Mato Grosso

Corpo de Bombeiros combate incêndio em secador industrial e em pneus de descarte irregular

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu duas ocorrências de incêndio, na manhã desta sexta-feira (6.2), na MT-449, em Lucas do Rio Verde (a 332 km de Cuiabá).

A equipe da 13ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (13ª CIBM) foi acionada para combater um incêndio em um secador industrial de grãos, localizado em uma empresa, na Estrada da Bahiana.

No local, foi constatado um incêndio ativo no equipamento, que armazenava aproximadamente 50 toneladas de grãos de soja. A equipe executou um trabalho técnico minucioso de resfriamento do sistema do equipamento, no piso superior, a uma altura aproximada de 20 metros. A atuação possibilitou o controle do calor e a prevenção de reignição do material, com êxito. Ninguém ficou ferido.

A segunda ocorrência foi registrada por volta das 11h30, em frente à Fundação Rio Verde. No local, aproximadamente 50 pneus usados, provenientes de descarte irregular, estavam em chamas, emitindo grande volume de fumaça tóxica no perímetro.

Leia mais:  Polícia Militar localiza suspeito por tentativa de homicídio contra idoso em Cuiabá

O CBMMT atuou com duas equipes no trabalho técnico de extinção do incêndio e realizou o rescaldo total do material.

Durante a ocorrência, o fiscal da prefeitura esteve presente e informou que fará a notificação oficial dos proprietários, bem como os respectivos enquadramentos legais.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Bombeiros resgatam mulher com vida após vários dias perdida em área de mata

Publicado

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) localizou com vida, nesta sexta-feira (1º.5), uma mulher de 37 anos que estava desaparecida na região da Terra Indígena Sararé, no município de Pontes e Lacerda (a 444 km de Cuiabá).

As buscas foram conduzidas pelas equipes da 8ª Companhia Independente Bombeiro Militar (8ª CIBM) e tiveram início no dia 28 de abril, quando um familiar comunicou o desaparecimento da mulher. As informações repassadas indicavam que ela estaria perdida na mata desde o dia 25, após se separar da irmã, com quem estava acompanhada. Ela não foi vista desde então.

Para a operação de busca, foram empenhadas equipes terrestres e um binômio cinotécnico (condutor e cão de busca), capaz de localizar pessoas mesmo em áreas de difícil acesso, além do apoio da Força Nacional, que utilizou um drone equipado com sensor térmico para auxiliar no trabalho, e de voluntários.

Durante a operação, as equipes enfrentaram grande dificuldade devido à mata fechada, ao relevo irregular e à presença de morros, cânions com cursos d’água ativos, várias quedas d’água e trechos bastante úmidos e escorregadios. Mesmo diante das condições adversas, as equipes mantiveram as buscas de forma contínua até localizar a mulher em um local de difícil acesso.

Leia mais:  Detran-MT realiza ações educativas nas Escolas Estaduais Salim Felício e Rubens de Mendonça

A vítima estava viva, porém debilitada e com dificuldade de locomoção. Após localizá-la, imediatamente, os bombeiros realizaram o atendimento pré-hospitalar inicial, incluindo avaliação, estabilização e preparação para a retirada da mata. A mulher foi acondicionada em maca tipo envelope, garantindo sua estabilidade durante o transporte terrestre até a viatura dos bombeiros.

Devido ao terreno íngreme, os bombeiros precisaram utilizar técnicas de salvamento em altura, com instalação de sistemas de ancoragem e cabos de sustentação, para assegurar a segurança da equipe e da vítima durante todo o percurso terrestre. O resgate durou aproximadamente 4 horas e 20 minutos, em razão da vegetação densa, do relevo acidentado e à necessidade de atravessar cursos d’água.

Após o resgate, a vítima foi encaminhada a uma unidade hospitalar para receber os cuidados médicos.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana