Mato Grosso

Polícia Civil prende duas pessoas por furto de energia em Cuiabá

Publicado

A Polícia Civil realizou, na noite dessa quinta-feira (8.1), a prisão em flagrante de dois suspeitos pelo crime de furto de energia elétrica, qualificado pelo concurso de pessoas, em uma residência localizada no bairro Morada da Serra, em Cuiabá.

A ação ocorreu após a Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica, realizar o desligamento de unidades consumidoras em uma casa em razão de irregularidades constatadas.

Diante da informação de que poderia haver religação clandestina, equipes da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá (Derf) passaram a acompanhar a situação no local.

Durante a fiscalização, foi flagrado o momento em que um dos suspeitos realizava a religação irregular da rede elétrica, utilizando ferramentas e equipamentos próprios para esse tipo de intervenção ilegal.

A prática foi imediatamente interrompida, sendo dada voz de prisão ao autor da ligação clandestina. Outro suspeito, responsável pelo imóvel, acompanhava a ação e também foi detido.

No local, foram apreendidos diversos materiais utilizados na prática criminosa, entre eles ferramentas manuais, conectores de derivação e equipamentos de segurança, os quais foram encaminhados à unidade policial para formalização do procedimento.

Leia mais:  Corpo de Bombeiros Militar localiza corpo de homem vítima de afogamento no Rio Suspiro

Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia de Roubos e Furtos de Cuiabá, onde foram autuados em flagrante delito pelo crime de furto de energia elétrica qualificado pelo concurso de pessoas, permanecendo à disposição da Justiça.

“O furto de energia, além de configurar crime, gera riscos à segurança da população, podendo ocasionar acidentes graves, incêndios e prejuízos ao sistema elétrico. A atuação integrada com a concessionária tem sido fundamental para coibir esse tipo de prática e garantir a regularidade e a segurança do fornecimento de energia à sociedade”, disse o delegado Hugo Abdon de Araújo Lima.

Fonte: Governo MT – MT

publicidade

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate 13 incêndios florestais nesta sexta-feira (9)

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) combate, nesta sexta-feira (9.10), 13 incêndios florestais registrados nos municípios de Água Boa, Colniza, Cuiabá, Juruena, Marcelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Maringá, Paranatinga, Rosário Oeste, São José do Rio Claro, Tesouro e União do Sul.

As ações de combate estão concentradas, principalmente, em Marcelândia, onde os bombeiros atuam em duas ocorrências. Além desse local, as equipes permanecem mobilizadas nas demais localidades, realizando ações de combate direto às chamas e controle dos focos de incêndio.

As operações contam, conforme a necessidade de cada ocorrência, com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil Estadual, do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Polícia Militar. A atuação integrada das forças amplia a capacidade de resposta e fortalece o combate aos incêndios florestais em Mato Grosso.

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 13 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme a última checagem realizada às 17h no Programa BDQueimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde). Sendo os 13 focos registrados na Amazônia.

Leia mais:  Setasc divulga sorteados para assistir a partida entre Cuiabá e Botafogo-SP nesta segunda-feira (30)

Fiscalização – Operação Infravermelho

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento do uso irregular do fogo no âmbito da Operação Infravermelho. Esse monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com o apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar, de forma antecipada, áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou na extinção de incêndios nos municípios de Água Boa, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Garças, Boa Esperança do Norte, Bom Jesus do Araguaia, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Colíder, Colniza, Dom Aquino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Guiratinga, Juara, Lambari D’Oeste, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Maringá, Nova Nazaré, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Peixoto de Azevedo, Poxoréu, Primavera do Leste, Ribeirão Cascalheira, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Terezinha, São Félix do Araguaia, União do Sul e Vila Rica.

Leia mais:  Pesquisa finaliza protótipo para avaliação da qualidade e maciez da carne bovina em tempo real com uso de IA

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais nos biomas Amazônia, Cerrado e Pantanal, entre 1º de julho e 30 de novembro de 2026. Nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

O uso irregular do fogo pode configurar crime ambiental e está sujeito às penalidades previstas em lei. Além de ser proibida, a prática representa riscos à segurança pública, à saúde da população e ao meio ambiente. Casos de uso irregular do fogo, inclusive em áreas urbanas, devem ser denunciados pelos números 193 (Corpo de Bombeiros Militar) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: Governo MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana