Policia Federal

PF combate organização criminosa envolvida no tráfico internacional de mulheres para exploração sexual

Publicado

Brasília/DF. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (10/3), a Operação New Girl, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa transnacional suspeita de aliciar e enviar mulheres brasileiras para exploração sexual em países da Europa.

Na ação, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão no estado de São Paulo, expedidos pela Justiça Federal. As medidas visam reunir provas, interromper a atuação do grupo e desarticular sua estrutura financeira. Os bens sequestrados incluem contas bancárias, criptomoedas, veículos, imóveis e outros ativos até o limite aproximado de R$ 4,7 milhões.

As apurações tiveram início após o relato de uma vítima que, ao viajar ao exterior por meio do esquema investigado, sofreu violência e passou a receber ameaças de integrantes do grupo. A partir das informações prestadas, foram identificadas outras mulheres que teriam sido recrutadas e submetidas a práticas semelhantes de exploração.

Segundo as investigações, o grupo utilizava redes sociais e aplicativos de mensagens para aliciar mulheres com promessas de altos ganhos, passagens financiadas e hospedagem. Ao chegarem aos países de destino, as vítimas eram obrigadas a repassar parte dos valores obtidos, cumprir regras impostas pela organização e permanecer sob constante vigilância e ameaças.

Leia mais:  PF prende homem pelo crime de moeda falsa no Rio Grande do Sul

A Polícia Federal reforça seu compromisso no enfrentamento ao tráfico internacional de pessoas e orienta que denúncias possam ser realizadas de forma anônima pelo telefone 194 ou pelo site www.gov.br/pf.

Comunicação Social da Polícia Federal no DF
[email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil no Paraná

Publicado

Ponta Grossa/PR. A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (25/6), a Operação Anjos da Rede X, destinada ao enfrentamento de crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes cometidos no ambiente virtual. A ação ocorreu em Ponta Grossa/PR, onde foi cumprido um mandado de busca e apreensão com a finalidade de identificar responsáveis e interromper a disseminação de conteúdos ilícitos na internet.

A investigação tem como principal objetivo estancar a circulação de arquivos contendo material de abuso sexual infantojuvenil e promover a responsabilização dos envolvidos. Com base nos elementos já reunidos, o investigado poderá responder pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material pornográfico envolvendo crianças e adolescentes. Foram apreendidos aparelhos eletrônicos que serão submetidos à perícia.

Embora o termo ‘pornografia’ ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota preferencialmente as expressões ‘abuso sexual de crianças e adolescentes’ ou ‘violência sexual de crianças e adolescentes’, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.

A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanhar o uso da internet por crianças e adolescentes, como forma de reduzir riscos e proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção.

Leia mais:  PF faz operação contra tráfico de mulheres

Comunicação Social da Polícia Federal em Ponta Grossa/PR
Disque denúncia: (45) 98824-6579
E-mail: [email protected] 

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana