Sorriso

Confira quem são os vencedores do IPTU 2025

Publicado

Sortudos pagaram o imposto em dia

Nesta terça-feira (25 de novembro ), foi realizado o sorteio dos últimos cinco prêmios do IPTU 2025:

– 4.º prêmio R$ 14 mil| Toni da Rosa Silveira , do Bairro Park das Araras;

– 5.º prêmio R$ 14 mil | Zeneide Pereira Lopes, do Bairro Industrial;

– 6.º prêmio R$ 14 mil | José Milton Damiani, do Centro,

– 7.º prêmio R$ 14 mil | Cioato e Silva Ltda, do Bairro Serra Dourada

– 8.º prêmio R$ 30 mil | Onildo Aparecido Palhari, do Bairro Bela Vista.

Dedução de impostos do valor final

Cabe reforçar que há dedução de impostos do valor dos prêmios, sendo o valor final de R$ 21 mil para os prêmios de R$ 30 mil; e R$ 9,8 mil para os prêmios de R$ 14 mil.

Ao todo, com a campanha de incentivo para o pagamento em dia do imposto, a Prefeitura de Sorriso distribuiu R$ 160 mil em prêmios.

Arrecadação e Isenção

Até agora, o Executivo Municipal já arrecadou quase 72% do valor lançado, com um total recebido que supera os R$ 36 milhões. “O IPTU é a contribuição direta do cidadão com o trabalho desenvolvido pela Prefeitura nas mais diversas áreas, como saúde, educação, infraestrutura, assistência social e esporte, por exemplo”, destaca o secretário de Fazenda do Município, Tedy Puva.

Leia mais:  Sorriso fica entre as oito melhores equipes do país no Brasileiro Sub-16 de Atletismo

Vale lembrar que nesta edição, 5.990 imóveis foram isentos do pagamento do imposto, com um total de R$ 3,8 milhões que deixaram de ser arrecadados.

Quem não precisa pagar o IPTU?

Pessoas portadoras de doenças como câncer, AIDS, Parkinson e Alzheimer, aposentados, pensionistas e portadores de deficiência física ou mental que incapacite para o trabalho não precisam pagar o IPTU. Estão também isentos do pagamento do IPTU as pessoas que completaram 65 anos até o dia 31 de dezembro do ano passado.

Desde 2018, o munícipe que preenche os requisitos, mora em Sorriso, tem apenas um imóvel, mas não reside nele, também terá direito ao benefício. Já no caso dos que tiverem mais de um imóvel, será isento do pagamento o imóvel onde ele, o beneficiário, reside.

Por meio da Lei 2940/2019, o a isenção do IPTU também foi estendida aos proprietários de imóveis que adotarem crianças. Para tanto, é preciso estar com o processo concluso ou a guarda definitiva.

Para obter a isenção é preciso apresentar requerimento, a guia do IPTU, CPF, RG, documento do imóvel , e quando for o caso: comprovante atualizado do benefício, laudo médico, certidão de casamento, certidão de óbito e processo de adoção.

Do que é composto o IPTU?

– R$ 40.895.469,57 | IPTU em si;

– R$ 772.823,50 | Fundo Municipal de Reequipamento de Bombeiros Militar (Funrebom);

Leia mais:  Procon dá start a visitas orientativas à rede hoteleira

– R$ 7.225.542,56 | Taxa de coleta de lixo, que só incide em terrenos com edificação; e

– R$ 2.042.335,20 | Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública (Cosip), que só incide nos terrenos sem edificação.

Ainda não está em dia com o IPTU?

Quem ainda não emitiu o DAM para pagar o pagamento do IPTU pode ir ao Departamento de Tributação, que funciona no Paço Municipal, ou gerar o boleto pelo site. Clique aqui e acesse o link direto. Tem alguma dúvida? Só entrar em contato pelo WhatsApp da Tributação, o 3545 4707. Quem preferir o atendimento telefônico, pode buscar pelo 3545 4757.

Quem foram os primeiros vencedores?

Os três primeiros ganhadores dos prêmios do IPTU 2025 foram conhecidos no dia 29 de maio. Patrícia Raiter, do Bairro Alphaville, foi a vencedora do 1.º prêmio, de R$ 30 mil, por ter feito a geração do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pelo site da Prefeitura.

Quem faturou o prêmio de R$ 30 mil, por ter efetuado o pagamento do IPTU à vista, foi Fabiano Missio, do Bairro Copenhagem. Já o prêmio de R$ 14 mil, disputado por todos os contribuintes em dia com o imposto, foi para Vilson Vedoi da Silva, do Residencial Pinheiros.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Com mais de 350 inscritos, Sorriso realiza a 10.ª Conferência de Saúde

Publicado

Encontro debate “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”

Com a participação 364 sorrisenses está em andamento a 10.ª Conferência Municipal de Saúde de Sorriso. Com o tema central “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, a conferência se desdobra em quatro eixos temáticos que serão trabalhados durante todo o dia. Ao final do evento, previsto para às 17 horas, deverão ser levantadas as propostas de Sorriso, bem como eleitos os delegados municipais que devem participar da conferência estadual.

Presente no evento o prefeito Alei Fernandes pontuou a importância da Conferência. “É o momento oportuno para ouvirmos da população quais os gargalos que enfrentamos hoje; nossa missão enquanto gestores é ofertar sempre o melhor atendimento à nossa população”, detalha.

“O acesso à saúde de qualidade é um direito de todo o cidadão; quem está aqui hoje representa os 140 mil habitantes de Sorriso e são essas informações que irão nos auxiliar a traçar políticas públicas voltadas ao nosso cidadão”, acrescenta o vice-prefeito Acacio Ambrosini.

A discussão aborda quatro eixos temáticos. O primeiro eixo debate “Democracia, saúde como direito e soberania nacional: Defesa do SUS e da democracia participativa”; já o segundo eixo versa sobre o “Financiamento adequado e suficiente para o SUS: Baseado em justiça tributária”. O terceiro pilar do encontro versa sobre os “Desafios diante das emergências climáticas: Foco em justiça socioambiental”; e, por fim, o quarto eixo tem como tema o “Modelo de atenção, gestão e cuidado integral: Atuação direta nos territórios”.

Leia mais:  Etapa regional da FIRST® LEGO® League Explore reuniu mais de 130 estudantes em Sorriso

Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sílvia Ghering, defende que a Conferência é um importante espaço de diálogo, construção coletiva e fortalecimento das políticas públicas de saúde. Sílvia frisa que a etapa municipal é o ponto de partida de um processo coletivo de escuta, análise e proposição no território.

Ainda na abertura do evento a vereadora Silvana Perin lembrou que a população está reunida para pensar, planejar e fazer acontecer a saúde de Sorriso. Já a juíza diretora do Fórum e titular da 1ª Vara Criminal da Comarca de Sorriso, Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, orientou os presentes a pensar em todas as demandas que envolvem a saúde. “Recentemente li sobre a necessidade de um sistema de saúde resiliente que possa detectar e prevenir doenças como consequências climáticas; precisamos discutir essas questões também”.

No Município, essa é a 10.ª Conferência da Saúde; já no país, será a 18.ª Conferência Nacional de Saúde. Nacionalmente, o encontro é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizado pelo Ministério da Saúde. Já no Município, a organização do evento é do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O debate segue até às 17 horas no Auditório da Faculdade Atenas.

Leia mais:  Procon dá start a visitas orientativas à rede hoteleira

Conferencia estadual e nacional

Os delegados que serão eleitos hoje, bem como as propostas levantadas no Município, serão defendidos na Conferência Estadual inicialmente prevista para ser realizada em Cuiabá, entre 16 e 19 de março de 2027. A partir disso, as propostas levantadas no Estado serão levadas para a Conferencia Nacional que também será realizada em 2027.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), é nesse espaço que se avalia a situação de saúde da população, considerando os determinantes sociais, econômicos, ambientais e suas conexões com os contextos estadual e nacional. A partir desse diagnóstico, são promovidos debates sobre os eixos temáticos da conferência, com o objetivo de construir diretrizes e propostas que orientem o planejamento da saúde, especialmente na elaboração dos Planos Municipais de Saúde para o período de 2026 a 2029.

Ao final desse percurso, são consolidadas propostas e diretrizes que incidem sobre as políticas de saúde nas três esferas de governo. Essas contribuições são sistematizadas em um Relatório Final, que orienta ações no próprio território e também é encaminhado para subsidiar as etapas estadual e nacional, fortalecendo a construção coletiva de políticas públicas de saúde mais equitativas e responsivas às realidades locais.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana