Mato Grosso

Polícia Civil cumpre 40 ordens judiciais contra facção criminosa envolvida com tráfico de drogas em Sinop

Publicado

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11.3), a Operação Offline, para cumprimento de 40 ordens judiciais com foco na desarticulação de uma facção criminosa investigada por atuar no tráfico de drogas no município e região.

Dentre as ordens judiciais, cumpridas na operação, estão quatro mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão e 15 quebras de sigilo telemáticos, expedidos pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juiz das Garantias – Polo Sinop. Os mandados são cumpridos em diversos endereços ligados aos investigados no Município de Sinop.

As investigações, conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Sinop, apontaram a existência de um grupo estruturado e hierarquizado voltado à comercialização de entorpecentes, com divisão de funções entre seus integrantes.

A operação integra os trabalhos do planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para o ano de 2026, por meio da Operação Pharus, dentro do Programa Tolerância Zero, voltado ao combate às facções criminosas em todo o Estado.

Leia mais:  Audiência pública é realizada em Alta Floresta para apresentar plano de melhorias nos perímetros urbanos das MTs 320 e 208

Investigações

A identificação do grupo criminoso ocorreu após análise de materiais apreendidos em investigação anterior, que apontaram o envolvimento de diversos suspeitos que mantinham contato para tratar da venda de drogas, cobrança de dívidas relacionadas ao tráfico e organização da distribuição dos entorpecentes.

De acordo com os elementos reunidos no inquérito policial, os investigados utilizavam linguagem codificada para negociar drogas, organizar entregas e administrar a atividade ilícita, demonstrando a existência de uma rede criminosa com atuação contínua.

Os elementos apurados também indicaram a existência de mecanismos de controle interno do grupo, inclusive com menções à cobrança de dívidas e possíveis represálias a devedores.

Com base nos indícios reunidos, a Polícia Civil representou à Justiça pelas prisões preventivas, buscando a interrupção da atividade criminosa, e pelas buscas domiciliares destinadas à apreensão de drogas, armas, dinheiro, aparelhos celulares, computadores e outros objetos que possam contribuir para o avanço das investigações.

Segundo o delegado da Derf, responsável pelas investigações, Lucas Pereira Santos, a operação é um desdobramento de investigações anteriores conduzidas pela Polícia Civil, que já haviam identificado a atuação de integrantes da mesma rede criminosa no tráfico de drogas na região.

Leia mais:  Convocados do programa SER Família CNH Social têm até sexta-feira (1º) para apresentar documentos no Detran

“Com as novas diligências, a expectativa é ampliar a identificação de participantes e aprofundar a análise da estrutura do grupo investigado. As investigações seguem em andamento e outras medidas poderão ser adotadas conforme o avanço das apurações”, disse o delegado.

Offline

O nome da operação termo em inglês que significa “desconectado” faz referência à desarticulação do grupo criminoso, desconectando a sua atuação com o tráfico de drogas e outros crimes na região.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Parceria entre Governo e municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia: “Visão dessa gestão nos ajuda a planejar as obras”, afirma prefeito

Publicado

O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quarta-feira (24.6), convênios para a realização de R$ 110 milhões em investimentos nos municípios do Vale do Teles Pires e Portal da Amazônia. No total, 28 parcerias para melhorias em infraestrutura e educação foram assinadas durante o encontro dos prefeitos da região, com o governador Otaviano Pivetta, no Palácio Paiaguás.

“Com essas parcerias queremos reduzir cada vez mais a burocracia para que os recursos do Estado cheguem a quem realmente está lá na ponta, que é a população. Nos últimos anos, essa gestão conseguiu reverter a situação financeira do Estado, impulsionou o crescimento e está levando para os municípios, atuando em total parceria com os prefeitos, que são quem conhecem e tem autoridade para realizar essas obras”, destacou o governador Otaviano Pivetta.

Para o prefeito de Guarantã do Norte, Márcio Gonçalves, essa forma de parceria entre Governo do Estado e prefeituras, traz resultados importantes, pois escuta quem conhece as demandas de cada município, como a ampliação de salas de aula na Escola Municipal Professora Sueli Olmira Pereira.

“Essa visão do Governo de Mato Grosso de atuar em parceria com as prefeituras vai nos ajudar a planejar as obras para que saiam do papel o quanto antes e a gente consiga evitar situações como o período chuvoso. O município vai conseguir tocar a obra mais de perto, com atenção”, afirmou.

Leia mais:  Seduc reforça campanha de prevenção à evasão escolar na Rede Estadual

Todos os convênios firmados nesta quarta-feira de Guarantã do Norte foram na área de Educação, num total de R$ 10,8 milhões. O município terá ampliação de salas de aula em outra escola e a construção de uma escola estadual no bairro Jardim Araguaia. Já o município de Carlinda firmou convênios para desenvolvimento urbano, com construção de asfalto novo em estradas vicinais e ruas do distrito Del Rey, e na educação, com a construção de uma piscina semiolímpica na escola municipal Manoel Bandeiras. No total, serão R$ 15,5 investidos em Carlinda.

Para o prefeito de Carlinda, Pastor Fernando, tanto a reunião com os prefeitos, ouvindo cada um para fazer investimentos onde cada município mais precisa, vai trazer inúmeros resultados. “Essa colaboração entre Estado e município faz o Estado crescer e os resultados vêm”, ressaltou.

O Vale dos Teles Pires e Portal da Amazônia contemplam os municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.

Leia mais:  Sema promove workshops regionais sobre segurança de barragens

Também foram assinados convênios para investimentos em Alta Floresta, no total de R$ 4,4 milhões, para melhorias na infraestrutura urbana do município; com Itaúba, de R$ 7,3 milhões, para construção de asfalto e construção de arquibancada; Matupá terá R$ 14,4 milhões para fazer a reforma geral e a construção de uma nova escola estadual.

Nova Bandeirantes ganhará um nova quadra e terá construção de asfalto em ruas do município, no total de R$ 4,7 milhões; Nova Canaã do Norte assinou convênios e terá investimento do Estado para melhorias na infraestrutura urbana no total de R$ 4,9 milhões; Nova Guarita terá recursos estaduais para asfalto novo em área urbana no montante de R$ 2 milhões e Nova Santa Helena terá R$ 3,2 milhões para iluminação pública e a construção de um pórtico.

Também tiveram convênios assinados os municípios de Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Marcelândia.

Participaram da reunião os deputados federais Juarez Costa e Fábio Garcia; e os deputados estaduais Nininho, Dilmar Dal Bosco e Diego Guimarães.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana