Várzea Grande
Campanha do Refis entra em nova fase com atualização da faixa de descontos
Publicado
17 de março de 2026, 23:00
Além do atendimento presencial no Paço Municipal e no Subprefeitura do Cristo Rei, os contribuintes podem aderir à negociação por meio do aplicativo WhatsApp: (65) 9 8404-6296
O Programa de Regularização Fiscal (Refis) de Várzea Grande entra em uma nova fase e traz atualização na faixa de descontos aos contribuintes. Conforme a secretaria municipal de Gestão Fazendária, a partir de agora, o desconto para juros e multas no pagamento em cota única passa a ser 80%.
Conforme a legislação, o Refis 2026 permite que pessoas físicas e jurídicas regularizarem dívidas tributárias junto ao Fisco Municipal, em especial IPTU, Alvará e ISSQN e é válido para tributos – já vencidos -, cujo fato gerador tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2025.
Os atendimentos do Refis estão sendo realizados, presencialmente, no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), no Paço Municipal, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.
Os munícipes também podem ser atendidos, no posto avançado da Subprefeitura do Cristo Rei ou ainda na Procuradoria Municipal. Há também o serviço, de forma virtual, pelo aplicativo WhatsApp pelo número (65) 9 8404-6296.
O contribuinte também pode efetuar o pagamento de modo parcelado: em 12 parcelas com desconto de 60%, em 24 parcelas desconto de 40% e em 36 parcelas, exclusivamente para casos em que o valor total da dívida fique superior a 16.500 UPF/VG (dezesseis mil e quinhentas Unidades Padrão Fiscal do Município de Várzea Grande) com desconto de 20%.
Várzea Grande
Professoras de Várzea Grande lançam livro infantil sobre amor e superação da violência
Publicado
28 de junho de 2026, 11:29
Obra escrita por Eliani Silveira Viana e Maria da Guia Costa de Santos utiliza a história de uma menina para incentivar a reflexão sobre empatia, afeto e a construção de uma cultura de paz desde a infância
Uma tarde desta marcada por emoção, cultura e incentivo à literatura com o lançamento do livro “O Hospital Encantado de Nina”, das escritoras e professoras de Várzea Grande, Eliani Silveira Viana e Maria da Guia Costa de Santos. O evento foi realizado dia 26/06 na Orla Alameda, reunindo familiares, educadores, estudantes e amantes da literatura infantil.
A obra apresenta a história de Nina, uma menina que perde a mãe em decorrência da violência doméstica e encontra no amor da avó forças para superar a dor. A partir dessa experiência, a personagem cria, em sua imaginação, um hospital encantado onde homens violentos são tratados com amor, carinho, afeto e cuidado, transformando esses sentimentos em instrumentos de cura para romper o ciclo da violência.
Segundo a escritora Eliani Silveira Viana, a inspiração surgiu da preocupação com o aumento dos casos de violência contra mulheres e crianças.
“A inspiração nasceu da nossa observação sobre a crescente violência doméstica. A história mostra que Nina encontra no amor a cura para sua tristeza e passa a acreditar que as pessoas que praticam a violência também podem ser transformadas. Ela cria um hospital encantado onde a cura é o amor, o carinho e o afeto. É uma mensagem de esperança e de reflexão para toda a sociedade. Inicialmente pensamos nas crianças de até cinco anos, mas a mensagem alcança também a segunda infância e o público infantojuvenil, porque o amor não tem idade”, destacou.
A coautora Maria da Guia Costa de Santos ressaltou que a parceria entre as duas professoras nasceu da convivência diária em sala de aula e da paixão compartilhada pela educação.
“Somos professoras e vivenciamos diariamente o universo das crianças. Trabalhamos na mesma escola, conversamos muito e foi desse convívio que surgiu a ideia de escrevermos juntas. Essa é nossa primeira obra em coautoria e ela representa um sonho construído com dedicação, experiência e muito amor pela educação e pela literatura infantil”, afirmou.
A cerimônia contou ainda com apresentações culturais do grupo Canto e Encanto, da Escola Municipal Salvelina Ferreira da Silva, e dos estudantes da Escola Rural Maria de Lourdes, que encantaram o público e deram um brilho especial ao lançamento.
A superintendente de Cultura de Várzea Grande, Lu Arruda, destacou a importância de valorizar os talentos do município e incentivar a produção literária local.
“É motivo de orgulho para Várzea Grande ver duas professoras transformando suas experiências na educação em uma obra tão sensível e necessária. A literatura é uma ferramenta de transformação social e iniciativas como essa fortalecem nossa cultura, estimulam a leitura e mostram a força dos nossos escritores.”
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, ressaltou que o livro reforça o papel da educação na formação de cidadãos mais conscientes e humanizados.
“Essa obra leva uma mensagem poderosa de amor, empatia e respeito. É um exemplo de como a educação e a literatura caminham juntas na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora. Parabenizo as professoras Eliani e Maria da Guia por colocarem sua sensibilidade e experiência a serviço das nossas crianças e de toda a comunidade.”
Mais do que uma história infantil, O Hospital Encantado de Nina convida leitores de todas as idades a refletirem sobre o poder transformador do afeto, da empatia e do cuidado, mostrando que a construção de uma cultura de paz começa desde a infância.
Galeria de Fotos (56 fotos)
Ceope realiza mutirão de avaliação odontológica pré-transplante renal
Professoras de Várzea Grande lançam livro infantil sobre amor e superação da violência
Congresso promove treinamentos voltados ao atendimento de emergências e ao resgate de vítimas em acidentes
Cuiabá celebra os 10 anos da Lavagem do Rosário com mensagem de paz e acolhimento
Polícia Militar detém suspeitos por tráfico e apreende 60 porções de drogas Cáceres
Mais Lidas da Semana
-
Mato Grosso22 de junho de 2026, 09:30Confira a agenda de atendimentos da Van Rosa nesta semana
-
Agro News22 de junho de 2026, 09:00VLI reduz emissões em mais de 12% e supera metas sociais em relatório de sustentabilidade 2025
-
Cuiabá22 de junho de 2026, 10:30Capacitação fortalece atuação técnica de servidores no licenciamento ambiental
-
Entretenimento22 de junho de 2026, 16:30Mariana Rios celebra 6 meses do filho Palo com festa temática circense: ‘Viva o amor!

