Sinop

Previ Sinop realiza Dia D de Vacinação contra a Influenza

Publicado

Na manhã de terça-feira (07), o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Sinop (Previ Sinop) realizou o Dia D de Vacinação contra a Influenza, voltado aos aposentados e pensionistas do município. A ação teve como objetivo reforçar a imunização do público considerado mais vulnerável às complicações da doença.

Ao todo, 109 participantes foram imunizados durante a mobilização. A aposentada e técnica de enfermagem Leonílda Angnes destacou a importância da iniciativa. “Acho muito importante o trabalho feito com os idosos para melhorar a imunidade das pessoas, principalmente após a aposentadoria. O Previ está de parabéns”, afirmou.

A superintendente do Previ, Daniela Sevignani, ressaltou o compromisso da instituição com a saúde e o bem-estar dos segurados. Segundo ela, a realização da ação foi possível após solicitação junto à Secretaria Municipal de Saúde. “Agradeço prontamente ao secretário de Saúde por atender ao Instituto e também aos nossos gestores. O Instituto busca constantemente melhorias para que os aposentados estejam bem cuidados e protegidos”, pontuou.

O médico Alessandro de Oliveira Arantes reforçou que a vacinação é fundamental para prevenir doenças e evitar sua disseminação na sociedade. Já o coordenador de imunização, João Breganó, destacou que o público elegível deve aderir à campanha. “Por se tratar de uma população mais vulnerável, é de suma importância manter a vacinação em dia”, concluiu.

Leia mais:  Sinop registra crescimento de 17% nas exportações e alcança US$ 1,7 bilhão em 2025

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Flavio Basilio / Previ Sinop

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
publicidade

Sinop

Prefeitura de Sinop debate futuro econômico com foco na implantação de Zona de Processamento de Exportação

Publicado

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, deu mais um passo estratégico rumo ao fortalecimento da economia local ao promover, na noite de sexta-feira (17), um encontro voltado à discussão sobre a implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município. A iniciativa reuniu empresários, representantes de entidades e especialistas, marcando o início de um novo ciclo de debates sobre o futuro econômico da cidade.

A palestra foi conduzida pelo especialista Helson Braga, referência nacional no tema, que destacou o potencial de Sinop para se tornar um polo de desenvolvimento baseado no modelo de ZPE — mecanismo amplamente utilizado em diversos países como instrumento de incentivo à industrialização, exportação e geração de empregos.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, a ação demonstra o papel ativo do poder público em identificar demandas do setor produtivo e buscar soluções estruturantes. “A Secretaria atua diretamente no fomento ao desenvolvimento, ouvindo o empresariado e entendendo suas necessidades. A pauta da ZPE surgiu desse diálogo, e fomos em busca de conhecimento técnico para avaliar sua viabilidade e impacto”, explicou.

De acordo com Serafini, os estudos apontam que a implantação de uma ZPE em Sinop pode gerar impactos econômicos significativos não apenas para o município, mas para toda a região Norte de Mato Grosso e até mesmo para o Centro-Oeste. “Estamos falando de investimentos expressivos, com forte participação da iniciativa privada, e de uma oportunidade que pode transformar a matriz econômica local”, acrescentou.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop promove ação especial do Outubro Rosa neste sábado (18)

O secretário também destacou que o projeto depende de articulação entre diferentes esferas. “Existe interesse do município, alinhamento com o Governo do Estado e abertura no Governo Federal. Sinop reúne características estratégicas que a colocam em posição favorável para receber esse tipo de investimento”, afirmou.

Durante o encontro, foram apresentados caminhos práticos para viabilizar a proposta, como a organização do empresariado em associações ou cooperativas para contratação de estudos técnicos e condução do processo legal junto aos órgãos federais. A previsão, segundo especialistas, é de que a tramitação possa ocorrer em um período de um a dois anos, sendo necessária uma área mínima de 200 hectares, condição que, conforme discutido, já conta com interesse de investidores locais.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (Aces), Fábio Migliorini, reforçou a importância da mobilização da iniciativa privada. “É um processo que exige organização e protagonismo dos empresários, mas que pode resultar na criação de uma grande central de negócios internacionais, ampliando as possibilidades de exportação e importação na região”, pontuou.

Para o palestrante Helson Braga, Sinop vive um momento oportuno para avançar nesse debate. “A ZPE é um instrumento de desenvolvimento consolidado no mundo todo. O Brasil avançou na legislação e hoje oferece condições mais favoráveis para sua implantação. Mato Grosso tem uma força extraordinária no agronegócio, mas é fundamental diversificar a base econômica, gerar valor agregado e ampliar a geração de empregos”, destacou.

Leia mais:  Prefeitura de Sinop volta com horário padrão de atendimento no Cras Menino Jesus e Centro de Convivência Dona Zezé

Ele ainda enfatizou que o modelo contribui tanto para o desenvolvimento regional quanto para a atração de investimentos. “A ZPE cria um ambiente competitivo, com incentivos que permitem aos empresários viabilizar projetos e ampliar sua atuação no mercado internacional”, completou.

A visão também é compartilhada por empresários locais. O diretor da Santa Cruz Imóveis, Carlos Celso Martins, ressaltou a importância da iniciativa ao lembrar sua experiência anterior com projetos semelhantes. “Sinop tem todas as condições para avançar. Já contamos com estruturas importantes, como órgãos federais instalados no município, o que facilita o processo de implantação e regulação de uma ZPE”, afirmou.
Eventos como esse, consolidam Sinop como protagonista no cenário estadual como polo de crescimento da região Norte de Mato Grosso.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Da Redação, colaborou Ana Clara Del Bel

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mais Lidas da Semana