Política MT

Deputado Dilmar Dal Bosco recebe homenagem do Governo do Estado e reforça atuação estratégica na ALMT

Publicado

Na noite da última sexta-feira (20), o governador Mauro Mendes (União) reuniu convidados para uma solenidade de homenagem a personalidades que, ao longo de suas trajetórias públicas e institucionais, contribuíram de forma relevante para Mato Grosso. A cerimônia reconheceu lideranças com a Comenda da Ordem do Mérito Mato Grosso, Grau Grã-Cruz, distinção voltada a personalidades que prestam serviços de impacto ao Estado.

Entre os homenageados, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União), foi agraciado com a comenda. Ao agradecer a honraria, o parlamentar associou o reconhecimento à atuação construída na interlocução entre o Executivo e a Assembleia Legislativa, função que exerceu por mais de sete anos como líder do governo.

“É muito gratificante trabalhar por Mato Grosso e receber esse reconhecimento. Essa honraria tem um significado especial para mim e para a minha família. Recebo essa comenda pelos serviços prestados na liderança do governo, por um trabalho de diálogo, articulação e construção de resultados para o estado”, afirmou Dal Bosco.

Ao se referir a Dilmar, Mauro Mendes ressaltou o peso político e institucional da função exercida pelo deputado desde o início da atual gestão. Segundo o governador, a participação do parlamentar foi decisiva em votações estratégicas, como as reformas da Previdência e dos incentivos fiscais, além de outros projetos considerados centrais para o reequilíbrio administrativo e financeiro do estado.

Leia mais:  Wilson Santos comemora a inauguração da sexta ponte que interliga Cuiabá e Várzea Grande

“Dilmar colaborou desde o primeiro dia do nosso governo, em 2019. Esteve presente em momentos decisivos, dialogando com os deputados e ajudando na aprovação de reformas e projetos importantes para Mato Grosso. Passamos por momentos delicados, lutas para melhorar o estado, discussões acaloradas, momentos tensos, fomos criticados, mas você, Dilmar, sempre esteve ao meu lado, ao lado do Mato Grosso, um guerreiro e exímio articulador. Por isso, hoje eu lhe digo muito obrigado”, declarou Mauro Mendes.

A homenagem reforça o espaço político ocupado por Dilmar dentro da base governista e consolida um ciclo de atuação ligado a temas estruturantes para Mato Grosso, como ambiente de negócios, segurança jurídica, equilíbrio das contas públicas e avanço da infraestrutura. Dilmar encerrará em breve o período à frente da liderança do governo na Assembleia, depois de sete anos de articulação em pautas que ajudaram a sustentar a agenda administrativa do Palácio Paiaguás.

“Essa é uma conquista coletiva. Divido esse reconhecimento com o governador Mauro Mendes, com a primeira-dama Virginia Mendes, com o vice-governador Otaviano Pivetta, com os secretários e com todos que ajudaram a construir essas vitórias. Ninguém faz um trabalho dessa dimensão sozinho”, finalizou Dal Bosco.

Leia mais:  Frente da Agropecuária propõe intervenção do Estado para evitar bloqueio aos produtos mato-grossenses

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Política MT

CST debate desembargos ambientais à agricultura familiar em Mato Grosso

Publicado

A Câmara Setorial Temática (CST) do Desembargo Ambiental da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou, nesta quinta-feira (16), uma reunião com a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, para discutir os procedimentos relacionados aos desembargos ambientais e ao licenciamento ambiental simplificado.

O debate teve como foco a implementação da Lei Complementar nº 830/2025 e da Lei nº 13.349/2026, que estabelecem regras para a regularização ambiental e o licenciamento simplificado destinados a agricultores familiares e pequenos produtores rurais. Também foram discutidos os desafios enfrentados pelo Estado na execução do Código Florestal e na consolidação de um modelo que concilie proteção ambiental, segurança jurídica e inclusão produtiva.

A Lei Complementar nº 830/2025 estabelece tratamento diferenciado, simplificado e proporcional para infrações ambientais cometidas por agricultores familiares e proprietários de imóveis rurais com até quatro módulos fiscais que desenvolvam atividades agrossilvipastoris. A norma busca conciliar a regularização ambiental com a permanência da produção no campo.

Já a Lei nº 13.349/2026 instituiu o regime de Licenciamento Ambiental Simplificado para atividades agropecuárias desenvolvidas por agricultores familiares e pequenos produtores rurais. A medida é destinada às propriedades que atendam aos critérios de sustentabilidade estabelecidos pelo órgão ambiental estadual, com o objetivo de tornar mais ágil o processo de licenciamento, sem abrir mão das exigências legais.

Para aderir ao novo regime, os proprietários deverão cumprir uma série de requisitos, entre eles manter o imóvel inscrito e regular no Cadastro Ambiental Rural (CAR), não possuir embargos ambientais vigentes na área da propriedade e apresentar declaração de conformidade ambiental, assumindo responsabilidade civil e administrativa por eventuais danos ambientais causados.

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, afirmou que os desafios enfrentados por Mato Grosso na regularização ambiental e nos desembargos refletem um problema nacional relacionado à implementação do Código Florestal. Segundo ela, o tema tem sido debatido em nível federal, em reuniões realizadas em Brasília com representantes do Ministério da Gestão e da Inovação, do Serviço Florestal Brasileiro e dos estados da Amazônia Legal e de Mato Grosso do Sul, em busca de soluções para aperfeiçoar a execução da legislação ambiental.

Leia mais:  Audiência pública na ALMT debate a saúde mental materna

A gestora apresentou dados do Painel de Regularização Ambiental, que apontam mais de 8,3 milhões de imóveis inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) em todo o país, mas com menos de 10% das análises concluídas. Em relação à área cadastrada, apenas 7,25% tiveram a análise finalizada.

Para a secretária, os números demonstram a complexidade da implementação do Código Florestal e as dificuldades enfrentadas pelos órgãos ambientais diante de lacunas na legislação, da pressão da sociedade e de orientações divergentes dos órgãos de controle, o que exige equilíbrio para cumprir a lei sem comprometer a segurança jurídica e a efetividade da política ambiental.

Mauren Lazzaretti afirmou que Mato Grosso construiu um modelo próprio para conciliar a proteção ambiental com a realidade dos pequenos produtores rurais, transformando o desembargo ambiental em uma oportunidade de regularização. Segundo ela, o objetivo é promover a inclusão produtiva sem abrir mão dos compromissos com o desenvolvimento sustentável, destacando que as medidas adotadas pelo Estado não representam anistia nem retrocesso na legislação ambiental.

A secretária também defendeu que as iniciativas previstas na Lei Complementar nº 830/2025 sejam adotadas de forma mais homogênea pelos demais entes federativos. De acordo com ela, a falta de uniformidade na aplicação das normas pode levar ao questionamento, em âmbito nacional, de atos administrativos praticados por Mato Grosso, como embargos, desembargos e licenças ambientais. Por isso, pediu o apoio da Assembleia Legislativa para fortalecer a defesa do modelo adotado pelo Estado.

Ela afirmou ainda que Mato Grosso se consolidou como referência nacional na regularização ambiental de imóveis rurais, independentemente do tamanho das propriedades. Segundo ela, levantamentos do Climate Policy Initiative (CPI), organização que acompanha, desde a implementação do Código Florestal, o desempenho dos estados na análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do Programa de Regularização Ambiental (PRA), colocam Mato Grosso entre os estados mais inovadores e com avanços contínuos tanto na validação dos cadastros quanto na regularização ambiental.

Leia mais:  Comissão de Infraestrutura analisa 26 projetos de lei

Lazzaretti destacou que os maiores avanços na validação dos cadastros ocorreram em Mato Grosso, São Paulo e, mais recentemente, no Paraná, resultado da adoção da análise automatizada dos processos. Ela ressaltou que, diferentemente dos estados das regiões Sul e Sudeste, Mato Grosso enfrenta desafios muito maiores em razão da dimensão territorial e da complexidade ambiental, o que torna os resultados ainda mais expressivos.

A secretária também enfatizou que o trabalho desenvolvido pelo Estado recebeu reconhecimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que acompanha, por meio da ADPF 743 (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), a implementação do Código Florestal nos estados da Amazônia e do Pantanal. Segundo ela, decisões do ministro André Mendonça destacam os avanços de Mato Grosso no cenário nacional da regularização ambiental.

Entre os encaminhamentos definidos durante a reunião está a parceria entre a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) para atuar, por meio da Câmara Setorial Temática (CST) do Desembargo Ambiental, na criação de uma mesa técnica destinada à discussão de soluções relacionadas aos desembargos ambientais.

A iniciativa tem como objetivo construir propostas e aperfeiçoar a legislação, buscando garantir maior segurança jurídica e mecanismos que favoreçam a regularização ambiental e beneficiem os proprietários rurais.

Fonte: ALMT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana