Sinop

Com ação itinerante, Sinop ultrapassa 2,3 mil doses aplicadas da vacina contra influenza

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde — setor de imunização —, já aplicou mais de 2,3 mil doses contra o vírus da influenza, causador da gripe. O número foi alcançado com a ação itinerante de vacinação realizada pelo poder público no último sábado (4), no estacionamento do Supermercado Machado Supercenter. O estabelecimento fica localizado no bairro São Cristóvão.

Somente na ação descentralizada, o município vacinou mais de 200 pessoas que integram o grupo prioritário definido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Além do imunizante contra a gripe, a Prefeitura também aplicou mais de 120 doses das demais vacinas incluídas no PNI. O coordenador do setor de imunização, João Breganó, explica que as ações itinerantes são fundamentais para ampliar a cobertura vacinal da cidade.

“A vacinação itinerante, descentralizada, é uma ferramenta importante para a ampliação da cobertura vacinal da cidade, porque funciona como uma busca ativa. Com essa ação, levamos o serviço para próximo da população e em horário que permite o comparecimento. Muitas vezes, a pessoa não consegue ir à UBS para atualizar a caderneta, porque funciona em horário comercial, e, no sábado, ela tem tempo e comparece”, disse.

A busca por imunizar a população continua. No sábado, dia 11 de abril, uma equipe de vacinadores estará no estacionamento do Super Atacado Machado Vitória Régia. O estabelecimento fica localizado na Avenida André Maggi, bairro Jardim dos Ipês. O atendimento será das 8h às 15h30. “Será uma nova oportunidade para a população buscar a atualização da caderneta de vacinas. Todos os imunizantes do PNI estarão disponíveis, inclusive o da influenza”, reforçou Breganó.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop mantém programa Cidade Limpa com foco em estradas vicinais, área urbana e telecomunicações

De segunda à sexta-feira, das 7h às 11h (manhã) e das 13h às 17h (tarde), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que possuem salas de vacina, farão as aplicações. Nos Centros Integrado de Atendimento (CIA’s) as aplicações acontecem das 6h às 17h30.

Quem pode receber o imunizante contra a gripe?

Neste primeiro momento, apenas os grupos prioritários definidos pelo Governo Federal receberão os imunizantes. Segundo a cartilha do Ministério da Saúde, os grupos são definidos da seguinte maneira e ordem de prioridade, considerando a predisposição a complicações graves da doença:

Grupo 1 – Crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes em qualquer idade gestacional; e idosos com 60 anos ou mais, comprovado mediante documento pessoal;

Grupo 2 – Puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto); povos indígenas; quilombolas; pessoas em situação de rua; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.

Leia mais:  Prefeito articula com Governo do Estado pavimentação de estradas vicinais de Sinop

Meta

O Ministério da Saúde busca imunizar, ao menos, 90% da população inserida em cada um dos grupos prioritários definidos.

Vacina

A vacina influenza trivalente é uma suspensão injetável composta por diferentes cepas do vírus Myxovirus influenzae inativadas, fragmentadas e purificadas.

Influenza

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, com elevada transmissibilidade, distribuição global e tendência a se disseminar facilmente na população. No Brasil, a vigilância epidemiológica dos vírus respiratórios de importância em saúde pública monitora os casos e óbitos por influenza por meio da estratégia da vigilância sentinela da síndrome gripal (SG) e da vigilância universal da síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

Os casos clínicos de influenza podem variar de SG a SRAG e, em algumas situações, evoluir para óbito. Trata-se de uma infecção respiratória aguda causada pelos tipos de influenza A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis por surtos e epidemias sazonais e, no caso da influenza A, também por pandemias em seres humanos. Em 2009, o vírus influenza A foi associado à pandemia de Influenza A (H1N1).

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sinop

Obra de duplicação da Rua Alberto Baranjak avança para fase final de preparação para asfaltamento em Sinop

Publicado

A Prefeitura de Sinop segue avançando com mais uma importante frente do maior pacote de pavimentação em execução no município. As obras de extensão e duplicação da Rua Alberto Baranjak, uma das 13 frentes contempladas pelo pacote de investimentos em infraestrutura urbana, entraram na fase final de preparação para receber a camada asfáltica.

Com extensão de 3,7 mil metros quadrados, a obra vai ampliar a ligação viária entre a Avenida dos Jacarandás e a Rua Colonizador Ênio Pipino, fortalecendo a mobilidade urbana e melhorando o fluxo de veículos em uma região estratégica da cidade.

Nesta etapa, os serviços de imprimação, processo de impermeabilização do solo que antecede a pavimentação asfáltica, já foram concluídos. Com isso, a obra avança para a próxima fase, que será a aplicação da camada asfáltica.

A duplicação da Rua Alberto Baranjak integra o pacote de obras lançado pela Prefeitura de Sinop, com investimento superior a R$ 38,2 milhões para a execução de mais de 120 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica em 13 pontos do município, totalizando mais de 15,2 quilômetros de vias urbanas.

Leia mais:  Proposta de Sinop é aprovada para Conferência Nacional e conquista 3 vagas de delegados

O prefeito Roberto Dorner destaca que o avanço das obras representa mais um passo importante dentro do compromisso da gestão com o desenvolvimento urbano e a melhoria da infraestrutura da cidade. “Estamos acompanhando de perto o andamento dessas obras, que representam um grande investimento em mobilidade, infraestrutura e qualidade de vida para a população. A Rua Alberto Baranjak é um trecho estratégico, e essa melhoria vai trazer mais fluidez ao trânsito, mais segurança e melhores condições de deslocamento para todos”, destacou.

As obras seguem sob fiscalização e acompanhamento da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, garantindo que todas as etapas sejam executadas dentro dos padrões técnicos exigidos.

Além da Rua Alberto Baranjak, o pacote de investimentos contempla intervenções em outras regiões estratégicas de Sinop, incluindo Bom Jardim (parcial), Estrada Dalva (parcial), Avenida Joaquim Socreppa e Avenida Claudete (parcial), Comunidade Águas Claras, Maria Carolina I, Comunidade Adalgisa, Estrada Cláudia (parcial), Cidade Jardim III (parcial), Maria Carolina II, Rua dos Caxins, Estrada Áurea e Chácaras Planalto.

O pacote representa um dos maiores investimentos em infraestrutura viária já realizados no município e reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento urbano, a melhoria da mobilidade e a ampliação da qualidade de vida da população.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop mantém programa Cidade Limpa com foco em estradas vicinais, área urbana e telecomunicações

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana