Política MT

ALMT reconhece contribuição de personalidades de diversas áreas

Publicado

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta quarta-feira (17), sessão especial para a entrega de comendas, títulos de cidadania e moções de aplausos a personalidades e instituições que se destacam pelos relevantes serviços prestados ao estado. De autoria do presidente da Casa, deputado Max Russi (PSB), a solenidade lotou as dependências do Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.

Ao conduzir a cerimônia, Max Russi destacou que o Parlamento estadual se fortalece ao reconhecer trajetórias que transformam realidades e impactam positivamente a sociedade mato-grossense. Segundo ele, o avanço de Mato Grosso é resultado do compromisso humano, do serviço público responsável e da dedicação de pessoas que atuam em diferentes áreas.

Entre as iniciativas destacadas pelo parlamentar estão projetos voltados à formação cidadã desde a infância, como o Mini Miss Mato Grosso; o trabalho desenvolvido durante a 1ª Semana da Triagem Neonatal e pelos voluntários do Serviço de Referência em Triagem Neonatal (SRTN/MT); o incentivo à inovação por meio da equipe de Robótica; além da celebração dos 35 anos da Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado de Mato Grosso (Politec), entre outros.

Para Max Russi, cada homenagem simboliza o reconhecimento público de que o progresso do estado não se constrói apenas com obras ou indicadores econômicos, mas com pessoas que educam, cuidam, protegem, inovam e transformam realidades.

“A Assembleia Legislativa utiliza instrumentos como comendas, títulos e moções para reconhecer pessoas e instituições que contribuem diariamente para melhorar a vida da população e fortalecer Mato Grosso”, afirmou o presidente. Durante a solenidade, também foi destacada a apresentação do coral infantil do Projeto Hencantos – Vozes Unidas, Corações Transformados, regido pelo maestro Bruno Corrêa, reforçando a integração entre cultura e cidadania.

Leia mais:  Dr. João comemora aumento de 24% no valor da hemodiálise em Mato Grosso após pedido ao governador

O corregedor-geral da Polícia Militar, coronel Noelson Carlos Silva Dias, ressaltou o apoio institucional do Parlamento às forças de segurança pública. “O apoio da Assembleia Legislativa é fundamental para o fortalecimento da segurança pública, seja por meio de parcerias, seja pela aprovação de projetos que garantem melhores condições de trabalho para que possamos proteger a sociedade”, afirmou.

Representando a educação e a inovação, os professores de matemática Anderson Marcos Piffer, Célia Moura e Leonardo Moreira, integrantes da equipe de Robótica da Escola Estadual José Leite de Moraes, de Várzea Grande, comemoraram o reconhecimento à primeira escola pública a participar de campeonatos regionais e nacionais.

“Essa homenagem simboliza um trabalho construído com dedicação, inclusão e oportunidades. Ver nossos alunos alcançando competições regionais e nacionais mostra que o investimento na educação pública transforma vidas”, destacou o professor Anderson Marcos Piffer, em nome da equipe.

O piloto de corridas Dimitry Fernandes Kalinowski, conhecido como Dimy, recebeu o título de cidadão mato-grossense e enfatizou a importância da inclusão no esporte. Diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA), ele afirmou que leva para as pistas não apenas a bandeira de Mato Grosso, mas também a mensagem de que o esporte deve ser um espaço de oportunidades para todos.

“Representar Mato Grosso nas maiores competições do país e receber esse título é uma honra imensa. É o reconhecimento de uma trajetória construída com muito esforço, superação e inclusão”, afirmou.

Leia mais:  Especial 100 dias: ALMT amplia fiscalização, transparência e valorização do servidor

O empresário Ivânio Inácio da Silva, presidente da Associação dos Fabricantes de Placas de Identificação Veicular do Estado de Mato Grosso (Afaplacas), destacou o compromisso com a segurança viária. “Receber essa homenagem reforça nosso compromisso com a segurança no trânsito e com o desenvolvimento de Mato Grosso, estado que me acolheu e onde construí minha história”, disse.

Já a diretora do Presídio Feminino de Arenápolis, Aparecida Anchieta Gomes Madureira, enfatizou a importância da ressocialização no sistema prisional. “Nosso trabalho é pautado na ressocialização e na valorização da mulher. Essa homenagem fortalece a certeza de que estamos no caminho certo ao promover dignidade e novas oportunidades”, afirmou.

O tenente-coronel da Polícia Militar Fábio Alves Ribeiro, homenageado com a Comenda Dante de Oliveira, também ressaltou o simbolismo da solenidade. “Receber essa comenda em um ano histórico para a Assembleia Legislativa e para a Polícia Militar, em que ambas comemoram 190 anos, é motivo de muita honra e gratidão”, destacou.

Além de moções de aplausos, foram concedidas as seguintes honrarias:

Comenda Cândido Rondon

Kleber Franklin de Lima Ferreira, tenente-coronel PM

Noelson Carlos Silva Dias, coronel PM, corregedor-geral da PM

Comenda Dante de Oliveira

Michelli Oliveira Almeida Lourenço Barbosa

Athayses de Oliveira Assunção Perez, tenente-coronel PM

Fábio Alves Ribeiro, tenente-coronel PM

Maria Fernanda Ferri Calábria

Títulos de Cidadão Mato-grossense

Dimitry Fernandes Kalinowski

Ivânio Inácio da Silva

Gustavo Caetano Miranda

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

Deputado propõe medidas para proteger idosos de fraudes eletrônicas em Mato Grosso

Publicado

O deputado estadual Alex Sandro (Republicanos), apresentou na sessão ordinária desta quarta-feira (13), o Projeto de Lei nº 585/2026, que estabelece diretrizes para ações de prevenção, conscientização, acolhimento e orientação voltadas ao combate de fraudes eletrônicas e golpes financeiros praticados contra pessoas idosas no estado.

A proposta, segundo o parlamentar, surge diante do crescimento dos crimes virtuais envolvendo transferências bancárias, falsas centrais de atendimento, clonagem de aplicativos de mensagens e golpes aplicados por meio de inteligência artificial. Segundo o texto, a população idosa está entre as mais vulneráveis aos ataques digitais devido ao avanço acelerado da tecnologia e à ampliação dos serviços financeiros online.

“A ampla divulgação sobre o assunto vai ajudar pessoas que foram vítimas de golpes, sobre o que elas devem fazer, quem ela deve procurar para que medidas cabíveis sejam tomadas. Essa medida vai auxiliar principalmente nossos amigos da melhor idade, pessoas mais velhas, que por ter uma cera dificuldade com o uso da tecnologia, geralmente acabam sendo alvos fáceis dos criminosos digitais. E podemos colaborar com essas pessoas, mostrando a elas como se defender, como buscar proteção e como requerer ajuda quando são vítimas de um golpe”, discursou o parlamentar na tribuna.

Leia mais:  AL aprova em 2ª votação projeto que cria pomar urbano em áreas públicas

Entre as principais diretrizes do projeto estão a promoção da educação digital e financeira para idosos, campanhas educativas sobre segurança online, divulgação de canais oficiais de denúncia e ações preventivas relacionadas a golpes virtuais e fraudes bancárias.

O parlamentar destaca ainda que os golpes digitais têm causado prejuízos financeiros e impactos emocionais significativos às vítimas, tornando necessária a ampliação de políticas públicas de prevenção e proteção patrimonial para a terceira idade.

Caso aprovada, a lei permitirá ainda a criação de mecanismos de acolhimento e orientação às vítimas idosas de fraudes eletrônicas, oferecendo suporte para bloqueio de contas, registro de ocorrência, encaminhamento aos órgãos competentes e informações sobre medidas administrativas e judiciais cabíveis.

O projeto foi aprovado em primeira votação e seue tramitação.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana