Cuiabá

Festas religiosas de bairros passam a integrar calendário oficial de Cuiabá

Publicado

Fabiana Prado | Assessoria vereadora Katiuscia Manteli

A fé que une vizinhos, fortalece laços e mantém vivas tradições agora tem reconhecimento oficial em Cuiabá. A Câmara Municipal aprovou, nesta terça-feira (3), dois projetos de lei que incluem no calendário oficial de eventos do município a Festa de Nossa Senhora das Dores, no bairro Jardim Florianópolis, e a Festa de Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Vitória.
As propostas representam o reconhecimento de histórias construídas ao longo de décadas dentro das comunidades e reafirmam o papel social dessas celebrações nos bairros.
No Jardim Florianópolis, a devoção a Nossa Senhora das Dores remonta à fundação da comunidade, em 1991, quando foi celebrada a primeira missa. Desde então, a festa, realizada na semana do dia 15 de setembro, tornou-se um dos momentos mais aguardados pelos moradores. A programação inclui novena, celebrações religiosas, procissão e atividades sociais com comidas típicas e apresentações culturais.
Já no Jardim Vitória, a tradicional Festa de Nossa Senhora Aparecida é realizada desde 1993, na primeira quinzena de outubro, reunindo mais de 1.500 pessoas a cada edição. Missas, terços, carreatas e manifestações culturais transformam o pátio da igreja em espaço de encontro, solidariedade e fortalecimento da identidade local. A arrecadação contribui diretamente para melhorias estruturais da igreja e para a manutenção das atividades pastorais.
Ao defender os projetos, a vereadora destacou que as propostas nascem da própria comunidade. “É importante esclarecer para a sociedade que as pautas e os projetos levantados nesta Casa são construídos a partir das demandas da comunidade. Eles chegam até nós por meio dos cidadãos que nos procuram”, afirmou.
Ela explicou que, após a aprovação da nova Lei do Silêncio, diversas festas tradicionais precisaram se adequar às exigências legais, o que inclui estar no calendário oficial do município para garantir autorização de realização. “Nós sabemos a importância das comunidades, das igrejas católicas e evangélicas, de todos os segmentos religiosos. São através desses eventos que a comunidade levanta recursos para manutenção da igreja, das salas de catequese, dos encontros de casais”, pontuou.
A parlamentar ressaltou ainda que, muitas vezes, parte da sociedade não consegue dimensionar o alcance social dessas iniciativas. “Às vezes, o que não é importante para alguns é primordial e fundamental para outros. Essas festas mantêm as igrejas abertas, atendem crianças na catequese, fortalecem pastorais da saúde, da família e social. Precisamos aprovar essas leis para que essas comunidades continuem realizando seus eventos”, destacou.
Reforçando a importância dos projetos, a vereadora acrescentou que o reconhecimento oficial também garante segurança jurídica para as comunidades. “Hoje existe uma exigência legal para que eventos de médio e grande porte estejam no calendário oficial. Quando aprovamos essas leis, estamos assegurando que essas festas possam acontecer de forma organizada, respeitando a legislação e preservando uma tradição que já existe há décadas”, explicou.
Ao concluir, ela enfatizou o significado coletivo das propostas. “Esses projetos não são apenas sobre datas comemorativas, são sobre fé, identidade e pertencimento. Quando valorizamos as festas tradicionais dos bairros, estamos valorizando as pessoas que constroem a história da nossa cidade todos os dias”, finalizou.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia mais:  Limpurb retira 15 toneladas de lixo no Parque Rodoviária e intensifica serviços

Comentários Facebook
publicidade

Cuiabá

Arraiá do Siminina e Siminino movimenta Pedra 90 com cultura, diversão e integração

Publicado

A programação de festas juninas e julinas do Programa Siminina teve continuidade no bairro Pedra 90 com a realização simultânea das comemorações dos projetos Siminina e Siminino, nas sedes dos programas na região do bairro Pedra 90, nesta quinta-feira (2).

A iniciativa reuniu crianças atendidas pelos programas em um momento de integração, valorização da cultura popular e fortalecimento dos vínculos com as famílias. As festas integram o calendário anual do Programa Siminina e contemplam as 18 unidades da iniciativa entre os meses de junho e julho.

No Pedra 90, a programação contou com brincadeiras, gincanas, apresentações culturais e um lanche coletivo com comidas típicas. As crianças também participaram da produção da decoração e de atividades sobre a história das festas juninas, com informações sobre a origem de alimentos tradicionais como pamonha, canjica, curau e cuscuz.

A coordenadora do Programa Siminina, Ivete Carneiro de Souza, destacou que as comemorações fazem parte do trabalho desenvolvido ao longo de todo o ano nas unidades.

Leia mais:  População e ambulantes elogiam novo ponto de vendas no Centro de Cuiabá

“A festa fortalece os vínculos entre as crianças, as equipes e as famílias. É um momento de integração e aprendizado. Elas conhecem a origem das comidas típicas, participam da decoração e vivenciam a cultura popular”, afirmou.

Segundo a coordenadora, a programação já soma 28 festas realizadas e segue nos próximos dias até contemplar todas as 18 unidades do programa. Algumas unidades promovem atividades nos dois períodos, enquanto outras concentram a comemoração em um único momento.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana