Cuiabá

Vereadores destacam tratativas com empresários estrangeiros e oportunidades de exportação de alimentos

Publicado

Andressa Sales – Assessoria vereador Demilson Nogueira

A  participação dos vereadores Demilson Nogueira (PP) e Eduardo Magalhães (Republicanos) na missão internacional liderada pelo prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini,  resultou em importantes avanços nas áreas de economia, agricultura e parcerias internacionais para a capital.
Durante a estada em Dubai, a comitiva manteve encontros com empresários interessados em participar da Expoagro Cuiabá, evento que deverá receber cerca de 30 empresários e representantes do governo dos Emirados Árabes.
O objetivo foi apresentar as potencialidades de Cuiabá e atrair investimentos em setores ligados à produção de alimentos e segurança alimentar.
“Foi uma missão altamente produtiva. Em Dubai, acompanhamos tratativas para trazer uma comitiva de empresários interessados em conhecer nossas potencialidades, especialmente na produção de alimentos”, destacou Demilson Nogueira.
Os parlamentares ressaltaram que, nos países visitados, produtos simples como melancia e amendoim são vendidos a preços elevados, demonstrando o potencial de exportação dos produtores cuiabanos.
“Dubai praticamente não tem solo fértil e depende de importações. Isso abre uma grande oportunidade para Cuiabá, que tem uma agricultura familiar forte e pode se destacar nesse cenário. Nosso papel agora é fortalecer os pequenos produtores com capacitação, documentação e fomento, como fez Campo Grande, que já colhe resultados positivos”, observou Eduardo Magalhães.
Para os vereadores, a missão cumpriu um papel estratégico ao alinhar inovação tecnológica, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.
“Temos tudo o que esses investidores procuram. A agricultura familiar pode ser o grande elo entre Cuiabá e os mercados internacionais. Nossa prioridade é Cuiabá. Fomos buscar o que há de melhor para a cidade, com foco em eficiência, sustentabilidade e qualidade de vida”, finalizou Demilson Nogueira.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Operação Cata-treco atende 18 bairros de Cuiabá nesta semana

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Prefeito Abilio Brunini se reúne com promotora do MPMT para alinhar ações contra ocupações irregulares

Publicado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, se reuniu nesta sexta-feira (28) com a promotora de Justiça Maria Fernanda Corrêa da Costa, titular da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística da Capital, para alinhar medidas destinadas à desocupação e proteção de áreas verdes nos loteamentos Senador Jonas Pinheiro e Residencial Ilza Therezinha Picoli Pagot. O encontro contou também com a participação da secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, e de técnicos da Prefeitura.

Durante a reunião, foram discutidas as ações de fiscalização e os procedimentos que vêm sendo adotados pelo Município para impedir o avanço de novas ocupações irregulares e preservar as áreas públicas. A atuação ocorre em conjunto com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), considerando as características ambientais e de segurança da região.

Parte das áreas ocupadas está inserida em Área de Preservação Permanente (APP) e possui nascente difusa. O local também é classificado pela Defesa Civil como área de alto risco, o que reforça a necessidade de medidas preventivas para evitar novas construções e proteger a população.

Leia mais:  Vereadora Maysa homenageia Clube Mulher Potência

A Prefeitura tem intensificado o monitoramento e as ações de fiscalização na região. Em abril de 2025, foram realizadas demolições de imóveis que estavam em construção e ainda não eram ocupados. Na quinta-feira (27), uma nova operação resultou na demolição de 19 edificações desabitadas construídas irregularmente.

Segundo a secretária Juliana Palhares, as medidas adotadas pelo Município seguem as orientações discutidas com o Ministério Público e têm como objetivo garantir o cumprimento da legislação. A fiscalização identificou tanto construções associadas a famílias em situação de vulnerabilidade quanto edificações de grande porte e com padrão construtivo elevado.

“A Prefeitura continuará atuando de forma firme para impedir novas invasões, proteger as áreas públicas e garantir o cumprimento da legislação. O trabalho de monitoramento e fiscalização será mantido para evitar que novas construções sejam erguidas de forma irregular”, afirmou.

Para a promotora Maria Fernanda Corrêa da Costa, a atuação integrada entre as instituições é fundamental para garantir a proteção das áreas e o cumprimento das normas urbanísticas e ambientais. “A atuação conjunta busca assegurar o cumprimento da legislação urbanística e ambiental, com a adoção das medidas necessárias para promover a desocupação das áreas irregularmente ocupadas e preservar os recursos ambientais existentes”, afirmou.

Leia mais:  Prefeitura realiza workshop sobre saúde ocular nas escolas de Cuiabá

O prefeito Abilio Brunini destacou a importância do diálogo institucional com o Ministério Público para fortalecer as ações do Município e assegurar uma atuação coordenada diante das ocupações. A Prefeitura seguirá acompanhando a situação e adotando as providências administrativas necessárias para preservar as áreas verdes e garantir a segurança da população.

O Ministério Público informou que continuará acompanhando o caso e adotando as medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis para promover a desocupação das áreas irregularmente ocupadas e assegurar a preservação ambiental.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana