Lucas do Rio Verde

“É um novo plano de crescimento para a região”, afirma Miguel Vaz sobre a duplicação da BR-163

Publicado

Nesta quinta-feira (18), o Governo de Mato Grosso e a concessionária Nova Rota do Oeste entregaram mais 130 quilômetros de duplicação da BR-163, uma das principais rodovias do Estado e eixo estratégico para o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde e da região Médio-Norte. Nos trechos que impactam diretamente o município, foram entregues 48 quilômetros de pista duplicada entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum e outros 16 quilômetros entre Lucas e Sorriso.

O prefeito Miguel Vaz, o vice-prefeito Joci Piccini e o presidente da Câmara Municipal, vereador Airton Callai integraram a comitiva do Governo do Estado que acompanhou a entrega das obras e percorreu os trechos concluídos e em execução ao longo da rodovia.

Durante o ato, o governador Mauro Mendes destacou a importância da BR-163, não apenas para a logística e o agronegócio, mas principalmente para a segurança e a qualidade de vida da população. “A rodovia é importante porque ela não só melhora a logística para toda a infraestrutura do agronegócio, da produção, mas ela melhora acima de tudo a vida das pessoas. Traz qualidade de vida, traz segurança, tira aquele medo, aquele grande fantasma que as pessoas tinham quando tinham que pegar essa rodovia. Pais, mães, filhos, ficavam muito apreensivos com um grande número de acidentes e mortes que já tiveram aqui. Então, o governo de Mato Grosso está muito feliz. A obra está avançando a passos muito largos. No ano que vem, se Deus quiser, nós vamos ter 100% pronto de Rosário Oeste até a cidade de Sinop.”

Leia mais:  Educação que transforma: Lucas do Rio Verde celebra os resultados positivos no Avalia MT

O vice-governador Otaviano Pivetta relembrou o histórico de acidentes e perdas humanas na BR-163 e ressaltou a decisão do Estado em assumir a responsabilidade pela concessão da rodovia, transformando recursos públicos em benefícios concretos para a população.

“Estamos lá há quase sete anos governando o Mato Grosso. Cuidando do dinheiro público, sentindo na pele as necessidades que o nosso povo tem. Nessa rodovia 163, que se a gente lembrar da história, eu fui prefeito em Lucas, eu sofria na pele a dor das famílias, quando perdia um familiar, e foram muitos, foram, que eu sei centenas, essa dor, eu ainda sinto um monte, todos nós sabemos o que é isso. E não é porque era uma rodovia não, é porque era uma estrada, um carreador, mal tratado, esburacado, mal cuidado, onde se desviava milhões e milhões. Depois foi concedido para uma concessionária, que também não honrava o contrato que tinha com o povo. E nós nos reunimos e decidimos montar uma estratégia para assumir esse problema que, apesar de federal, concessionado por uma empresa privada, o problema era nosso, era do povo. E o resto da história você já sabe, o resto da história é isso aí, é o fazimento, é transformar ideia em atitude, transformar dinheiro público em benefício.”

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, destacou a importância da decisão do Governo do Estado para garantir o avanço das obras e projetou um novo cenário de desenvolvimento para a região com a conclusão total da duplicação.

Leia mais:  1º Encontro de Aerodesportistas aconteceu em Lucas com apoio da Prefeitura

“A gente tem que agradecer a decisão do Governo do Estado, do Governador Mauro Mendes, do vice-governador Otaviano Pivetta, em ter assumido a responsabilidade da concessão da BR-163. Então, é isso, é o apoio para que tudo ande bem daqui para frente e que conclua o mais rápido possível, que vai ser um grande ganho aqui para a nossa região. Eu acredito muito nisso, porque após totalmente duplicada a BR-163 ainda vai atrair muitos investimentos, muitas oportunidades, e muitas pessoas virão das várias regiões do Brasil para aproveitarem essas oportunidades aqui. Então, é muito importante, é um novo plano de crescimento para essa região aqui, então estou muito confiante e acredito muito no futuro com a duplicação da BR-163.”

Também integraram a comitiva o presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos; o diretor-presidente da concessionária, Luciano Uchoa; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio; os diretores da ANTT Severino Medeiros Ramos Neto e Alex Antonio de Azevedo Cruz; a diretora de Infraestrutura do BNDES, Luciana Costa; além de representantes da sociedade civil organizada e lideranças políticas.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
publicidade

Lucas do Rio Verde

Prova noturna encerra o Mês do Meio Ambiente com mais de 1.300 atletas inscritos em Lucas do Rio Verde

Publicado

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite deste domingo (28), a Corrida do Meio Ambiente, encerrando a programação especial do mês dedicado à conscientização ambiental.

Com largada às 18h30, em frente à Fundação Rio Verde, a prova de 5 quilômetros trouxe uma proposta diferente das edições tradicionais, reunindo mais de 1.300 atletas inscritos. O horário noturno proporcionou uma experiência inédita aos participantes, que percorreram o trajeto iluminando o percurso com lanternas de cabeça, tornando o evento ainda mais especial.

Além do incentivo à prática esportiva, a corrida reforçou o compromisso do município com a sustentabilidade. Toda a estrutura foi planejada para reduzir os impactos ambientais, com diversos contentores distribuídos estrategicamente ao longo do percurso e na arena do evento, garantindo o descarte correto dos resíduos e contribuindo para que o espaço permanecesse limpo e organizado durante toda a programação.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, destacou que a preocupação ambiental esteve presente em todos os detalhes da organização.

Leia mais:  Laboratório Municipal realizou cerca de 350 mil exames em 2025

“A proposta da Corrida do Meio Ambiente vai muito além da atividade física. Ela também desperta a consciência sobre o cuidado com os espaços públicos e com o meio ambiente, mostrando que grandes eventos podem ser realizados de forma responsável.”

Entre os participantes estava o atleta Adilson de Castro, de 52 anos, morador de Cuiabá, que fez questão de prestigiar a prova em Lucas do Rio Verde. Com uma carreira marcada por competições internacionais, ele relembrou a ligação especial que possui com o município.

“Eu amo Lucas. Foi aqui que eu ganhei meu primeiro tênis e hoje eu corro, treino e sei que fiz uma boa prova. Já estive em 17 países, participei de Paralimpíadas, Jogos Pan-Americanos, Copa do Mundo de Atletismo e competi em arenas na China, Grécia e Londres. Eu amo fazer isso aqui.”

A corredora Nataly também comemorou a experiência inédita da prova noturna.

“Era uma corrida muito esperada. Correr à noite, usando lanterna na cabeça, foi uma experiência diferente e muito divertida. Estou muito feliz por participar e ainda mais porque meu marido veio me assistir correr.”

Leia mais:  Cursos gratuitos abrem inscrições em Lucas do Rio Verde pelo programa Ser Família Capacita

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, André de Matto, esta foi a sexta corrida promovida pelo município somente neste ano, reforçando o compromisso da gestão em incentivar hábitos saudáveis e ampliar a participação da população nas atividades esportivas.

“Esta é a sexta corrida realizada neste ano e buscamos inovar trazendo uma prova no período noturno. Ficamos muito felizes em ver tantas pessoas cuidando da saúde, reunindo famílias e vivendo o esporte. Esse é o nosso objetivo: proporcionar qualidade de vida e incentivar cada vez mais a prática esportiva.”

Confira o resultado – https://old.agitoesportes.com.br//racetagpro/#/corrida-do-meio-ambiente-2026

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana