Equipes do 7º Comando Regional localizaram e prenderam um homem, de 24 anos, e apreenderam dois adolescentes, de 14 e 16 anos, após um roubo a uma residência, na manhã desta quinta-feira (27.11), em Tangará da Serra. Os suspeitos foram localizados na zona rural da cidade. Objetos pessoais e uma caminhonete levados no crime foram recuperados.
Por volta de 08h, a equipe do 19º Batalhão recebeu denúncias de que quatro pessoas haviam invadido uma residência e rendido os moradores da casa com armas de fogo e uma faca. Ainda de acordo com as informações, os criminosos fizeram ameaças com as armas e roubaram valores do proprietário do imóvel.
Os militares seguiram para a casa e entraram em contato com as vítimas, que confirmaram as informações. Segundo os familiares, os assaltantes obrigaram o dono da casa a fazer diversas transações financeiras via pix e fugiram do local levando a caminhonete Fiat Toro e objetos pessoais da família.
As equipes policiais iniciaram diligências em toda a cidade e visualizaram uma caminhonete Fiat Toro, com as mesmas características da denúncia, transitando em direção a uma estrada rural.
Os militares montaram bloqueio para abordagem ao veículo, momento em que os criminosos furaram a barreira efetuando disparos de arma de fogo contra os policiais, que revidaram a ação e atingiram o veículo. Alguns metros depois, as equipes continuaram a perseguição e flagraram os suspeitos perderem o controle da direção do automóvel e colidirem contra um barranco.
Os suspeitos fugiram a pé por rumos opostos e os militares se dividiram para as buscas em uma área de mata até chegarem em uma comunidade rural denominada “Pé de Galinha”. Nesta região, os policiais fizeram diligências em chácaras e residências vizinhas, conseguindo encontrar três dos quatro suspeitos, em diferentes locais.
Em depoimento aos policiais, os suspeitos afirmaram que o crime teria sido encomendado por um membro de uma facção criminosa. Eles ainda disseram que descartaram as armas de fogo e outros objetos na região de mata durante a fuga, não sabendo indicar a localização exata. Com um dos homens foi apreendida uma faca e a R$ 300,00 em dinheiro.
De volta a caminhonete, foram encontradas bolsas, perfumes e outros objetos pessoais das vítimas do roubo. O carro também foi recuperado para ser devolvido ao proprietário.
Os suspeitos foram conduzidos para a delegacia de Tangará da Serra para registro da ocorrência e entregues à Polícia Judiciária Civil para demais providências.
Disque-denúncia
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
O Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atrações do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), consagrou as equipes Rescue Team São Paulo e a CBMSC Mafra como as campeãs gerais da competição, que foi encerrada nessa sexta-feira (26.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.
A Rescue Team São Paulo, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), conquistou o primeiro lugar no Desafio de Salvamento Veicular. Já a CBMSC Mafra, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), foi a vencedora do Desafio de Trauma. Os resultados refletiram o melhor desempenho técnico entre os participantes, considerando os critérios de avaliação aplicados ao longo das provas, que simularam ocorrências reais de acidentes.
Para além da disputa entre equipes, o desafio foi reconhecido como uma das principais ferramentas de capacitação prática para bombeiros e profissionais de emergência. Durante três dias, 46 equipes de 16 estados e do Distrito Federal enfrentaram cenários realísticos com vítimas presas às ferragens e múltiplos traumas. Em cada prova, os participantes precisaram tomar decisões rápidas, atuar de forma integrada e aplicar protocolos internacionais de atendimento pré-hospitalar e resgate, sob avaliação de árbitros especializados.
O comandante da Rescue Team São Paulo, tenente BM Mateus Felipe de Almeida Pelico, atribuiu a conquista ao trabalho contínuo desenvolvido pela equipe ao longo dos últimos anos na busca pelo melhor desempenho técnico e profissional.
“Nossa equipe participa desse processo desde 2015. Ao longo dos anos, passamos por diferentes formações. Há quase dois anos estamos nessa configuração e, no ano passado, conquistamos o quarto lugar no campeonato nacional. Neste ano, alcançamos o título. Estou muito feliz com esse resultado”, afirmou.
Durante o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, as equipes foram avaliadas em critérios como comando da ocorrência, atendimento pré-hospitalar (APH), atuação da equipe técnica e desenvolvimento da operação em cenários que simulavam acidentes reais. Em todas as provas, os participantes receberam pontuações de acordo com a qualidade técnica, a segurança dos procedimentos e a eficiência no atendimento às vítimas.
Na modalidade de trauma, por exemplo, as equipes tiveram apenas 15 minutos para avaliar a cena, identificar as lesões e concluir todo o atendimento da vítima conforme protocolos internacionais. Os cenários permaneceram em sigilo até o início das provas e foram montados com veículos, vegetação e vítimas caracterizadas por especialistas em maquiagem realística para reproduzir, com fidelidade, as condições encontradas em acidentes reais.
Já na modalidade de salvamento veicular, as equipes tiveram 25 minutos para realizar o resgate da vítima em uma simulação de acidente de trânsito, cumprindo cerca de 150 critérios de avaliação, que abrangeram desde o atendimento médico e a liderança até a técnica operacional.
Para o tenente Mateus, comandante da Rescue Team São Paulo, o principal diferencial foi a experiência da equipe em atuar em conjunto.
“Esse resultado foi fruto da sintonia da equipe. Precisamos estar preparados técnica, operacional e psicologicamente. Como estivemos juntos há bastante tempo, acabamos nos tornando uma família. Isso fortaleceu a comunicação e a tomada de decisões durante as provas”, concluiu.
Participaram dos desafios equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.
2° Conesv
O 2º Conesv, promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), reuniu bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas do Brasil e do exterior para debater avanços, desafios e boas práticas voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.
Além do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, a programação incluiu painéis, reuniões estratégicas, atividades práticas como o Holmatro Experience e os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.
Confira os vencedores do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma:
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.