Mato Grosso

Polícia Civil cumpre 150 ordens judiciais contra alvos ligados à facção criminosa atuante em Campos de Júlio e região

Publicado

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (28.11), a Operação Snowball. A ação está sendo desencadeada para o cumprimento de 150 ordens judiciais, em desfavor de 47 alvos investigados pelos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa, que atuam na cidade de Campos de Júlio e região.

Das 150 ordens judiciais, 47 são medidas judiciais cautelares de bloqueio de bens, 47 de busca e apreensão, 47 de quebra de sigilo bancário, além de nove ordens de sequestro de bens. Conforme levantado pela investigação, os bloqueios bancários podem atingir o montante de R$ 470 milhões de reais.

Até o momento, já foram feitas 10 prisões em flagrante, 4 veículos foram sequestrados e 4 armas de fogo apreendidas. Além de Campos de Júlio, a operação ocorre concomitantemente nas cidades de Comodoro, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Conquista D’Oeste, Cáceres, Cuiabá, Várzea Grande, Mirassol D’Oeste e Sapezal, além de Brasília (DF).

Participam da operação, cerca de 200 policiais de diversas delegacias regionais, unidades especializadas, apoio operacional e setores de inteligência.

Contexto da investigação e evolução da facção

A Operação Snowball é resultado de desdobramentos da Operação Colossus, deflagrada em dezembro de 2023, que revelou a estrutura de uma facção criminosa atuante em Campos de Júlio e região.

Desde então, trabalhos investigativos foram intensificados e apontaram que a organização criminosa expandiu suas atividades de tráfico, extorsões internas, torturas, homicídios e lavagem de dinheiro em municípios estratégicos próximos à fronteira com a Bolívia. E, com o decorrer das investigações, foi identificado que os alvos, desde 2022, articularam uma extensa rede criminosa de lavagem em variados estados.

Leia mais:  Projeto do Hospital Regional de Sinop leva cães para ajudar no tratamento de de crianças internadas

Segundo registrado na decisão judicial da 4ª Vara Criminal de Cáceres, os investigados atuam em rede estruturada e compartimentalizada, com divisão de funções e hierarquia definida, havendo uma clara organização financeira voltada para ocultação da origem ilícita dos valores provenientes do tráfico de drogas.

Durante os anos de investigações, apurou-se investimentos suspeitos que ultrapassaram R$ 10 milhões de reais, com 241 transações financeiras identificadas. Tais recursos retornam ao crime nas formas variadas, utilizando do comércio local, como centros de eventos, distribuidoras, tabacarias, até mesmo, como a empresa de criptomoedas. Uma empresa do ramo é um dos alvos da operação.

As investigações apontam células criminosas de lavagem nos municípios de Cáceres, Nova Lacerda, Campos de Júlio e Cuiabá, sendo que entre os investigados, 28 já cumpriram pena no sistema prisional e sete atualmente estão preso. Entre eles, quatro estão na Penitenciária Central do Estado (PCE) e são apontados como lideranças finais dos municípios.

Continuidade das investigações

De acordo com o delegado responsável pela condução das investigações, Mateus Reiners, a operação representa um marco no combate ao crime organizado no interior de Mato Grosso, pela profundidade da investigação financeira e dimensão territorial das ações, em especial na região de fronteira e na identificação do início do estado de lavagem de dinheiro.

Leia mais:  Polícia Militar prende suspeito por duplo homicídio e roubo em Primavera do Leste

“O diferencial desta operação reside justamente na identificação precoce do início do processo de lavagem dos proventos oriundos do tráfico de drogas, fase em que ocorre a introdução do capital ilícito no sistema financeiro. Por isso, é fundamental atuar logo no início das ações da organização criminosa, impedindo que os montantes financeiros se avolumem e alcancem o estágio final da lavagem, quando os recursos retornam ao sistema financeiro com aparência de licitude”.

Nome da Operação

O nome da Operação Snowball (bola de neve) traduz a dinâmica do caso e o crescimento exponencial das evidências ao longo do trabalho investigativo.

“Assim como a bola de neve que, ao descer a montanha, vai aumentando progressivamente de tamanho e força, assim foram as investigações. Quanto mais avançávamos na análise dos fluxos financeiros, mais alvos, transações suspeitas e montantes de dinheiro ilícito eram identificados. A cada nova descoberta, surgiam novos elementos, novos envolvidos e maior volume movimentado, demonstrando a expansão contínua da estrutura criminosa”, explicou o delegado.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros Militar forma 43 novos soldados para reforçar atendimento à população em Mato Grosso

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) formou, nesta quinta-feira (2.7), 43 novos soldados durante solenidade realizada no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. A cerimônia, em comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros, celebrado em 2 de julho, também foi marcada pela promoção de 52 oficiais e praças da corporação e pelo lançamento oficial da Temporada de Incêndios Florestais (TIF) 2026.

Os novos soldados concluíram o 20º Curso de Formação de Soldados Bombeiro Militar (CFSD), iniciado em 2025, e passam a integrar o efetivo operacional do CBMMT, fortalecendo a capacidade de resposta da corporação em ações de resgate, salvamento, combate a incêndios e atendimento às ocorrências em todas as regiões do Estado.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, destacou que a formação dos novos soldados representa mais um investimento do Governo do Estado para fortalecer a corporação e ampliar a oferta dos serviços de emergência em Mato Grosso.

“Esse é mais um investimento do Governo do Estado de Mato Grosso, que tem transformado várias áreas. Nós somos servidores públicos e, para servir ao povo mato-grossense, precisamos estar em todos os lugares onde a sociedade está. Para isso, precisávamos de recursos humanos e de novas unidades. É isso que significa formar mais bombeiros militares, levar o Corpo de Bombeiros para o interior do Estado, servir melhor à sociedade mato-grossense e aumentar a oferta do serviço de emergência para toda a população. Sem dúvida nenhuma, quem ganha com isso é o cidadão mato-grossense”, afirmou.

Leia mais:  Instituições unem esforços para levar qualificação profissional a pessoas privadas de liberdade em Mato Grosso

Entre os novos soldados, a emoção pela conquista e o orgulho de integrar a corporação marcaram a cerimônia. A soldado Letícia Carneiro destacou a felicidade em concluir o curso e iniciar a carreira como bombeira militar.

“É um momento muito especial. Estou muito feliz por estar aqui hoje. Foi um processo difícil, longo, mas falo por mim e pelos meus irmãos de farda que estamos muito felizes por este momento, principalmente por estarmos ao lado das nossas famílias, que esperaram por isso durante exatamente 358 dias. As expectativas são as melhores possíveis. Eu acho que essa é a melhor profissão do mundo. Nós trabalhamos salvando vidas, então me sinto muito honrada por fazer parte desta instituição e estou muito feliz”, disse.

O soldado Lucas Barroso também ressaltou que a formatura representa a realização de um sonho e destacou a preparação recebida ao longo do curso para assumir a missão de servir à população mato-grossense.

“Vestir essa farda, representando o Corpo de Bombeiros Militar, que é uma corporação com grande aceitação pela população mato-grossense, é uma honra para mim. Eu não sou daqui, sou de Goiás, sou engenheiro civil, mas sempre foi meu sonho entrar para a corporação. Hoje realizo um sonho meu e da minha família ao vestir essa farda e, o melhor de tudo, é poder servir à população mato-grossense e trabalhar ao lado dos meus irmãos de farda”, falou.

Leia mais:  Sine Estadual divulga oferta de mais de 3,3 mil oportunidades de emprego

Ao todo, 52 bombeiros militares foram promovidos, sendo 11 oficiais e 41 praças. A promoção reconhece a dedicação, o compromisso e o desempenho dos militares ao longo da carreira, além de representar um importante avanço profissional dentro da corporação.

Além da formatura dos novos soldados, a cerimônia também marcou o lançamento oficial da Temporada de Incêndios Florestais (TIF) 2026, que reforça as ações de prevenção, monitoramento e combate aos incêndios florestais em Mato Grosso durante o período de estiagem.

A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, além de familiares e amigos dos militares promovidos e dos novos soldados, que acompanharam e prestigiaram a cerimônia.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana