Policial

Polícia Civil inaugura nova sede da Delegacia de Arenápolis

Publicado

Funcionando desde a década de 80 em condições em um prédio antigo de estrutura precária e insalubre, a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso entregou, na manhã desta terça-feira (03.07), a nova sede da Delegacia de Polícia do município de Arenápolis (258 km a Médio Norte de Cuiabá).

O novo imóvel foi locado e adequado para atender as demandas da Polícia Civil, dispondo de salas para o trabalho cartorário e investigativo, celas conforme a legislação, pátio para guarda de veículos apreendidos, ambiente climatizado, pintura nas cores padronizada da Instituição, iluminação apropriada e rede lógica instalada.

A partir de agora, os moradores da cidade e região serão acolhido em um espaço propício, com maior qualidade na prestação do serviço público. Os servidores da Delegacia de Polícia de Arenápolis terão também local digno para exercerem as funções.

O secretário de Segurança Pública, Gustavo Garcia Francisco, falou da importância da nova Delegacia de Polícia de Arenápolis, a qual para se tornar realidade passou por uma série de ações, que iniciou com participação do delegado titular José Ricardo Garcia Bruno, que muito trabalhou para conseguir primeiro o projeto adequado, para que os policiais tivessem condições mínimas de trabalho.

Leia mais:  Polícia Civil forma 125 policiais que reforçarão o combate à criminalidade em MT

“Esse pleito é um projeto que visa atender uma carência de décadas. Batalhamos por uma unidade digna para atender a sociedade e nossos policiais. Sabemos da dificuldade orçamentária do Estado, porém, muito se foi cobrado por parte dos servidores, por parte do Sindicato dos Investigadores de Polícia (Sinpol), que lutaram por melhores condições de trabalho”, reconheceu Gustavo Garcia.

O  delegado de Arenápolis, José Ricardo Garcia Bruno, discorreu sobre a conquista. “Em algum momento o prédio da antiga delegacia esteve em boas condições, eu acredito, mas ele nunca foi adequado para um trabalho de delegacia. Esse prédio novo é infinitamente melhor e mais adequado para o trabalho policial”, disse.

O delegado ainda agradeceu aos policiais colegas de trabalho (investigadores e escrivães), que segundo ele foram fundamentais na conquista. “Suportaram por muito tempo o endereço antigo. Sem deixar de atender a população, do melhor jeito possível em um ambiente insalubre”, completou.

Presente na inauguração, a delegada regional de Nova Mutum, Alessandrah Marquez Alecrim, mencionou a vitória para Arenápolis e Polícia Civil. “Mesmo sem condições dignas de trabalho, a equipe de verdadeiros guerreiros formados pelas três carreiras (delegado, escrivão e investigador), não desistiu, não fez dessa situação um motivo para dificultar o trabalho”, parabenizou a delegada regional.

Leia mais:  Polícia Civil lança operação de combate à violência contra a mulher em MT nesta quarta-feira (07)

Para finalizar o delegado geral da Polícia Civil, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, falou da satisfação de estar na cidade para entregar o prédio aos policiais da unidade. “Os policiais que aqui laboram terão condições plenas de exercer suas funções. Sabemos que as  dificuldades financeiras são grandes, entretanto, a diretoria vem conseguindo com muito esforço alcançar resultados expressivos, reformando e inaugurando delegacias”, disse Vasco.

Participaram da inauguração, o diretor do interior, Wladimir Fransosi, a presidente do Sindicato dos Investigadores, Edleusa Mesquita, a juíza de direito da Comarca, Marina Carlos França, o promotor de justiça, Mario Anthero Silveira de Souza, o presidente da Câmara dos Vereadores, Edilson Pires dos Santos, além de representantes da Prefeitura, Polícia Militar, entre outros convidados.

 

publicidade

Policial

Polícia Civil cumpre mandados e mira esquema de furto e receptação de materiais em Várzea Grande

Publicado

A Polícia Civil deflagrou, nesta quinta-feira (8.10), a Operação Linha Cruzada, para cumprimento de três mandados de busca e apreensão contra investigados por crimes de furto qualificado pelo abuso de confiança e receptação qualificada.

As ordens judiciais, deferidas com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), foram cumpridas em dois endereços em Várzea Grande e um em Cuiabá, sendo alvos as residências dos investigados e uma empresa apontada como possível receptadora dos materiais subtraídos.

A investigação teve início após o representante legal de uma empresa vítima procurar a Derf-VG para comunicar o desvio de materiais pertencentes à empresa. Segundo as investigações, um funcionário, responsável pelo transporte de postes e outros materiais, teria se aproveitado da função exercida e da disponibilidade de um veículo para realizar as subtrações durante os deslocamentos para entregas.

As investigações apontaram ainda que os materiais eram retirados sem autorização e sem a existência de ordem de serviço correspondente. Posteriormente, os produtos supostamente furtados eram deixados nas proximidades de outra empresa, localizada no Jardim Eldorado, em Várzea Grande, apontada como possível receptadora.

Leia mais:  Polícia Civil forma 125 policiais que reforçarão o combate à criminalidade em MT

Durante as diligências, a equipe de investigação realizou análises de informações, documentos e dos trajetos percorridos pelo veículo utilizado pelo suspeito. O cruzamento dos dados permitiu identificar a possível empresa receptadora e seu responsável legal, além de apontar a ligação entre os investigados.

Conforme a documentação apresentada pela empresa vítima, foram subtraídos mais de 40 postes de concreto modelo duplo T11/300, 68 cruzetas de concreto e aproximadamente 2 mil metros de cabo protegido de alumínio de 50 mm, além de 400 metros de cabo de cobre XLPE de 16 mm. O prejuízo causado à empresa é estimado em mais de R$ 100 mil.

Diante dos elementos reunidos durante a investigação, foi representado pela expedição dos mandados de busca e apreensão, com o objetivo de arrecadar novos elementos de prova e esclarecer a participação dos investigados nos crimes.

Segundo o delegado responsável pelas investigações, Sérgio Luís Henrique de Almeida, a operação é resultado de um trabalho de investigação qualificado da Derf-VG. “A investigação teve como foco a identificação dos envolvidos no esquema de subtração de materiais de uma empresa de Várzea Grande e a apuração da possível receptação dos produtos. Os trabalhos seguem em andamento para total esclarecimento do crime e identificação de outros possíveis envolvidos no esquema”, disse o delegado.

Leia mais:  Polícia Civil lança operação de combate à violência contra a mulher em MT nesta quarta-feira (07)

Fonte: Policia Civil MT – MT

Continue lendo

Mais Lidas da Semana