técnica (RT) da unidade, a enfermeira Lucimar Barbosa, a ação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com foco no cuidado, na atenção e na prevenção junto à comunidade escolar.

“Vindo até as escolas, ampliamos a cobertura vacinal, atualizamos as cadernetas e promovemos a prevenção de doenças. Estamos em um período propício às infecções respiratórias, muitas delas com potencial para evoluir para casos que exigem internação. Essa parceria com a Educação facilita o acesso à vacinação, pois muitos pais e responsáveis trabalham o dia todo e têm dificuldade de comparecer a uma unidade de saúde durante o horário comercial para imunizar os filhos. Nossa presença in loco contribui para estreitar essa relação e cumprir nosso principal objetivo, que é a prevenção”, destacou.

Leia mais:  DAE participa do 5º Mutirão de Cidadania Social no Jardim Maringá

A diretora da EMEB, Marli de Jesus Arruda da Silva, ressaltou que o programa Saúde na Escola faz diferença na rotina escolar, garantindo alunos imunizados e com a carteira de vacinação atualizada.

“Quero agradecer à prefeita Flávia Moretti, à secretária de Saúde, Valéria Nogueira, e à secretária de Educação, Maria Fernanda Figueiredo. Esse elo com a população é importante e comprova o respeito que a gestão tem com a comunidade”, afirmou.

Tanto a responsável técnica, Lucimar Barbosa, quanto a diretora escolar, Marli de Jesus Arruda da Silva, destacaram que, antes da ação, todos os pais e responsáveis foram comunicados por escrito sobre a atualização da carteira de vacinação dos alunos. A imunização foi realizada apenas mediante autorização formal dos responsáveis.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana