Cuiabá

Cuiabá avança na saúde pública com modernização digital nas UPAs e policlínicas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta sexta-feira (24), no auditório da secretaria, uma apresentação das inovações implementadas nos sistemas das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e das policlínicas municipais. O evento marcou mais um passo da cidade na modernização da gestão da saúde pública, com foco em eficiência, segurança e agilidade no atendimento à população.

Entre as principais inovações está o Sistema Gestor Saúde (GS Hospitalar – UPA), que moderniza os processos de prescrição médica, planos terapêuticos e registro assistencial, conectando médicos, enfermeiros e unidades de forma integrada. Outro destaque é o SIGMI (Sistema Integrado de Gestão de Medicamentos e Insumos), que possibilita o rastreamento total da dispensação de medicamentos, monitorando lotes, validades e estoques, garantindo que os insumos cheguem a quem realmente precisa, no momento certo.

Segundo o secretário de Atenção Secundária, Odair Mendonça, “essa modernização vai muito além da tecnologia. Significa maior segurança para o paciente, menos burocracia e mais eficiência no trabalho dos profissionais de saúde. É a Prefeitura de Cuiabá investindo em gestão moderna para oferecer um serviço cada vez melhor à população.”

Leia mais:  Mercado do Porto recebe nova rodada da feira de adoção da Bem-Estar; veja fotos

A implantação do sistema segue um cronograma escalonado, com suporte técnico 24 horas e acompanhamento contínuo das equipes da SMS e da LogLab Inteligência Digital, parceira no desenvolvimento das ferramentas. Os profissionais recebem treinamento constante, garantindo adaptação rápida e estabilidade operacional nas unidades.

Com a integração entre o prontuário eletrônico do paciente e o controle automatizado de medicamentos, Cuiabá se consolida como referência em inovação na saúde pública, unindo tecnologia, transparência e cuidado de qualidade. Entre os benefícios diretos para a população estão:

– Atendimento mais rápido e seguro nas UPAs e policlínicas;

– Redução de erros e falhas humanas com prescrições digitais padronizadas;

– Controle rigoroso de estoques e medicamentos, evitando desperdícios;

– Maior eficiência na gestão dos recursos públicos;

– Continuidade do tratamento entre diferentes unidades;

– Transparência e rastreabilidade na dispensação de insumos.

De acordo com a SMS, a modernização dos sistemas representa um marco na transformação digital da saúde municipal, colocando Cuiabá entre as cidades brasileiras que mais investem em tecnologia para melhorar o atendimento à população.

Leia mais:  Limpeza de praças, quadras e merenda escolar entram em pauta na Câmara de Cuiabá

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Defesa Civil realiza vistoria em dois incêndios e presta assistência às famílias afetadas

Publicado

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, atuou em duas ocorrências de incêndio registradas na Capital. As equipes estiveram nos locais para avaliar os danos, orientar os moradores e verificar a necessidade de isolamento das áreas afetadas.

A primeira ocorrência foi registrada no bairro Doutor Fábio. Segundo relatos dos moradores, o incêndio teria começado em um poste de iluminação. No entanto, durante a avaliação, a equipe identificou uma grande quantidade de materiais acumulados no interior da residência, incluindo objetos recicláveis e outros materiais inflamáveis, o que contribuiu para a rápida propagação das chamas.

De acordo com o diretor operacional da Defesa Civil, Ozeia Souza, o imóvel ficou com a estrutura comprometida e apresenta risco aos moradores.

“Como lá tem muito lixo e material inflamável, a casa acabou pegando fogo muito rápido. A situação lá é degradante e não tem como morar lá, a casa pode cair a qualquer momento”, explicou.

Um casal que residia no imóvel precisou ser retirado do local por segurança. A Prefeitura, por meio da Defesa Civil, também programou o retorno da equipe para prestar assistência aos moradores, com a entrega de cesta básica e colchões. A área deverá ser isolada até que o proprietário adote as providências necessárias.

Leia mais:  Feriados de 2026: veja como fica o calendário escolar em Cuiabá

Segundo incêndio

A segunda ocorrência foi registrada em uma casa de shows localizada na região do CPA 1. Conforme as primeiras informações levantadas pela equipe, há indícios de que o incêndio tenha relação com a estrutura de um sistema fotovoltaico instalado no local.

A Defesa Civil realizará uma vistoria para avaliar as condições da estrutura e verificar se será necessário o isolamento da área. Caso seja identificada a necessidade de uma análise especializada, o local poderá ser encaminhado para avaliação da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Segundo Ozeia Souza, a equipe também deverá elaborar os relatórios necessários para orientar as próximas providências. “Vamos fazer a vistoria para ver se vai precisar isolar, se vai passar para a Polícia Técnica também. Se for necessário, deixamos o perímetro para a perícia e, se precisar fazer o isolamento da área ou algum relatório, nós vamos fazer também”, afirmou.

A atuação da Defesa Civil tem como objetivo identificar riscos, orientar a população e adotar medidas preventivas para preservar a segurança de moradores e frequentadores dos locais atingidos.

Leia mais:  Prefeito de Cuiabá participa do Conecta T21 e amplia diálogo sobre síndrome de Down

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana