Sinop

Prefeitura e Sebrae promovem capacitação aos profissionais da construção civil sobre a implantação do BIM

Publicado

Um evento promovido em conjunto entre a Prefeitura de Sinop e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae-MT), reuniu mais de 100 profissionais da construção civil, para debater e promover capacitação da área sobre a ferramenta BIM (Building Information Modeling) e contou com a palestra magna do arquiteto e urbanista, Rogério Suzuki.

Especialista no funcionamento da ferramenta, Suzuki palestrou sobre: Avanços do BIM e os impactos em seu negócio.  “A gente veio falar aqui sobre um panorama, sobre o que o mercado está avançando no âmbito da construção, trazer um pouquinho das possibilidades do BIM, mas, principalmente, trazer a realidade para o próprio empresariado começar a entender que a digitalização é um caminho sem volta. Independente de força de lei, existem muitas vantagens para quem utiliza. Então a gente vai trazer as possibilidades e também vai trazer como fazer a adoção”, esclareceu.

BIM é um software finlandês que busca facilitar o trâmite documental entre os escritórios de arquitetura e urbanismo com os entes federados, como a Prefeitura, por exemplo. “O BIM é um acrônimo em inglês, que chama Building Information Modeling, mas, basicamente, é um processo integrado de construção virtual, onde todo mundo trabalha de uma maneira diferente da convencional. Então a gente trabalha com softwares paramétricos, que uma das características é também estar em 3D, mas a gente começa a gerar um valor muito maior, então projetistas geram valor para quem faz planejamento, orçamento, obra. A gente usa o modelo durante a construção e depois usa na gestão e operação”, explicou ele.

A implantação do BIM é regida pela Lei Federal 11.888 de 2024, que dispõe sobre a estratégia nacional de disseminação do BIM no Brasil e passa a ser obrigatório a partir de 2027. A sua adesão ainda é baixa, nacionalmente falando, mas essencial, principalmente para que haja continuidade na captação de recursos junto ao Governo Federal. Scheila Pedroso, secretária de Planejamento Urbano e Habitação, comenta sobre a dificuldade nessa implantação, mas afirma que Sinop não está medindo esforços para que a Prefeitura de Sinop esteja, o quanto antes, 100% dentro da ferramenta.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop já realizou 15 cirurgias bariátricas desde setembro

“É um dos maiores desafios, não só para os municípios, mas também para os escritórios que trabalham na construção civil. Hoje um dos melhores escritórios de Sinop não tem 100% do seu escritório rodando na plataforma BIM. Então é um desafio, tanto para a iniciativa privada, mas para a iniciativa pública ainda maior. Nós tornamos o núcleo de projetos em Secretaria recentemente. Pra que? A importância está em ter essa autonomia, justamente para que a gente possa ter esses momentos de capacitação, de treinamentos e autonomia. Para que a gente possa preparar os nossos profissionais. Sinop precisa ter estrutura para rodar obras públicas com o menor prejuízo possível para a população”, comentou.
 
Cleifton Bongiovani, Gestor de Projetos do Sebrae-MT, explica que a promoção do evento faz parte das ações da instituição – que é promover a capacitação das micro e pequenas empresas -, bem como fomentar o seu desenvolvimento.
 
“Nós temos uma missão que é de promover o desenvolvimento, o crescimento e a competitividade das micro e pequenas empresas dentro do país. E no Mato Grosso não é diferente. Com isso, a gente está desenvolvendo, convidando a Prefeitura de Sinop, para o projeto que está sendo um piloto, mas de suma importância, porque a gente vai conseguir desenvolver o setor, capacitar os profissionais dentro da modelagem e ajudar a prefeitura nas áreas de infraestrutura a se aderirem à modelagem da informação”, comentou ele.
 
Marcelo Sangion, diretor Marsan Empreendimentos, é um dos profissionais que participa do evento e esclarece que o assunto é de suma importância para o setor e o evento serve como uma capacitação para os escritórios que precisam começar a implantar a BIM, mas antes, entender a sua aplicação.
 
“A gente tem visto que esse é o futuro da engenharia, dos setores de engenharia, provavelmente isso vai ser, dentro de pouco tempo, obrigatório, até para aprovação de projetos dentro dos municípios. Essa plataforma vai acabar se tornando obrigatória agora, a partir de 2027 e em diante, e nós vamos ter que nos adaptar, isso é o futuro chegando. Então, como a gente ainda não trabalha, nós conhecemos o processo, mas a gente ainda não conseguiu implementar na empresa, e o próximo passo é trazer todos os processos, como até o próprio Rogério já comentou, é uma questão de cultura, você implementar um novo sistema, um novo processo, além de complexo, exige mudança de cultura, mudança de pensamentos, implantação de novos processos, então é um pouco complicado no começo, mas depois tudo vai se encaixando”, comentou.
 
Nesta sexta-feira (28), os psarticipantes puderam ter a experiência de trabalharem, em formato de teste, com a ferramenta para entender os principais dificuldades com o novo sistema.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop inicia mutirão de limpeza no bairro Camping Club

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sinop

Prefeitura de Sinop assina ordem de serviço para asfaltamento de 13 pontos da cidade

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio do prefeito Roberto Dorner, assinou a ordem de serviço para a empreiteira responsável pela execução de mais de 120 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica em 13 pontos do município, com investimento superior a R$ 38,2 milhões. As obras já começaram e ocorrem simultaneamente em três frentes de serviço: Estrada Dalva (9,4 mil m²), Rua Alberto Baranjak (3,7 mil m²) e Estrada Claudete/Avenida Joaquim Socreppa (3,2 mil m²). O contrato é fiscalizado e acompanhado pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos.

As obras contemplam mais de 15,2 quilômetros de vias públicas. O prefeito Roberto Dorner destacou a importância da assinatura da ordem de serviço para um dos maiores pacotes de obras em andamento no município e lembrou que a execução era aguardada há anos pela população. Segundo ele, o início dos trabalhos deveria ter ocorrido ainda no ano passado, mas entraves administrativos impediram o avanço.

“Tivemos um problema muito sério no ano passado. A empresa que venceu a licitação começou o trabalho, mas praticamente nem iniciou e já abandonou a obra, porque não tinha condições de executar o serviço. Infelizmente, em licitações aparecem aventureiros que querem pegar a obra, mas não têm capacidade para fazer. Foi o caso dessa empresa. Depois disso, tivemos que relicitar todo o processo, e isso levou praticamente um ano”, explicou.

Dorner esclareceu que a empresa vencedora do certame é a STA Empreendimentos, empresa de atuação nacional, classificada após a desclassificação de outras participantes que não atenderam às exigências do processo.

“Essa é a oitava empresa classificada na licitação e apresentou condições reais de executar os serviços. A empresa é da Bahia e, pelo que pesquisamos, é grande e estruturada. Agora a obra começou de verdade. A empresa está trabalhando direto e fazendo as coisas acontecerem, como já deveria ter acontecido antes. O dinheiro está na conta e os serviços estão sendo executados”, comentou.

Leia mais:  Livro Abraçada pelas Pernas é distribuído em escolas públicas de Sinop

Um dos principais trechos contemplados pelo pacote é a Estrada Dalva, obra aguardada há anos pelos moradores dos residenciais Pérola, Lisboa e da região do Grande São Cristóvão. No local, os trabalhos já seguem em ritmo acelerado. O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Lindomar Guida, acompanhou o início das obras, que começaram pela implantação da rede de drenagem de águas pluviais. A via foi uma das que tiveram os serviços iniciados e posteriormente abandonados pela empresa vencedora da licitação anterior.

“A Estrada Dalva é uma das primeiras vias a receber as obras, e estamos dando início, novamente, às obras de asfalto dessa importante avenida que faz parte da região do Grande São Cristóvão. A gente consegue compreender que os moradores estão muito contentes, e com razão. É uma espera de muitos anos que começa a se tornar realidade. Agora, por determinação do prefeito Roberto Dorner, estamos iniciando os trabalhos em 13 pontos da cidade. Em breve, os moradores terão o benefício desse tão sonhado asfalto, que vai ajudar a acabar com a poeira, a lama e trazer mais qualidade de vida para todos. Porque asfalto também é saúde”, destacou Guida.

Gildenor Sousa dos Santos, morador e empresário da região beneficiada pelas obras da Estrada Dalva, ressaltou os impactos positivos da pavimentação.

“Eu, como morador e dono de comércio na região, vejo que essa obra vai trazer muita melhoria, porque acaba com a poeira e ainda valoriza os imóveis da gente. Tenho que agradecer ao prefeito Roberto Dorner e ao secretário Lindomar. Só temos a agradecer, porque vai ser muito bom para o nosso bairro”, afirmou.

Gil Lima, também morador da região, acompanhou o início dos serviços e definiu a obra como a realização de um sonho antigo da comunidade.

“Como vocês podem ver, as melhorias já começaram a acontecer na Estrada Dalva. Nós, moradores da região do Grande São Cristóvão e aqui do Lisboa, onde eu resido, estamos muito contentes por termos sido ouvidos. Agora, sim, um sonho antigo da população começa a se tornar realidade, que é o asfalto. Isso é um bem para toda a comunidade que mora aqui no Grande São Cristóvão”, declarou.

Leia mais:  Projeto de leitura conecta alunos de escola municipal a ilustradora brasileira que vive nos Estados Unidos

O pacote de obras contempla as seguintes localidades:

Bom Jardim (parcial);
Estrada Dalva (parcial);
Avenida Joaquim Socreppa e Avenida Claudete (parcial);
Comunidade Águas Claras;
Maria Carolina I;
Comunidade Adalgisa (Estrada Ruth e Estrada Cirineu Coan, além da comunidade);
Estrada Cláudia (parcial);
Cidade Jardim III (parcial);
Maria Carolina II;
Rua dos Caxins;
Estrada Áurea;
Chácaras Planalto;
Duplicação da Rua Alberto Baranjak.

Trânsito/Interdições

A Secretaria de Segurança e Trânsito orienta a população a evitar o tráfego nas vias em obras para reduzir transtornos e garantir a segurança durante a execução dos serviços. Há interdições parciais nas vias de acesso à Estrada Dalva, no trecho entre os residenciais Pérola e Lisboa, além de alterações no trânsito na Rua Alberto Baranjak, ao lado do Machado Supercenter, e na Estrada Claudete.

“É necessário que a população tenha paciência e que os moradores procurem outras rotas para se deslocar, sempre com o máximo de atenção, para evitar acidentes. Conforme a obra for avançando e os trechos forem sendo concluídos, iremos liberar o fluxo normalmente”, explicou o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Campagnaro.

Economia

A contratação da STA Empreendimentos representou economia de 5% aos cofres públicos, o equivalente a pouco mais de R$ 2 milhões. O valor de referência da obra era de R$ 40,2 milhões, mas o contrato foi fechado em R$ 38,2 milhões após negociação.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana