Diamantino

Diamantino avança na educação com investimento federal de R$ 8 milhões no IFMT

Publicado

O vice-prefeito Antonio Martins Teixeira, a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania Jaqueline Mendes, o reitor do IFMT Júlio Santos e o diretor-geral do câmpus Givaldo Dantas apresentaram, ao lado de aproximadamente 500 estudantes, o anúncio do investimento federal de R$ 8 milhões destinado à construção de um novo bloco acadêmico no IFMT – Campus Diamantino.

O projeto, que contempla seis salas de aula, laboratórios especializados, banheiros acessíveis, área de convivência e um refeitório amplo, tem previsão de entrega no primeiro semestre de 2026 e marca um avanço na consolidação do câmpus como referência regional de ensino público de qualidade.

Representando o prefeito Chico Mendes, o vice-prefeito Antonio Martins Teixeira destacou que o investimento reafirma o compromisso da administração municipal com o fortalecimento da educação e com a ampliação de oportunidades para a juventude.

“Diamantino vive um novo momento. Cada parceria que buscamos e cada recurso que chega representam portas abertas para a nossa população. O prefeito e eu estamos trabalhando para que os estudantes tenham acesso a ensino de qualidade aqui mesmo na nossa cidade, sem precisar sair de casa para construir o próprio futuro”, afirmou.

Leia mais:  Casa dos Sabores recebe nova programação cultural e formativa no Centro Histórico de Diamantino

Ele lembrou que a Prefeitura tem mantido articulações constantes em Brasília, “apresentando Diamantino como um município preparado para receber novos projetos e investimentos também no âmbito educacional”.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Jaqueline Mendes, relembrou o início da implantação do câmpus.

“Vimos este prédio nascer há 16 anos e seguimos acompanhando sua trajetória com muito carinho. Hoje, anunciar uma nova estrutura ao lado desses jovens é motivo de grande alegria. É mais conforto, mais acolhimento e mais oportunidades para quem escolheu estudar em Diamantino”, afirmou.

Natural de Nortelândia, cidade localizada a 47,5 km de Diamantino, o reitor do IFMT, Júlio Santos, reforçou a importância do investimento ao destacar que a nova construção integra um projeto amplo de reestruturação do campus de Diamantino, sendo um avanço que fortalece o papel da instituição no desenvolvimento do Médio-Norte.

“Já realizamos toda a reforma do campus existente. O telhado foi substituído, renovamos a parte elétrica, fizemos o cercamento e o estacionamento. Este é um momento muito importante. Somamos forças com a Prefeitura para trazer o curso de Agronomia e agora essa construção que amplia nossas ofertas de matrículas e futuros cursos”, afirmou o reitor.

Leia mais:  Prefeitura de Diamantino empossa novas diretoras e coordenadoras da rede municipal de educação

Já o diretor-geral do câmpus, Givaldo Dantas, enfatizou que o novo bloco ampliará de forma expressiva as condições de ensino, pesquisa e convivência, beneficiando diretamente toda a comunidade acadêmica.

“Reforço aos pais e responsáveis que este novo bloco fortalece as condições de ensino e oferece um ambiente mais estruturado para os estudantes. É um avanço que traz mais tranquilidade aos familiares e melhora o dia a dia. Diamantino será referência!”

Além da nova edificação, o câmpus vive um momento de expansão acadêmica. O recém-anunciado curso superior de Agronomia de período noturno registrou recorde histórico de inscrições no município. As aulas terão início em fevereiro de 2026, fortalecendo ainda mais o papel de Diamantino como polo formador de profissionais qualificados.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
publicidade

Diamantino

Carreta oftalmológica realiza atendimentos e beneficia alunos da rede municipal e estadual em Diamantino

Publicado

A Prefeitura de Diamantino, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT), iniciou, no dia 12 de maio, os atendimentos da Carreta Sesc Saúde Visão. A iniciativa oferece consultas oftalmológicas gratuitas para estudantes das redes municipal e estadual de ensino, atendendo alunos a partir dos 5 anos de idade até o ensino médio.

Instalada nas dependências do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Carmem Vieira Dias, a unidade móvel tem como objetivo promover gratuitamente o cuidado com a saúde ocular dos estudantes, contribuindo para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de problemas visuais que podem impactar diretamente o desempenho escolar e a qualidade de vida.

Segundo a optometrista do Sesc, Juliana, as equipes já desenvolveram um trabalho de educação em saúde e triagem visual nas unidades escolares. Ao todo, 21 escolas já foram contempladas pela iniciativa. As visitas foram realizadas em todas as escolas municipais e estaduais da zona urbana e também em unidades da zona rural, garantindo que crianças e adolescentes de diferentes localidades tivessem acesso à avaliação da saúde ocular.

Leia mais:  Prefeitura de Diamantino convida população para lançamento oficial do projeto "Vacina Premiada"

A ação contempla exames simples de visão para avaliar a capacidade visual dos alunos e identificar possíveis dificuldades, como alterações no foco, baixa acuidade visual e problemas no alinhamento dos olhos. Os estudantes que apresentaram necessidade de acompanhamento estão sendo encaminhados para exames oftalmológicos completos na unidade móvel.

Entre os procedimentos realizados estão a avaliação da acuidade visual, o teste dos músculos oculares (estrabismo), a biomicroscopia, a ceratometria, a tonometria e a refração, permitindo um diagnóstico preciso e o encaminhamento adequado para cada caso.

O prefeito Chico Mendes destacou a importância da parceria para ampliar o acesso à saúde ocular no município, ressaltando os benefícios que o atendimento proporciona aos estudantes da rede pública.

“Ver a Carreta Sesc Saúde Visão em funcionamento, atendendo cerca de 18 crianças por dia, demonstra o nosso compromisso em ampliar o acesso à saúde e garantir atendimento de qualidade para quem mais precisa.”

O gestor municipal também lembrou que a iniciativa dá continuidade ao trabalho desenvolvido por meio de outras unidades móveis de atendimento já recebidas pelo município.

Leia mais:  Horário Estendido no Diamantino Histórico muda de endereço e amplia atendimento

“A Carreta Sesc Saúde Visão é a terceira unidade móvel a beneficiar nossa população. Já recebemos a Carreta da Mulher e a Carreta Odontológica, fortalecendo o acesso aos serviços de saúde e levando mais cuidado aos diamantinenses.”

O Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde, Marco Antônio, destacou a importância da parceria para garantir o acesso dos estudantes aos atendimentos oftalmológicos e contribuir para o desenvolvimento educacional.

“Muitas vezes, a dificuldade de aprendizagem, o baixo rendimento escolar ou a falta de atenção estão relacionados a problemas de visão que ainda não foram identificados. Com essa iniciativa, esperamos proporcionar mais qualidade de vida aos alunos e contribuir diretamente para o seu desempenho em sala de aula.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana