Cuiabá

Prefeito modifica projeto do Prêmio Saúde após reunião com vereadores e sindicatos

Publicado

Após quatro horas de reunião na presidência da Câmara Municipal de Cuiabá nesta quarta-feira (22), o prefeito Abilio Brunini anunciou modificações no texto do projeto de lei complementar que trata da reestruturação do Prêmio Saúde Cuiabá. O encontro contou com a presença de vereadores e representantes sindicais da saúde e resultou em avanços significativos no texto encaminhado ao Legislativo na noite de terça-feira (21).

Segundo o prefeito, o objetivo das alterações é garantir mais clareza e justiça nos critérios de pagamento, especialmente aos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), médicos e cirurgiões-dentistas, que antes recebiam a chamada “Gratificação PSF”, incorporada agora ao Prêmio Saúde. O texto ajustado deve ser votado em regime de urgência ainda hoje (22), para que as mudanças não prejudiquem as transferências referentes ao mês vigente.

Abilio explicou que a antiga gratificação, no valor de R$ 9.600, era paga a médicos e odontólogos com contratos de 20 horas, mas que, na prática, exerciam jornada de 40 horas. “Antes, esse valor era pago de forma fixa, sem métrica de produtividade. Agora, com a reestruturação, o servidor não perde o valor, mas ele passa a estar vinculado à produtividade, à qualidade do atendimento e à assiduidade”, afirmou.

Leia mais:  Produtores recebem oficina técnica de produção de mel

Com a mudança, os novos valores passam a ser de R$ 10.854,19 para médicos e R$ 10.444,19 para odontólogos. A adequação reflete a incorporação da gratificação anterior ao novo formato do Prêmio Saúde, sem criar despesas adicionais ao município. O prefeito ressaltou que o cálculo será proporcional aos dias efetivamente trabalhados, ou seja, faltas e licenças médicas impactarão no pagamento do benefício, o que antes não acontecia com a gratificação. As mudanças na gratificação atingem 19 médicos e 76 cirurgiões-dentistas.

Abilio destacou que a ideia é alinhar o incentivo financeiro ao desempenho individual e ao resultado coletivo das unidades. “O médico ou dentista que atender mais, com qualidade e regularidade, vai ser recompensado por isso. É uma política de valorização baseada em mérito, não em presença automática”, pontuou.

O prefeito informou ainda que as metas de produtividade e indicadores de qualidade serão definidos entre novembro e dezembro, passando a valer plenamente a partir de janeiro de 2026. Além dos critérios técnicos, a avaliação dos usuários do SUS também será considerada na pontuação das equipes.

Leia mais:  Prefeitura entrega obras do Centro Médico Infantil no Dia das Crianças

Outro ponto de destaque mantido no texto é a valorização dos profissionais da ponta. O incentivo pago aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) terá reajuste de R$ 400 para R$ 500 mensais, reforçando o reconhecimento àqueles que atuam diretamente com as comunidades.

“Estamos valorizando também quem faz o sistema funcionar, os profissionais que conhecem as famílias, enfrentam o sol e a chuva e garantem o primeiro atendimento da população”, disse Abilio.

Ao final, o prefeito reafirmou que a reestruturação é uma medida técnica e responsável: “Estamos corrigindo distorções e garantindo uma política de incentivos transparente, baseada em resultados e na boa aplicação do dinheiro público”. O texto revisado segue para votação em plenário nesta quarta-feira, com expectativa de aprovação ainda na sessão de hoje.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

Leia mais:  Tapa-buraco atende Residencial Belita Costa Marques e São Mateus

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana