Mato Grosso

Polícia Civil e MPE fiscalizam postos de combustíveis em Confresa e região

Publicado

A Polícia Civil e o Ministério Público de Mato Grosso realizaram, neste sábado (14.03), em Confresa, Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte e São José do Xingu, a Operação Ícaro, com o objetivo de orientar proprietários e responsáveis por postos de combustíveis sobre os preços praticados e repassados aos consumidores.

A ação foi realizada após denúncias registradas ao longo da semana devido à variação dos valores praticados na região. Segundo o delegado Rogério da Silva Irlandes, a fiscalização continuará nos próximos dias.

“Esse primeiro passo é de notificação e análise dos preços. Eu passei pessoalmente em cada posto, verifiquei os valores nas placas e constatei que alguns estabelecimentos sequer possuem placas com os preços, o que é inconcebível”, afirmou o delegado.

Durante as visitas, o delegado orientou funcionários e proprietários dos postos a manterem placas com os valores dos combustíveis em locais visíveis ao consumidor. Além disso, foram feitos registros fotográficos para posterior comparação entre os preços exibidos nas placas e os valores praticados nas bombas.

Leia mais:  Setasc promove apoio técnico para equipes dos CRAS de Várzea Grande

Ao todo, 11 postos de combustíveis de Confresa receberam a Nota Técnica do Ministério Público e instruções, além de Porto Alegre do Norte, Canabrava e São José do Xingu.

Operação Ícaro

O nome da operação, Ícaro, vem da mitologia grega, que conta a história de Ícaro, que voou com asas de cera e penas. Ao desobedecer seu pai e voar muito alto (em direção ao Sol), a cera derreteu, e ele caiu no mar.

A metáfora é que o alto preço do combustível faz os custos “voarem muito alto”, queimando o orçamento do consumidor e da economia, causando uma queda (prejuízo). A operação teria o objetivo de “derrubar” esses preços, ou evitar que continuem subindo em direção ao sol (especulação/tributação excessiva).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Van Rosa leva atendimento gratuito ao Distrito do Aguaçu nesta quinta-feira (2)

Publicado

A Van Rosa estará no Distrito do Aguaçu nesta quinta-feira (2), das 8h às 15h30, levando atendimento gratuito, acolhimento e orientação às mulheres da comunidade. A equipe ficará ao lado da torre, na entrada do distrito.

Coordenada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), a iniciativa integra as ações de fortalecimento da rede de proteção às mulheres, ampliando o acesso a informações e serviços de enfrentamento à violência doméstica e familiar.

Durante o atendimento, a equipe realizará orientações sobre direitos das mulheres, informações sobre os serviços disponíveis na rede de proteção e encaminhamentos, quando necessário, para atendimento especializado.

A ação também busca aproximar os serviços públicos das regiões mais afastadas dos centros urbanos.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Leia mais:  Polícia Civil deflagra operação em combate a crimes virtuais em municípios de MT
Continue lendo

Mais Lidas da Semana