Mato Grosso

Polícia Civil deflagra operação para combater crimes praticados por membros de facção

Publicado

A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (31.3), a Operação Linha Cortada, para apurar crimes de homicídio, corrupção de menores, tortura e organização criminosa, ligados a uma facção atuante em Mato Grosso, que vinham sendo ordenados de dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE).

Nesta terça-feira, equipes da Divisão de Homicídios Da 1ª Delegacia de Polícia de Cáceres dirigiram-se à PCE, onde, no pavilhão de dois integrantes da facção criminosa, foram apreendidas 138 trouxinhas de maconha, 219 trouxinhas de haxixe e quatro aparelhos celulares.

O delegado Fábio Viana Mateus, responsável pela investigação, destacou que a Operação Linha Cortada representa mais uma ação estratégica da Polícia Judiciária Civil no combate às facções criminosas que atuam dentro e fora do sistema prisional.

Segundo o delegado, as investigações apontam que integrantes da facção criminosa continuavam exercendo influência e praticando crimes graves, como homicídios, corrupção de menores, tortura e outros delitos, mesmo estando recolhidos no sistema penitenciário. Diante disso, a operação teve como objetivo interromper essa comunicação e enfraquecer a estrutura criminosa.

Leia mais:  Ipem-MT inaugura nova sede e reúne Inmetro e setor produtivo em Cuiabá

“O trabalho da Polícia Civil busca justamente cortar as linhas de comando que partem de dentro das unidades prisionais e que acabam refletindo em crimes nas ruas. As apreensões realizadas demonstram que a investigação está no caminho certo e que estamos atuando de forma firme para enfraquecer essas facções”, afirmou o delegado.

Fábio Viana Mateus também ressaltou que a Polícia Civil continuará intensificando as investigações e operações para garantir maior segurança à população.

“Nosso compromisso é com a sociedade. Seguiremos trabalhando de forma incansável para identificar os responsáveis por crimes graves e levar todos à responsabilização perante a Justiça”, concluiu.

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia

Publicado

Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir demandas da educação pública com o Governo de Mato Grosso. A reunião faz parte do ciclo de 10 encontros regionais organizados pelo Estado para ouvir prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas.

A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das redes municipais e alinhar ações em áreas como a construção e reforma de escolas e creches, o transporte escolar, a aquisição de equipamentos e a implementação de programas pedagógicos, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Na ocasião, os gestores municipais apresentaram demandas consideradas prioritárias para suas regiões, como a ampliação da oferta de vagas em creches, a melhoria da infraestrutura física das escolas e a renovação da frota de transporte escolar.

O governador Otaviano Pivetta convocou os prefeitos a reforçar a parceria já existente entre o Estado e os municípios. Segundo ele, a educação é a base de tudo e um povo sem ela não prospera. “Temos o Regime de Colaboração e vamos ampliá-lo ainda mais, de forma prática e sem burocracia”, disse.

Ele propôs que os municípios passassem a planejar, aprovar e executar as obras com recursos repassados pelo Estado. “Estamos recebendo as demandas que os gestores nos enviaram e esperamos que essa nova metodologia aqueça a economia das 142 cidades com a geração de empregos, aquisições no comércio local e, principalmente, que as obras atendam às reais necessidades de cada região”, destacou Otaviano Pivetta.

Leia mais:  Polícia Militar prende homem por tentativa de homicídio em Cuiabá

“Vamos continuar identificando as necessidades de cada município e atendendo às suas demandas com recursos suficientes para garantir que a educação pública continue oferecendo qualidade”, completou a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares.

A secretária enfatizou que só em convênios, o Estado já liberou às duas regiões, no período 2020-2026, R$ 183,7 milhões que foram aplicados na construção de escolas e de quadras poliesportivas em 16 municípios. “Foram beneficiadas 39 escolas que atendem mais de 18 mil alunos”.

Flávia também enumerou R$ 144 milhões investidos em repasses para a aquisição de 170 ônibus escolares. Mais de R$ 39 milhões para construção e reformas em 15 creches de 9 municípios, além de investimentos em programas como o Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum, o Educa MT, o Mais Inglês, entre outros. Foram mais de R$ 270 milhões em cooperação técnica no período.

Na avaliação do presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Teles Pires e prefeito de Nova Monte Verde, Edmilson Marino dos Santos, o Estado tem feito muito e, nos últimos 7 anos, Mato Grosso evoluiu significativamente. “Vejo um momento ímpar, pois, temos a oportunidade de ser ouvidos e atendidos cara a cara”.

Sobre as ações da Seduc, o prefeito enalteceu programas como o Regime de Colaboração, obras de infraestrutura, formação de professores e a parte pedagógica. “Os ganhos com a parceria são incontáveis”, completou Edmilson dos Santos.

Leia mais:  Detran-MT estuda como irá implementar novas regras para Carteira Nacional de Habilitação

Opinião endossada pelo prefeito de Carlinda, Fernando de Oliveira Ribeiro. “O Regime de Colaboração foi importantíssimo para o nosso avanço nos índices de alfabetização. Carlinda era o último colocado na área de abrangência da Diretoria Regional de Educação. Estávamos, inclusive, bem distante do penúltimo lugar”, recorda.

Fernando disse que, em 2024, a rede municipal de Carlinda saltou para a segunda colocação e, em, 2025, todas as unidades do ensino fundamental passaram para o grupo das 10 primeiras colocadas.

“A parceria com a Seduc nos deixou entusiasmados. Nossos professores e até os alunos hoje tem uma visão diferenciada da educação. Eles sabem que educação é o futuro deles e que a educação vai dar a eles, além do status, também posição social lá na frente”, concluiu.

O ciclo de reuniões começou no dia 27 de maio, com os municípios da região Sul. No dia seguinte, participaram gestores das regiões do Consórcio Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé. Em 3 de junho, a agenda incluiu Cuiabá e Várzea Grande.

No dia 20, o encontro foi com os prefeitos dos vales do Rio Cuiabá e do Araguaia. A próxima reunião será com os gestores do Médio Araguaia, do Portal do Araguaia, do Alto Rio Paraguai e do Norte Araguaia, nesta quinta-feira (25).

Fonte: Governo MT – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana