Várzea Grande
Taxistas e donos de vans escolares devem regularizar vistoria obrigatória até hoje em Várzea Grande
Publicado
27 de fevereiro de 2026, 09:29
A Prefeitura de Várzea Grande faz um alerta urgente aos permissionários do transporte de passageiros, hoje (27) é o último dia para a realização da vistoria anual obrigatória de táxis e vans escolares no Município.
O procedimento, conduzido pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana (SSPMU), é condição indispensável para a emissão do Alvará 2026, documento que autoriza o exercício legal da atividade. Sem a regularização, o profissional poderá ficar impedido de trabalhar.
A vistoria está sendo realizada na sede da Pasta, das 7h30 às 11h, e inclui conferência documental e inspeção técnica dos veículos, garantindo que estejam dentro dos padrões de segurança, legalidade e qualidade — especialmente neste período de maior circulação de pessoas em razão das festividades carnavalescas.
Para o transporte escolar, é obrigatória a apresentação de CRLV, CNH válida, comprovante de residência atualizado em Várzea Grande, certidão de antecedentes criminais, curso específico, cópia do alvará, pagamento do ISSQN, taxas de vistoria, relação de alunos e tacógrafo. Já para os taxistas, são exigidos CRLV, CNH válida, comprovante de residência, antecedentes criminais, Alvará 2026, ISSQN, taxas e verificação do taxímetro.
O coordenador de Mobilidade Urbana, Cidomar Arruda, reforça o caráter preventivo da ação. “É nesse momento que verificamos se o veículo está regularizado e se toda a documentação atende às exigências. Somente após essa conferência o alvará é liberado”, destacou.
Prazo final e penalidades
A Secretaria alerta que o não comparecimento dentro do prazo pode resultar em sanções administrativas, multas e até na suspensão da autorização para operar. “O prazo se encerra hoje. Quem não realizar a vistoria poderá ficar impedido de trabalhar até que a situação seja regularizada”, enfatiza Arruda.
A Prefeitura reforça o chamado para que taxistas e proprietários de vans escolares procurem imediatamente o setor responsável, evitando transtornos e garantindo que o serviço continue sendo prestado com segurança e responsabilidade à população várzea-grandense.
Galeria de Fotos (10 fotos)
Várzea Grande
Maria Fernanda chega a 78 unidades visitadas e avança na meta de conhecer toda a Rede Municipal
Publicado
3 de outubro de 2026, 17:31
De escola em escola, ouvindo profissionais, conversando com gestores, acompanhando a rotina dos estudantes e conhecendo de perto as necessidades de cada comunidade. É assim que a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, vem conduzindo o cronograma de visitas às unidades da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande.
Nesta sexta-feira (2), a secretária completou 78 visitas a unidades da Rede Municipal, entre Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs). A agenda terá continuidade nos próximos dias, com o objetivo de alcançar as 100 unidades que integram a rede.
Mais do que uma agenda administrativa, as visitas têm se transformado em momentos de escuta e aproximação. Em cada unidade, Maria Fernanda conhece diferentes realidades, acompanha projetos, identifica demandas e dialoga diretamente com os profissionais que fazem a educação acontecer diariamente.
“Estar dentro da escola é fundamental. É ali que conseguimos enxergar aquilo que muitas vezes não aparece em um relatório. Quero ouvir nossos profissionais, conhecer nossos estudantes, olhar para cada realidade e, a partir disso, planejar uma educação que realmente dialogue com as necessidades da nossa rede”, destacou Maria Fernanda.
A secretária também ressalta que cada unidade possui sua própria história, seus desafios e suas conquistas. Por isso, o contato direto com as comunidades escolares contribui para aproximar a gestão das pessoas e fortalecer as ações da Secretaria Municipal de Educação.
A caminhada pelas unidades continua até que a meta de visitar as 100 escolas e CEMEIs seja alcançada. A cada visita, novos rostos, histórias e aprendizados se somam ao compromisso de construir uma educação cada vez mais próxima, humana e conectada com quem vive a rotina escolar diariamente.
Enquanto o cronograma de visitas segue, as reuniões e demais agendas de trabalho estão sendo realizadas no gabinete da secretária, das 17h às 21h, até a conclusão das visitas às 100 unidades.
Galeria de Fotos (13 fotos)
PF prende cinco pessoas por suspeita de compra de votos em Boa Vista/RR
PF prende 18 pessoas no combate à compra de votos em Teresina
Voto deste domingo pesa no custo e no futuro do agronegócio brasileiro
Seguro rural ganha verba protegida e prazo para indenizar
PF prende homem com quase R$ 1 milhão e material de campanha na BR-101 em Alagoas
Mais Lidas da Semana
-
Esportes29 de setembro de 2026, 10:00Brasil vira sobre a Austrália e vence por 4 a 2 em amistoso
-
Várzea Grande1 de outubro de 2026, 10:00Crianças do CMEI Vovô Caetano vivenciam experiência com Lego e iniciam contato com a robótica
-
Política Nacional29 de setembro de 2026, 17:02Lei determina avaliação da qualidade de hospitais
-
Turismo29 de setembro de 2026, 10:30Ministério do Turismo participa da abertura da ABAV Expo 2026, em São Paulo

