Várzea Grande

Obras e ações do DAE somam mais de R$ 41 milhões em investimentos

Publicado

São dez frentes de trabalho focadas na melhoria da distribuição de água em Várzea Grande e implementando o maior planejamento público da história. Projetos que em muitos casos, levam ainda outros serviços de infraestrutura, como pavimentação e recuperação de via

O sistema de abastecimento de água, em Várzea Grande, está recebendo mais de R$ 41 milhões em investimentos para ampliar a captação, produção e distribuição de água. As cifras serão aplicadas em pelo menos dez frentes de trabalho que estão sendo planejadas para médio prazo. São obras estruturantes e necessárias para dar suporte aos sistemas de captação e produção de água e colocar fim a futuros problemas.

A maior parte é de investimentos próprios e que integram projetos elaborados em apenas dez meses da atual gestão. É o maior projeto de distribuição de água já formatado pelo Executivo e consequente, se torna um dos maiores desembolsos da história da prefeitura e do Departamento de Água de Esgoto (DAE).

Além da fonte própria, articulações políticas junto ao governo do Estado, governo federal e à Bancada Federal de Mato Grosso, têm possibilitado a implementação de projetos que vão impactar positivamente a população local.

“Desde 1º de janeiro estamos empenhados em trazer soluções estruturais ao DAE, ou seja, intervenções que sejam definitivas. Essa gestão não atua com medidas paliativas. O paliativo não traz solução e eu quero a solução desse problema em Várzea Grande”, pontua a prefeita Flávia Moretti (PL).

No hol das soluções estão investimentos para construção de estações elevatórias, retomada das obras da estação de tratamento de esgoto, reservatórios, ampliação de redes, implantação de adutoras, compra de bombas e inversores e ainda de equipamentos para padronização da rede de água.

Leia mais:  Várzea Grande realiza serviços de limpeza e zeladoria no distrito de Bonsucesso e no grande Cristo Rei

Entre os maiores projetos estão construção de uma adutora entre a Estação de Captação Pari e o reservatório Morro do Urubu, orçado em cerca de R$ 12 milhões, outros R$ 8 milhões para aquisição de equipamentos novos como bombas de captação, e mais R$ 16 milhões para construção de cinco novos reservatórios.

“A prefeitura está sim buscando investimentos e aplicando recursos na melhoria do DAE e dos serviços prestados pela autarquia. A população não pode mais sofrer por um passado sem planejamento. Toda nossa articulação política em busca de recursos está focada em projetos estruturantes e o DAE é o maior deles. A concessão é um outro passo desse planejamento para solução ao abastecimento de água. Mas é um processo moroso, pois tem de respeitar a legislação. Enquanto isso, essa gestão une forças para garantir água na torneira dos várzea-grandenses”, afirmou a prefeita.

A gestora reforça ainda que a maior parte desses investimentos no DAE trarão outros benefícios à população, como pavimentação e recuperação de ruas e avenidas. “Além de levar água às torneiras, esses projetos recuperam a urbanização dos bairros e contribuem de maneira significativa para a valorização imobiliária das regiões”.

OS INVESTIMENTOS

– Propostas firmadas entre a Sinfra-MT e a Prefeitura Municipal de VG

*Valor 7.999,999,60

– Aquisição de Bombas, Inversores e materiais.

*Valor 11.986,881,70

– Adutora entre Estação de Captação Pari e reservatório Morro do Urubu

– Termo de compromisso de compensação urbanístico entre a MRV e a Prefeitura Municipal.

Valor R$ 1.850.000,00

Fornecimento de equipamentos para Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Santa Maria – – Investimento direto pela Secretaria de Viação e Obras em 2025

– ETE Santa Maria

R$ 2.385.707,60

– Rede de Esgoto Ikaraí para construção de uma estação elevatória

Leia mais:  Lançamento da obra da Praça do Jacarandá marca avanço na ampliação de espaços públicos de lazer em Várzea Grande

R$ 155.000,00

– Conclusão das ETAs do Pari e Imigrantes

R$ 236.123,25

– Implantação em andamento de adutora da Av. Principal do Paiaguás

R$ 676.000,00

– Expansão de ramais dos bairros Pirinéu e Paiaguás

R$ 256.980,60

– Adutora de água no Parque Tecnológico

R$ 80.703,83

– E a assinatura de contrato pata construção de cinco reservatórios de 2,2 a 2,5 milhões de litros.

R$ 16.391.900,00

Como faz questão de destacar a prefeita, a atual gestão está atuando de maneira firme e responsável sobre todas as áreas essenciais e mais uma vez, na busca continua por parcerias e recursos, esses investimentos trazem soluções definitivas a vários problemas. “Nenhuma promessa de campanha está sendo esquecida. Estamos atuando sobre o que é urgente para nossa população, e o melhor de tudo: em apenas dez meses de trabalho estamos resolvendo problemas graves de mais de 40 anos, e o DAE, sem dúvida alguma, é o maior deles”, ratifica a prefeita Flávia Moretti.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
publicidade

Várzea Grande

Bairro Joaquim Curvo recebe manutenção asfáltica e operação tapa-buracos

Publicado

A Prefeitura de Várzea Grande intensificou, nessa sexta-feira (26.06), os trabalhos de manutenção da malha viária no bairro Joaquim Curvo. As equipes da Secretaria Municipal de Viação, Obras e Urbanismo executam serviços de tapa-buracos, recuperação do pavimento e troca de solo em pontos que apresentavam desgaste.

As frentes de trabalho estão concentradas na Avenida Brasil e na Rua Estados Unidos, locais que recebem intervenções para melhorar as condições de tráfego e proporcionar mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Antes da recuperação do asfalto, o bairro também foi contemplado com a limpeza de bocas de lobo, ação que contribui para o escoamento das águas pluviais e ajuda a preservar a pavimentação.

Morador do Joaquim Curvo há 10 anos, o borracheiro José Souza afirmou que a comunidade aguardava pelas melhorias. “É importante a realização deste serviço, pois estávamos tendo muito problema com as vias esburacadas. Estou acompanhando e estou vendo que o serviço tem sido bem feito aqui na região”, destacou.

Leia mais:  Região do Cristo Rei recebe tapa-buracos e Santa Maria passa por patrolamento e recuperação de vias

Gabriel Pin, que trabalha em uma distribuidora de bebidas no bairro e também já foi morador da região, comemorou a chegada das equipes. “Fico feliz em ver nosso bairro recebendo os serviços. Estávamos precisando muito de tapa-buracos e melhorias na região”, disse.

O morador Wilson Dejavitte ressaltou a importância da manutenção para garantir a durabilidade das vias. “No passado, fizeram um asfalto muito frágil, que deteriorou rapidamente. Esses serviços são fundamentais para garantir a segurança no trânsito”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana