Sorriso

Município lança “Março da Prevenção” com foco na informação e conscientização em saúde

Publicado

Cuidar da saúde deve ser um compromisso diário. Pensando nisso, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza ao longo de março a campanha “Mês da Prevenção”, com a proposta de conscientizar a população sobre a importância do cuidado contínuo com a saúde e do diagnóstico precoce.

A iniciativa aborda temas importantes que unem quatro frentes principais de conscientização:

  • março Lilás: Combate ao câncer de colo do útero e incentivo ao exame preventivo.
  • março Azul-Marinho: Prevenção ao câncer colorretal por meio de exames de rotina.
  • março Amarelo: Visibilidade à endometriose e seus impactos na saúde feminina.
  • março Roxo: Conscientização sobre a obesidade e o incentivo a hábitos saudáveis.

A campanha também enfatiza a relevância do diagnóstico precoce, reforçando que identificar sinais e iniciar o acompanhamento quanto antes contribui para melhores resultados no tratamento.

Nesse contexto, a rede municipal de saúde desenvolve ações preventivas por meio das Unidades Básicas de Saúde, que funcionam como porta de entrada do cuidado, oferecendo acolhimento, orientações e acompanhamento contínuo à população.

Leia mais:  Sorriso amplia capacidade energética com nova subestação e investimento de R$ 35 milhões

“Nosso objetivo é fortalecer a cultura do cuidado contínuo na comunidade. Mais do que buscar atendimento apenas quando a doença aparece, queremos incentivar o uso dos serviços de prevenção, permitindo a identificação precoce de sinais e ampliando as chances de um tratamento mais eficaz”, frisa o secretário municipal de Saúde, Dr. Vanio Jordani.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sorriso

Três PSFs estarão abertos no sábado com oferta da vacina da gripe

Publicado

Além disso, serão ofertados todos os imunizantes do Calendário Nacional de Imunização

Neste sábado, 25, é dia V de Vacinação. E para isso as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Mário Raiter, Jardim Amazonas e União estarão abertas no período da tarde, das 13 às 17 horas para imunizações. Estarão disponíveis todos os imunizantes do Calendário Nacional de Imunizações e, além disso, haverá a oferta da vacina da gripe.

Até o momento, Sorriso aplicou no geral 5.138 doses de imunizante contra a gripe; 16,30% do público-alvo estipulado pelo Ministério da Saúde (MS) em 31.514 cidadãos. Esse número – 5.138 doses engloba também profissionais da saúde e professores; desse total, especificamente 3.352 (13,93%) doses referem-se à idosos, crianças e gestantes, o que equivale a 1.958 idosos, 1.001 crianças de seis meses a 6 anos e 393 gestantes vacinados.

Responsável pela Central de Imunizações, a enfermeira Kátia Dal Prá destaca a importância da imunização. “Estamos no fim do período chuvoso e nesse cenário os casos de gripe são comuns; nossa meta com a vacinação é contribuir com a redução de casos e garantir a proteção contra a doença”, explica. “Por isso imunizar contra a gripe se torna essencial”, diz.

Leia mais:  Resultados da educação colocam Sorriso entre os destaques da alfabetização em Mato Grosso

A enfermeira recomenda que as famílias aproveitem o sábado para procurar as unidades e receber o imunizante. “Teremos três unidades abertas em pontos bem distintos da cidade, é uma oportunidade para quem trabalha durante a semana procurar atendimento”, destaca. A enfermeira lembra que com um grande número de pessoas vacinadas em um curto período de tempo, será possível interromper a cadeia de transmissão da influenza, evitando, além da doença, internações e agravamentos dos quadros.

“E não é somente a vacina da gripe: teremos todos os imunizantes disponibilizados pelo SUS, então se alguém tem dúvidas se falta ou não alguma dose, basta nos procurar em uma das unidades”, reforça. E a recomendação não vale só para o sábado: para quem tem dúvidas se está com os imunizantes em dia ou não, é só procurar a equipe da sala de vacina durante a semana e conferir se está tudo ok.

Vale reforçar que para a imunização deste sábado, basta procurar uma das unidades – Mário Raiter, Amazonas e União – munido de cartão de vacinas, cartão SUS e o CPF. Caso não tenha o cartão de vacinas, leve somente os demais documentos que um novo cartão será confeccionado na hora.

Leia mais:  Prefeitura reúne instituições para alinhar ações de qualificação profissional em Sorriso

Metas para Sorriso em relação à gripe

De acordo com a meta estabelecida pelo MS, dos 31.514 cidadãos que integram o público-alvo, 12.311 são crianças de 6 meses a 6 anos; 10.160 são idosos; há ainda 1.588 gestantes e 261 puérperas. Na lista também constam 60 indígenas; 2.020 trabalhadores da saúde; 259 indivíduos privados de liberdade; 44 funcionários do sistema de privação de liberdade; 1.924 pacientes com comorbidades; 931 professores e 1.956 pessoas portadoras de deficiência permanente.

A vacina protege contra que cepas?

Vale destacar que a vacina contra a gripe deve ser tomada anualmente devido à constante mutação do vírus. O imunizante protege contra três cepas (H1N1, H3N2 e B) e pode ser aplicado concomitante a outras vacinas. No entanto, a aplicação é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave após doses anteriores.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana