Educação

Webinário apresenta balanço do Novo PAR e perspectiva para 2026

Publicado

O Ministério da Educação (MEC) realizou, nesta segunda-feira, 22 de dezembro, um webinário para apresentar o balanço das ações do Novo Plano de Ações Articuladas (Novo PAR) e as perspectivas para 2026. A transmissão ocorreu no canal do MEC no YouTube e integrou a estratégia de formação continuada dos articuladores da Rede Nacional de Assistência Técnica e Formação do Novo PAR (RenaPAR), iniciativa voltada ao fortalecimento da gestão educacional em estados e municípios. 

O webinário de balanço encerra um ciclo de sete webinários formativos realizadas em 2025. Ao longo do percurso apresentado no webinário, foram destacadas ações estruturantes que contribuíram para a preparação dos articuladores. Entre elas, a formação imersiva realizada em Itajubá (MG), a formação contínua com apoio do Avamec Interativo, sete encontros síncronos e sete lives promovidas pelo MEC, além do estudo dos materiais oficiais para aprofundamento sobre o Novo PAR. O processo também incluiu momentos de compartilhamento de práticas e apoio entre os pares, fortalecendo a atuação em rede. 

Esse percurso formativo esteve diretamente articulado às ações de assistência técnica desenvolvidas junto aos municípios para o Novo PAR. Os articuladores da RenaPAR atuaram no planejamento e na execução da assistência técnica, com apoio e coordenação dos coordenadores da rede. Nesse contexto, foram realizadas reuniões virtuais e presenciais entre articuladores, coordenadores e equipes municipais, bem como orientações sobre o uso do sistema do Novo PAR. As ações também estimularam o planejamento participativo e colaborativo nos territórios, com acompanhamento dos planos municipais por meio de ferramentas como o Power BI. 

Leia mais:  Enem 2026: participantes de Alagoas ganham mais tempo para pedir isenção

Como parte do processo de monitoramento e organização do trabalho, já foram entregues dois relatórios de atividades, com um terceiro em fase final de elaboração. As atividades da RenaPAR vêm sendo integradas às rotinas de trabalho das redes de ensino, contribuindo para a institucionalização do planejamento e para o fortalecimento da gestão educacional. 

Para o coordenador-geral de Apoio às Redes de Educação Básica do MEC, João César, o trabalho desenvolvido até o momento representa a base para a consolidação da política. “O que nós temos feito até aqui é plantar a semente de uma rede que a gente tem certeza que vai ser muito fortalecida ao longo desses quatro anos de vigência do quinto ciclo do PAR”, afirmou. 

Durante o webinário, também foram apresentadas as perspectivas para 2026, quando o Novo PAR avançará para as etapas de execução e monitoramento. Esse processo incluirá diagnósticos, avaliação e ajustes do planejamento, além da oferta de novos percursos formativos. O MEC também prevê o fortalecimento dos canais de compartilhamento, atendimento e suporte às redes de ensino, ampliando o apoio técnico a estados e municípios na implementação das ações previstas. 

Portaria reforça governança do Novo PAR – Portaria MEC nº 842/2025, publicada no Diário Oficial da União, desta segunda-feira (22), institui um grupo de trabalho consultivo com a finalidade de propor aprimoramentos normativos e de governança para o desenvolvimento do quinto ciclo do Plano de Ações Articuladas (PAR), referente ao período de 2025 a 2028. O grupo terá como atribuições a proposição de um modelo de governança; a definição de cronograma de implementação; a estruturação do sistema informatizado do Novo PAR; e a elaboração de diretrizes para os critérios de apoio técnico e financeiro às redes públicas de educação básica dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. 

Leia mais:  MEC comemora Dia Internacional da Educação

Composto por representantes de diferentes secretarias e entidades vinculadas ao MEC, o grupo de trabalho terá prazo de atuação de até 18 meses, podendo ser prorrogado. Entre os resultados esperados está a formulação de uma proposta de novo decreto de regulamentação do PAR, fortalecendo a articulação entre os entes federados e o regime de colaboração. A portaria dialoga diretamente com as ações apresentadas no webinário, ao reforçar a institucionalização do Novo PAR e dar sustentação normativa às etapas de execução, monitoramento e avaliação previstas para os próximos anos. 

Novo PAR – O Plano de Ações Articuladas consiste em um instrumento de diagnóstico, planejamento e gestão das redes de ensino da educação básica e de assistência técnica e financeira do MEC aos estados, aos municípios e ao Distrito Federal, implementado em ciclos de quatro anos e com foco na melhoria da qualidade da educação. Em fevereiro de 2025, o MEC lançou o Novo PAR (2025-2028), que foi reformulado em relação aos ciclos anteriores.  

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretária de Educação Básica (SEB) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
publicidade

Educação

PND: meio milhão de futuros professores estão aptos a lecionar

Publicado

Prova Nacional Docente (PND) 2025 revelou que cerca de 500 mil participantes do exame alcançaram padrão de proficiência e estão aptos a lecionar. No conjunto dos participantes, 65% foram considerados proficientes, com percentuais mais elevados nas áreas de ciências humanas e ciências biológicas. Entre os mais de 196 mil concluintes das licenciaturas que participaram da avaliação, 113,3 mil concluintes alcançaram o padrão considerado proficiente. Esta é a primeira vez que um exame dessa magnitude é realizado no país, de maneira alinhada a tendências e exemplos internacionais (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE/2026).  

“Os resultados mostram que o Brasil tem profissionais qualificados para suprir a demanda de professores”, destacou o ministro da Educação, Leonardo Barchini. “O governo quer estimular que mais entes participem, porque o ensino melhora quando a gente seleciona e qualifica melhor os profissionais”, disse.  

Os resultados mostram que o Brasil tem profissionais qualificados para suprir a demanda de professores.” Leonardo Barchini, ministro da Educação 

Para Barchini, o exame é um importante e necessário instrumento de apoio técnico para as redes de educação. “Fortalece o ingresso e está alinhado às melhores tendências internacionais. Foram mais de um milhão de inscritos, mais de 700 mil participantes. Foi um sucesso”, finalizou. 

Os principais resultados da primeira edição da prova foram divulgados nesta quarta-feira, 20 de maio, pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). De acordo com os resultados apresentados, ciências humanas foi a área avaliada que teve o melhor resultado, com 80,2% dos participantes proficientes na PND. Pedagogia teve 62,8% dos participantes proficientes, e matemática registrou 45,9% de estudantes com proficiência.   

A PND integra o conjunto de ações do programa Mais Professores para o Brasil e tem como objetivo apoiar estados e municípios nos processos seletivos para ingresso de novos docentes, além de qualificar o acompanhamento da formação inicial de professores. O exame não tem caráter de certificação ou de avaliação de professores em exercício, mas sim de concluintes dos cursos de licenciatura e profissionais interessados no ingresso na carreira docente.  

Já o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) das Licenciaturas avalia anualmente a qualidade da formação inicial de professores a partir de uma perspectiva institucional, considerando componentes de formação geral docente e conhecimentos específicos das áreas. As avaliações representam um novo marco na formação inicial e na valorização dos professores no Brasil, ao estabelecer, pela primeira vez, parâmetros nacionais de desempenho.  

De acordo com a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Marta Abramo, o Enade das Licenciaturas amplia a capacidade de acompanhamento do desempenho dos concluintes e garante maior comparabilidade dos resultados ao longo dos anos, fortalecendo os processos de regulação e supervisão. “Esse é um Enade que, pela primeira vez, apresenta parâmetros muito claros do que é o desempenho esperado para um estudante concluinte de um curso. Isso, do ponto de vista da regulação e da supervisão, é muito relevante, muito importante. Só agora a gente tem clareza do que se espera que o curso entregue para a sociedade, ao final”.   

Leia mais:  MEC comemora Dia Internacional da Educação

Os padrões de desempenho criados para as duas avaliações foram: Padrão 1, que corresponde à atuação profissional inicial, com competências básicas consolidadas; e Padrão 2, referente a uma atuação consistente, com maior autonomia pedagógica e fundamentação teórico-prática, sendo ambos considerados proficientes.  

“Uma das grandes entregas do Ministério da Educação neste momento é oferecer ao Brasil uma referência clara sobre os padrões de proficiência que estão sendo propostos para a formação docente no país”, destacou o presidente do Inep, Manoel Palacios. “Além dos resultados, nós temos referenciais que podem enviar não só as políticas federais e dos demais entes para a área da formação docente, mas especialmente as instituições de ensino superior que formam professores, tanto a formação inicial quanto as formações que são oferecidas em caráter continuado aos profissionais da educação”. 

20/05/2026 - Café da manhã com a imprensa. Fotos: Fábio Nakakura

Resultados – Em 2025, a PND registrou mais de 1 milhão de inscritos, com cerca de 760 mil participantes, o que corresponde a uma taxa de participação de 70%. Em 2025, foram avaliadas 17 áreas de licenciatura, com ampliação para 21 áreas a partir de 2026. Os resultados indicam ampla adesão das redes públicas de ensino ao uso da PND, totalizando 1.530 redes aderidas: 22 estados e 1.508 municípios, sendo 18 capitais. Foram realizadas mais de 210 mil consultas de CPF no sistema do Inep para acesso aos resultados pelas secretarias de educação no início deste ano letivo.  

Sobre o Enade das Licenciaturas, os dados de 2025 evidenciam diferenças importantes segundo a modalidade de ensino e a natureza das instituições: concluintes de cursos presenciais apresentaram desempenho significativamente superior ao observado na educação a distância; e estudantes de instituições públicas federais e estaduais concentram os melhores resultados.  

Ao todo, 73,9% dos concluintes de licenciaturas presenciais foram avaliados como proficientes, enquanto 46,9% dos concluintes de educação a distância (EaD) atingiram a proficiência. Se consideradas as categorias administrativas, foram avaliados como proficientes:  

  • 75,9% dos concluintes de pública federal   
  • 73,3% dos concluintes de pública estadual  
  • 70,8% dos concluintes de comunitárias   
  • 46,5% dos concluintes de privadas  

Em todo o país, foram avaliados 4.948 cursos de licenciatura. Cerca de 56,8% obtiveram conceitos 3, 4 ou 5, sendo aproximadamente 39,1% classificados nos conceitos mais elevados. Os resultados reforçam o uso do Enade como instrumento de subsídio ao monitoramento, à regulação e à indução da qualidade da formação docente. 

Regulação – Responsável pelas medidas regulatórias dos cursos de licenciaturas, o MEC adotou estratégias recentes para induzir a qualidade dos cursos de graduação brasileiros e aumentar o desempenho geral dos concluintes em edições futuras do Enade das Licenciaturas. 

Com o estabelecimento da Nova Política de Educação a Distância (Decreto nº 12.456/2025), todos os cursos de licenciatura deverão ser ofertados exclusivamente nos formatos presencial ou semipresencial, sendo vedada a oferta a distância. Assim, todos os cursos de licenciatura EaD foram colocados em extinção. Os cursos presenciais de licenciatura também devem adequar sua oferta, limitando o ensino a distância ao percentual determinado pelo decreto até maio de 2027. Já os cursos semipresenciais devem iniciar seu funcionamento de acordo com as novas regras. 

Leia mais:  Enem: pedido de reaplicação para municípios do Pará vai até 12/12

Outras medidas regulatórias serão adotadas a fim de garantir o acompanhamento e a melhoria da qualidade dos cursos que obtiveram conceitos Enade 1 e 2, considerados insatisfatórios do ponto de vista regulatório. Uma dessas iniciativas é a suspensão da renovação automática de reconhecimento de cursos, ou seja, sem visitas para avaliação in loco.  

Além disso, a pasta acompanhará o desempenho desses cursos, realizando um monitoramento sistemático da evolução dos indicadores de qualidade no período de transição do decreto, que será de dois anos, conforme disposto na Portaria MEC nº 381/2025. Após esse período de transição, todos os cursos de licenciatura passarão por avaliação in loco

Prova Nacional Docente – A PND é um exame anual realizado pelo MEC e pelo Inep com o objetivo de auxiliar estados e municípios na seleção de professores para suas redes. Seu conteúdo baseia-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial de professores da educação básica, além de dispositivos normativos e legislações que regulamentam o exercício profissional nas áreas avaliadas. 

As matrizes de referência definem o perfil esperado, bem como as competências, habilidades e conteúdos avaliados. Elas também orientam a elaboração das questões a partir do Banco Nacional de Itens (BNI) da educação superior, coordenado pelo Inep. 

A PND é composta por duas partes: formação geral e componente específico, com duração total de cinco horas e trinta minutos. A formação geral inclui 30 questões objetivas e uma discursiva, elaboradas a partir de temas ligados à formação docente. Já o componente específico conta com 50 questões de múltipla escolha, voltadas ao conteúdo próprio de cada área. 

Além de estudantes concluintes de cursos de licenciaturas, também podem participar da prova pessoas com essa formação que tenham interesse em participar de concursos ou processos seletivos promovidos pela União, pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios que adotem o resultado da avaliação como etapa de admissão. 

Adesão – O período de adesão à PND está aberto até 31 de maio. As redes de ensino interessadas em utilizar a PND para selecionar professores para a educação básica devem formalizar a adesão ao exame, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec). A formalização é realizada pelos secretários de educação. 

Inscrição – Em 2026, a Prova Nacional Docente será aplicada em 20 de setembro. Os professores interessados em realizar o exame devem se inscrever no período de 22 de junho a 3 de julho. A nova data foi divulgada nesta quarta-feira (20), pelo MEC e Inep. 

Enade das Licenciaturas – Aplicado pelo Inep, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes para as licenciaturas é realizado em duas etapas: a teórica, por meio da Prova Nacional Docente (PND); e a prática, durante o estágio supervisionado ou a regência de classe nas escolas de educação básica, que avaliará as competências pedagógicas desenvolvidas ao longo da formação. 

Apresentação | PND e Enade das Licenciaturas 
Resumo | PND e Enade Licenciaturas 
Conceito Enade das Licenciaturas 
Microdados PND 

Assessoria Comunicação Social do MEC, com informações do Inep e da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) 

Fonte: Ministério da Educação

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana