Policia Federal

PF combate crimes de abuso sexual infantojuvenil na internet no Maranhão

Publicado

Caxias/MA. A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (25/3), a Operação Conteúdo Proibido 19, em ação conjunta com o Ministério Público Federal, com a Defensoria Pública Estadual e com o Conselho Tutelar.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em Caxias/MA. Durante a ação, equipamentos de informática e mídias de armazenamento foram apreendidos e serão submetidos à perícia criminal, com a finalidade de extrair e de analisar dados que possam contribuir para a identificação de vítimas e de responsáveis pelos crimes.

A operação tem como objetivo colher elementos de autoria e de materialidade em diligência que apura a prática de crimes de abuso sexual e de exploração sexual de crianças e de adolescentes por meio da internet.

Caso confirmadas as hipóteses investigadas, os envolvidos poderão responder pelos crimes de produção, de armazenamento e de compartilhamento de material contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Nomenclatura e alerta

Embora o termo “pornografia” ainda conste no Estatuto da Criança e do Adolescente, a comunidade internacional adota preferencialmente as expressões “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual de crianças e adolescentes”, por refletirem com maior precisão a gravidade desses crimes.

Leia mais:  Polícia Federal prende suspeito de homicídio ocorrido há 15 anos

A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a acompanharem o uso da internet por crianças e por adolescentes, como forma de reduzir riscos e de proteger possíveis vítimas. O diálogo aberto sobre segurança no ambiente digital e a orientação para que crianças e adolescentes comuniquem situações suspeitas também são medidas importantes de proteção.

Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão
Telefones: (98) 3131-5105/ (98) 991286428
E-mail: [email protected]

 

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
publicidade

Policia Federal

PF fiscaliza segurança privada em Ponta Grossa/PR

Publicado

Ponta Grossa/PR. A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (8/7), ação de fiscalização da atividade de segurança privada no Bairro de Uvaranas, Ponta Grossa.

Durante as diligências, foi identificado que uma empresa estava prestando serviços gerais, mas divulgando serviços de vigilante, atividade típica de segurança privada, sem a respectiva autorização legal.

As medidas administrativas cabíveis foram adotadas pela Polícia Federal, observados os procedimentos previstos na legislação aplicável.

Comunicação Social da Polícia Federal no Paraná
Disque denúncia: (45) 98824-6579
E-mail: [email protected]

Fonte: Polícia Federal

Comentários Facebook
Leia mais:  PF, RF e BPFron apreendem carga descaminhada no Paraná
Continue lendo

Mais Lidas da Semana