Sorriso

Saúde reforça prevenção às ISTs e ao câncer de pele nas ações do Dezembro Vermelho e Laranja

Publicado

O mês de dezembro começou em Sorriso com um convite ao cuidado. Unindo duas importantes frentes de prevenção, o Município chama a atenção para as campanhas Dezembro Vermelho, voltada ao enfrentamento ao HIV/Aids e demais infecções sexualmente transmissíveis, e Dezembro Laranja, que reforça a proteção e a conscientização sobre o câncer de pele. Mais do que mobilizações temáticas, dezembro se transforma em um período para olhar para si, buscar informação e lembrar que saúde é um cuidado que envolve corpo, mente e relações.

Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde realizará ações descentralizadas, chegando a empresas, unidades de saúde, espaços comunitários e ao cotidiano das pessoas. As atividades incluem testes rápidos, rodas de conversa, palestras, formações, momentos de acolhimento e orientações que ajudam a fortalecer o autocuidado, a prevenção e o diálogo aberto sobre temas que, muitas vezes, ainda são envolvidos por tabus.

Entre os destaques da programação está a participação do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que promove ações educativas e orientações especializadas. No dia 12 de dezembro, a equipe estará na empresa Nutribras com testagem rápida e uma palestra sobre prevenção, tratamento e cuidados relacionados às ISTs.

Leia mais:  Em Sorriso, Sérgio Ricardo destaca que Plano Mato Grosso 2050 vai priorizar qualidade de vida e gestão eficiente

Para a coordenadora do SAE, Michelle Saldanha, a aproximação com ambientes de trabalho tem sido fundamental para alcançar pessoas que nem sempre conseguem buscar atendimento durante a rotina diária.

“Nosso papel é acolher e orientar com respeito e humanidade. Quando vamos até as empresas, conseguimos chegar perto de quem precisa, escutar dúvidas, desmistificar preconceitos e mostrar que prevenção é um gesto de cuidado consigo mesmo e com quem se ama. O Dezembro Vermelho nos lembra que ninguém deve enfrentar o HIV sozinho — e nós estamos aqui para caminhar juntos”, destacou Michelle.

Além das ações voltadas às ISTs, o Município também soma esforços com o Dezembro Laranja, reforçando orientações sobre proteção solar, identificação precoce de lesões suspeitas e hábitos que ajudam a prevenir o câncer de pele. As mensagens do Laranja serão incorporadas às atividades ao longo do mês, ampliando o alcance da prevenção e incentivando atitudes simples que podem salvar vidas.

Para o secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, unir o Dezembro Vermelho ao Dezembro Laranja representa uma visão mais ampla e humana de saúde pública.

Leia mais:  Videoarte aborda exaustão profissional e retorno à criação artística

“Cada ação realizada neste mês fala sobre cuidado: cuidado com o corpo, com as relações, com a autoestima e com a vida. Sorriso tem avançado porque trabalha de forma integrada — atenção básica, vigilância, SAE, saúde da mulher, escolas, empresas. Cada encontro, cada teste, cada conversa é uma oportunidade de fortalecer vínculos, esclarecer dúvidas e salvar vidas”, afirmou.

Programação para todo o mês

A agenda de dezembro que conta com a Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES), inclui formações multiprofissionais, rodas de conversa, testagens, encontros terapêuticos e ações internas destinadas aos trabalhadores da saúde. Todas as iniciativas têm o mesmo objetivo: aproximar os serviços da comunidade e reforçar que a prevenção é um caminho mais leve quando é construída de forma coletiva.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Curso ensinará a fazer sabão com resíduo de óleo de cozinha

Publicado

Iniciativa garante destino correto do resíduo, que é altamente poluente

Dar nova vida a um resíduo altamente poluente, economizar na compra do supermercado, e, quem sabe, ainda acrescentar uma renda extra ao orçamento familiar. Na tarde do dia 20 de junho, um sábado, no Centro de Múltiplo Uso do Residencial Mário Raiter, será realizado um curso para ensinar a fazer sabão a partir do óleo de cozinha usado.

A oficina “De olho no óleo” é uma iniciativa da Águas de Sorriso e conta com parceria da Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas). As inscrições podem ser feitas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Domingos, lembrando que, das 30 vagas disponíveis, 10 já foram preenchidas até agora.

Resíduo perigoso

Em Sorriso, a gestão correta do óleo de cozinha usado é tema constante nas ações de sustentabilidade do Município.

Pois é: o resíduo, que é poluente em contato com o solo, a água e até a atmosfera, pode ser renascer em uma série de novas possibilidades: ração animal, tintas e verniz, biocombustível, desmoldante, fertilizante e o sabão, tema da oficina que será realizada pela Águas de Sorriso.

Leia mais:  Forças de segurança atuam nas operações "Lei Seca" e "Centro Seguro e Tolerância Zero"

Descarte correto

Você aprendeu a fazer o sabão, mas mesmo assim ainda tem muito óleo residual? Nada de jogar na pia, ou “no cantinho” do terreno. Para dar um destino ambientalmente correto ao óleo que tão bem fritou o peixe ou a batatinha, é só procurar um Local de Entrega Voluntária de Óleo (LEVO). Ah, a banha e a gordura vegetal hidrogenada também podem ser descartadas, desde que estejam livres de resíduos sólidos.

Ih? Não sabe onde tem um LEVO? Calma lá: desde julho de 2020, a parceria entre a Prefeitura, via programa Eco Sorriso, com a Teoria Verde e a Biomavi Reciclagem, tem garantido a destinação correta deste resíduo em contêineres doados pela FS Bioenergia, outra incentivadora da iniciativa. Estes reservatórios ficam em unidades escolares e instituições sociais.

Além da rede municipal de Educação, também há pontos de coleta no Centro Educacional São José, que integra a rede privada de ensino, no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), e na Associação Mãezinha do Céu. Mais informações? O “Zap” do Eco Sorriso é 99603 7730.

Leia mais:  Videoarte aborda exaustão profissional e retorno à criação artística

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana