Política MT

ALMT e IMAC alinham ações para ampliar apoio a pequenos pecuaristas

Publicado

O presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (IMAC), Caio Penido, esteve no gabinete do deputado estadual Eduardo Botelho (União), nesta segunda-feira (23), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), para tratar de pautas estratégicas da pecuária estadual, com destaque para o Passaporte Verde, a rastreabilidade do rebanho e a necessidade de políticas diferenciadas voltadas aos pequenos produtores.

Durante o encontro, Botelho solicitou que o IMAC desenvolva estratégias específicas para atender a realidade dos pequenos pecuaristas, considerando suas limitações estruturais e econômicas.

“O pequeno produtor não pode ser tratado de forma igual ao grande, porque as condições são diferentes. Precisamos de um trabalho diferenciado, com apoio técnico e soluções viáveis para que ele consiga se adequar às exigências sem ser prejudicado”, defendeu o parlamentar.

O presidente do IMAC destacou que a implantação do Passaporte Verde, sistema estadual de rastreabilidade individual do rebanho, está alinhada ao Plano Nacional de Identificação Individual e será implementada de forma gradual.

“É um tema bastante complexo. Desde o início, temos essa preocupação com o pequeno produtor. Existe um Plano Nacional de Rastreabilidade e Identificação Individual e o que fizemos foi adequar os prazos do estado a esse plano. O Passaporte Verde passa a ser o plano de Mato Grosso, praticamente o mapeamento do rebanho do Estado”, explicou Caio Penido.

Leia mais:  ALMT recebe Estatuto do Pantanal e reforça compromisso com políticas sustentáveis para a região

Segundo ele, o Instituto monitora o grau de regularização das propriedades e o potencial de adesão dos produtores, com período inicial voluntário antes da obrigatoriedade.

“Estamos acompanhando quantas propriedades de pequenos produtores estão irregulares e o potencial de regularização. Inicialmente haverá adesão voluntária e, depois, a obrigatoriedade. A expectativa é que, nesses quatro anos, a tecnologia avance e surjam soluções que reduzam a complexidade para o pequeno produtor, como a biometria do focinho dos animais para identificação individual”, afirmou.

Outro ponto debatido foi a padronização de balanças e a relação entre produtores e frigoríficos, tema que historicamente gera conflitos na cadeia da carne.

“A Assembleia apoiou a criação desse marco com a expectativa de melhorar a valorização da carne e a relação com o produtor. Cada frigorífico tinha sua própria forma de pesagem e avaliação das carcaças. Hoje há mais padronização, mas ainda existem reclamações”, observou Botelho .

Ele lembrou que iniciativas para ampliar a transparência na pesagem já foram discutidas no estado e defendeu a retomada do tema.

“O produtor é o elo mais fraco da cadeia. Ele entrega o gado e não consegue acompanhar a pesagem e o rendimento. Os pequenos são os mais prejudicados, porque os grandes têm maior poder de negociação. Por isso, esse debate precisa avançar”, disse o parlamentar.

Leia mais:  Empaer entrega tratores para fortalece agricultura familiar

“Nosso objetivo é garantir que Mato Grosso continue líder na produção de carne com qualidade e sustentabilidade, sem deixar o pequeno produtor para trás. Vamos acompanhar de perto a implantação do Passaporte Verde e cobrar soluções adequadas, como a criação e o fortalecimento de cooperativas para atender à realidade dos pequenos produtores”, concluiu o deputado.

Fonte: ALMT – MT

publicidade

Política MT

Cobertura das Eleições 2026 mobiliza mais de 60 profissionais da ALMT

Publicado

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) mobilizou mais de 60 profissionais da Secretaria de Comunicação Social (Secom) para a cobertura das Eleições 2026. Em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), tevê, rádio, site, redes sociais, fotografia e produção audiovisual do Poder Legislativo atuaram de forma integrada antes, durante e após a votação.

O trabalho começou meses antes da eleição, com conteúdos de orientação e serviço ao eleitor, e ganhou uma operação especial no domingo (4), quando as equipes acompanharam a apuração diretamente da sede do TRE-MT. A totalização dos votos em Mato Grosso foi concluída às 20h30.

Neste domingo, o Instagram institucional da ALMT alcançou 1,4 milhão de visualizações orgânicas. Também houve um alcance de aproximadamente 300 mil contas e mais de 44 mil interações com os conteúdos.

“Para a cobertura das eleições, realizamos um planejamento específico, com equipes atuando tanto na Assembleia Legislativa quanto diretamente no TRE. Ao todo, foram 43 peças produzidas e publicadas durante a cobertura, entre elas 24 posts com os perfis dos deputados estaduais, governador e senadores eleitos. Também realizamos a retransmissão ao vivo da cobertura da TV Assembleia pelas redes sociais, ampliando o alcance das informações e permitindo que a população acompanhasse os acontecimentos e os resultados em tempo real. É um resultado muito expressivo, principalmente por ter sido conquistado de forma totalmente orgânica, sem investimento em anúncios”, analisa a gerente de marketing da ALMT, Noemia Almeida.

Foto: Helder Faria

O setor de Gestão de Redes e Publicidade Institucional contou com a participação de 10 profissionais na organização da cobertura das eleições. A equipe esteve envolvida em diferentes etapas, desde o planejamento e a produção dos conteúdos até a publicação, transmissão, moderação, atendimento e atualização das informações.

Na TV Assembleia, foram pouco mais de 4 horas de transmissão ao vivo pelo YouTube, com cerca de 38 mil visualizações e mais de 400 interações do público. A cobertura também contou com a participação de TVs afiliadas em Sapezal, Cáceres e Sorriso, ampliando o alcance das informações no interior.

A operação da TV reuniu 15 profissionais na unidade móvel e na estrutura instalada no TRE, além de outros 22 no estúdio, nas equipes de rua e na redação. Durante o período eleitoral, também foram produzidas 24 matérias orientativas sobre o processo eleitoral e dez episódios do quadro “Como é que é?!”.

Leia mais:  Muito além da dor, conheça os direitos garantidos por lei para quem tem fibromialgia

“A TV Assembleia mobilizou todas as áreas: operação, jornalismo, técnica e programação. Passamos uma semana preparando toda essa cobertura ao vivo, que é um trabalho difícil de se desenvolver. Desta vez, fizemos diferente: uma parte da equipe ficou no estúdio e a outra nas dependências do TRE. Essa é a quarta eleição em que a TV ALMT acompanha, com exclusividade entre as emissoras de televisão, a apuração dentro do TRE. Foi uma cobertura bastante tranquila e tudo deu certo em relação à transmissão”, afirmou Jaime Neto, superintendente da TVAL.

Na Rádio Assembleia 89,5 FM, a cobertura ocupou cerca de 12 horas de programação. A emissora também realizou 4h20 de transmissão ao vivo pelo YouTube, com 860 visualizações, além de manter profissionais no TRE-MT, nas ruas e no estúdio para acompanhar a apuração.

“A Rádio Assembleia participou desta cobertura com 15 colaboradores, alguns no estúdio e outros no TRE. Durante toda a semana, tivemos essa movimentação, preparando e organizando tudo, além de fazer diversos testes para que o trabalho saísse com excelência, como saiu. É a Rádio Assembleia levando informação sobre as Eleições 2026”, afirmou José Marques, secretário adjunto de Comunicação da Assembleia e superintendente da Rádio ALMT.

O site institucional da ALMT trabalhou em três etapas: antes da eleição, com matérias de contextualização e serviço; no dia da votação, com o acompanhamento dos resultados; e no período pós-eleitoral, com informações sobre os próximos passos.

Ao todo, 16 conteúdos jornalísticos foram produzidos dentro desse planejamento. Entre eles está a reportagem “Entenda o que faz um deputado estadual”, que utilizou um infográfico para explicar de forma didática o papel dos parlamentares. As matérias publicadas já somavam quase 100 mil acessos nesta terça-feira (5).

“Esses números mostram que a Assembleia é reconhecida pela população como uma fonte oficial de informações. Isso é muito positivo, é o resultado de um trabalho feito com dedicação e seriedade, em respeito à comunicação pública”, afirmou Renata Neves, coordenadora de jornalismo do site institucional.

Leia mais:  Empaer entrega tratores para fortalece agricultura familiar

A cobertura também contou com cinco fotógrafos, que participaram de todas as etapas da produção, desde os preparativos e o dia da apuração até os registros posteriores.

O trabalho integrado entre reportagem, edição, fotografia, audiovisual e redes sociais permitiu registrar e distribuir os conteúdos nos diferentes canais da ALMT. “Um dos principais diferenciais da cobertura foi justamente o trabalho integrado entre os diversos setores da Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa. Atuamos de forma integrada entre todos os nossos veículo de comunicação – site, redes sociais, TVAL, Rádio Assembleia e a equipe de Fotografia. Essa integração permitiu ampliar a cobertura e entregar ao cidadão uma comunicação mais completa, dinâmica e acessível. O balanço que faço das eleições é extremamente positivo. Mais do que os números alcançados, conseguimos mostrar a força do trabalho em equipe e da comunicação pública. Nosso objetivo foi levar informação de interesse da população com rapidez, responsabilidade e de forma acessível, e acredito que conseguimos cumprir muito bem esse papel”, comemorou o secretário de Comunicação da ALMT, coronel Henrique Santos.

Foto: MARCOS LOPES/ALMT

O secretário destaca ainda o trabalho conjunto com o TRE, iniciado ainda no primeiro semestre. “Essa parceria começou em março deste ano com várias campanhas publicitárias e culminou neste domingo, dia das eleições, com esse acompanhamento ao vivo da apuração na sede do TRE. Montamos uma estrutura com mais de 60 profissionais para levar ao cidadão mato-grossense informações com credibilidade, qualidade e dados da apuração minuto a minuto”, destacou.

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral, Serly Marcondes Alves, ressaltou a importância da parceria para ampliar o acesso da população às informações eleitorais.

“A Assembleia tem uma imprensa incrível, que fala com todo o estado e conhece a particularidade de cada região de Mato Grosso. É isso que mais me agrada nesta parceria: toda essa amplitude dos meios de comunicação da Assembleia, site, rádio, TV e redes sociais”, afirma a presidente da TRE.

Fonte: ALMT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana